Acre
Vereadores de Brasileia fazem reivindicações durante 30ª Sessão Ordinária
Christiane Araújo – CMB
A Câmara Municipal de Brasileia realizou, na manhã desta terça-feira (27) a Trigésima Sessão Ordinária de 2015. Estiveram presentes os vereadores Rosildo Freitas (PT), Carlinho do Pelado(PSB), Fernanda Hassem (PT), Tereza Xavier (PT), Rogério Pontes (PMDB), Marquinho Tibúrcio (PSDB), Joelson Pontes (PP), Erizete Lima (PT), Bil Rocha (PMDB) e o Presidente Mário Jorge (PMDB).
Em uso a Tribuna, o vereador Carlinho do Pelado (PSB) apresentou indicação para que a prefeitura de Brasileia tome providência em relação aos prédios públicos que estão abandonados no município. Que seja realizado trabalho de limpeza na quadra e na praça Francisco Borges, bairro Sumaúma I.
A vereadora Fernanda Hassem César (PT), em uso a Tribuna, apresentou indicação para que o Poder Executivo providencie iluminação pública nos Becos do centro de Brasileia e nas proximidades do tacacá da Jeane. Que a prefeitura de Brasileia realize trabalho de limpeza nas calçadas públicas do município. “Acredito que vamos ter que fazer um adjunto para limpar a cidade, pois da forma que está não pode ficar”, afirmou. Fernanda Hassem apresentou indicação para que a Prefeitura de Brasileia construa uma capela, e apresentou como sugestão que a mesma seja feita no local onde funcionava a antiga EMATER. “Outros municípios já construíram a capela, e aqui em Brasileia nós temos local adequado para construir a capela”, disse a vereadora, que apresentou, ainda, indicação para que o Executivo providencie a retirada de entulhos do bairro Alberto Castro. “A quantidade de lixo ali é muito grande, a prefeitura tem que providenciar a retirada urgente”, enfatizou. A vereadora apresentou indicação para que a Secretaria Municipal de Educação informe a respeito da prestação de contas do PDDE da Escola Municipal Flor de Natal. “Eu gostaria que fosse encaminhado a esta Casa essas informações para que possamos estar acompanhando”. E finalizou se associando ao Vereador Carlinhos do Pelado a respeito do Ministério Público. De acordo com a vereadora, o Ministério Público precisa agir de forma urgente para coibir os desmandos que vem ocorrendo no município de Brasileia. “ É um monte de irregularidade e eu não vejo resposta do MP á população.
O vereador Joelson Pontes (PP) apresentou indicação para que a prefeitura de Brasileia nomeie o coordenador de defesa civil e que comece a realizar um trabalho preventivo. E apresentou indicação para que a prefeitura de Brasileia realize trabalho de melhoria na Rua Manoel Ribeiro, ao lado do Parque Centenário. “Muitas pessoas tem reclamado sobre aquela rua, por isso é necessário que o município resolva essa situação”. Que o Setor de cadastro tome providências com relação a ocupação dos terrenos no ramal do Nazaré. “Eu tenho recebido inúmeras pessoas do ramal do Nazaré a respeito daquele loteamento, pois falta informação. Foi nomeada uma comissão para cuidar dali e até o momento existem situações que não foram resolvidas”, disse.
O vereador Rogério Pontes (PMDB) disse que no período em que ficou na coordenação do mercado municipal Ocimar do Rêgo Albuquerque, que fez o possível para resolver o problema da encanação daquele local, em parceria com o DEPASA. “Após isso houve uma reunião com todos os proprietários dos pontos naquele momento. Falta de pedido para melhorar a segurança do mercado não é, pois nós, vereadores temos feito o possível para resolver os problemas”. O vereador também se associou ao pedido do vereador Carlinho do Pelado a respeito da recuperação de algumas pontes localizadas nos ramais de Brasileia. Em relação a Avenida Manoel Marinho Monte, Rogério Pontes afirmou que a única alternativa para levar o Poder público a resolver o problema, seria a interdição da referida Avenida.
O vereador Rosildo Freitas (PT) apresentou indicação para que a secretaria de saúde providencie um agente de saúde para atender as comunidades no seringal Apudí e Sai Cinza. Que o Executivo providencie reparo nas pontes da zona rural. Que a Câmara Municipal agende uma reunião no Ministério do Trabalho na próxima quinta-feira, para tratar sobre os funcionários terceirizados do município.
A vereadora Tereza Xavier (PT), em uso a Tribuna parabenizou o Deputado Sibá Machado pelo empenho ao município de Brasileia, sobretudo em relação ao prédio da UFAC e aos cursos que serão oferecidos a população. A vereadora criticou o número alto de casas alugadas pela prefeitura de Brasileia para funcionamento dos órgãos municipais. “É grande o número de prédios do município que se encontram abandonados desde a alagação, enquanto a Prefeitura fica alugando outros locais, sem necessidade, deixando vários pais de família sem receber seu salário”, finalizou.
O presidente da Câmara Municipal de Brasileia, Mário Jorge solicitou que a SEAP tome providência em relação ao milho que é estocado no Silo Graneleiro. “Gostaria de saber o que está acontecendo com a produção de milho que é acondicionado no Silo, pois temos produtores que depositaram seu milho ali e quando vão procurar o milho não se encontra mais lá”, disse. De acordo com o Presidente, é necessário que os coordenadores do Silo Graneleiro se pronunciem a respeito do assunto.
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco reforça ações de emergência
A Prefeitura de Rio Branco mobilizou, nas primeiras horas deste sábado (27), uma força-tarefa para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas na capital.
O volume acumulado de água fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, atingindo diversas áreas urbanas.
Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência em seu gabinete, reunindo todos os secretários municipais para alinhar ações imediatas de resposta e assistência.
Logo após o encontro, o prefeito visitou a Escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, onde 10 famílias — totalizando 36 pessoas — já estão abrigadas pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria de Assistência Social.
Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências.
“Não é com prazer, é com tristeza. Mas fazer o quê? Infelizmente, as chuvas chegaram e as inundações começaram a aparecer. Desde ontem, nossas equipes da Defesa Civil, apoiadas por todas as secretarias, estão em campo até duas horas da manhã para retirar famílias. Aqui nesta escola estão 10 famílias, 36 pessoas, e estamos tomando todas as providências possíveis. A prefeitura está fazendo a sua parte, como sempre fizemos, junto ao governo do Estado e à Defesa Civil. Tanto é que em 2021 ganhamos o prêmio de melhor acolhimento da Defesa Civil Nacional. Fazemos tudo com dor no coração, porque sabemos o quanto é difícil para as famílias, mas seguimos firmes para garantir apoio a quem mais precisa.” ressaltou o prefeito de Río Branco
Após visitar as famílias abrigadas, o gestor seguiu para o Parque de Exposições, onde equipes já iniciam a preparação para novas ações de acolhimento e prevenção, caso o nível das águas continue subindo.
A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas.
Comentários
Acre
Cinco mulheres são presas ao tentar entrar com drogas escondidas em laranjas no presídio de Rio Branco
Cinco mulheres foram presas na manhã deste sábado (27) ao tentarem introduzir drogas escondidas dentro de laranjas no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A prisão ocorreu durante o procedimento de fiscalização de rotina realizado por policiais penais da unidade.
Segundo informações da administração penitenciária, o material levado pelas visitantes passou pelo aparelho de raio X, que identificou irregularidades no interior das frutas. Durante a inspeção manual, os agentes localizaram 779 gramas de maconha, 105 gramas de cocaína e cerca de um quilo de tabaco.
Diante do flagrante, todo o material ilícito foi apreendido e as cinco mulheres receberam voz de prisão ainda dentro do complexo prisional. Elas foram conduzidas à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde permaneceram à disposição da Justiça e devem responder por crimes relacionados à tentativa de introdução de drogas no sistema penitenciário.
Comentários
Acre
Rio Acre ultrapassa cota de transbordamento e atinge 14,55 metros em Rio Branco
Elevação de 82 centímetros em um único dia aumenta risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital

Foto: Jardy Lopes
O nível do Rio Acre seguiu em elevação ao longo deste sábado (27), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 21h, o manancial atingiu 14,55 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, a primeira aferição do dia, às 5h26, apontava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros. Às 9h, o rio chegou a 14,00 metros, alcançando oficialmente a cota de transbordo. O nível continuou subindo ao longo do dia: 14,14 metros ao meio-dia, 14,30 metros às 15h, 14,43 metros às 18h e, por fim, 14,55 metros às 21h.
Com isso, o Rio Acre acumulou uma elevação de 82 centímetros em apenas 24 horas, ampliando o risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital acreana.
Apesar de não haver registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes chuvas registradas nas cabeceiras e em municípios do interior do estado.






















Você precisa fazer login para comentar.