fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Vereadores de Brasileia durante sessão debatem sobre ramais, BR 317, Gefron e fazem denúncia contra o DEPASA no município

Publicado

em

Por Fernando Oliveira/ASCOM

Presidida pelo Vereador Presidente, Rogério Pontes, a 34° Trigésima Quarta Sessão Ordinária do 3° ano Legislativo. Aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, José Cordeiro Barbosa, nesta, terça-feira,05.

Participaram o Vereador, Antônio Francisco(PT), Vereador, Charbel Saady(PP), Vereador Mário Jorge(MDB), Vereador Joelso Pontes(PP), Vereador Rosildo Rodrigues(PT), Vereador Zé Gabriele(PSB), Vereador e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz(PT) Vereador e o 2° Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato(PSB) e o Vereador Vice Presidente, Marquinho Tibúrcio(PSDB).

Para Presidente da Câmara Municipal, Rogério Pontes, os trabalhos ocorridos durante a sessão foram tranquilos entre eles o início do debate sobre o orçamento de 2020 para o município que será votado na última sessão do ano no dia 10 de dezembro. E o Vereador Presidente saiu também em defesa do Poder Legislativo do Município e convidou a comunidade para acompanhar as ações dos Vereadores na casa do povo.

“Hoje a sessão foi muito tranquila, e eu quero parabenizar todos os vereadores, iniciamos discussão sobre o orçamento 2020 que já está em nossas mãos, os vereadores estão fazendo os estudos para que a gente vote na última sessão dia 10 de Dezembro, que é importante a população ficar sabendo. Os que comentam que o poder legislativo está parado, tem que ter mais conhecimento, tem que participar das sessões para poder falar, os 11 vereadores estão fazendo o melhor por Brasiléia, só não ver quem não quer o avanço que Brasiléia está tendo. Eu quero parabenizar todos vereadores, e dizer que pessoas que falam que os vereadores estão parados, essa pessoa precisa ter conhecimento. 2020 é ano de eleição e quem achar que é melhor que os vereadores que estão na atual legislatura, se candidate e vença as eleições. Os vereadores estão fazendo o que podem, de acordo com a estrutura que tem. Convido a população em geral para participar das sessões nas terça-feira, a partir das 8h da manhã para adquirir mais informações do que acontece na Câmara de Vereadores “, disse o Vereador Presidente.

No Grande expediente, os parlamentares usaram a tribuna da casa do povo para debater os assuntos mais relevantes de interesse da comunidade.

Veja o que disseram

Vereador Mario Jorge (MDB)

Vereador Mario Jorge (MDB), falou da sua preocupação com a estrutura da BR317 sentido Rio Branco Assis Brasil e denunciou que além da crise de água e falta de produtos para tratar da água em Brasileia a gerência do Depasa saiu do aluguel mais barato de 1.800 reais e passou a pagar um outro local mais caro onde está funcionando agora administração do órgão no município no valor de 5.000 mil reais.

“Peço ao Dnit faça tapa um tapa buracos na Manoel Marinho Monte. Estou preocupado com a situação da BR 317, sentido Rio Branco e Assis Brasil, se não haver uma ação urgente, poderá ficar igual a de Cruzeiro do Sul. O recurso para construção da quadra da escola Socorro Frota foi desenvolvido pela Prefeitura. Sugiro uma parceria entre a prefeitura de Brasiléia com o país vizinho para tirar as dragas que estão do lado Boliviano, eles têm interesse.

Peço que seja feita a troca de lâmpadas das ruas Pedro Alexandrino, e também em ruas do Leonardo Barbosa e melhoria na iluminação da Rua Francisco Araújo da Silva, pois não tem poste no local.

Depasa

Se não fosse o bastante a crise de água que está em nossa cidade a falta de produtos para tratar da água. A gerência do Depasa em nosso município, resolveu sair do aluguel mais barato de 1.800 reais e ir para outro local mais caro pagando mais de 5.000 mil reais por mês . Peço que seja encaminhado documentos ao MP e Assembleia Legislativa para que tomem providências sobre este caso”, solicitou o Vereador.

Vereador Vice Presidente, Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

Vereador Vice Presidente, Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

“Quero pedir um melhoramento para o ramal principal do ramal 59. Que o Setor de Cadastro possa entregar o boleto de pagamento dos feirantes pelo menos 10 dias antes do vencimento. Solicito ao Depasa rede de água para Rua José Rabelo, e a Energisa rede de energia para a mesma rua”, reivindicou o Parlamentar.

Vereador Antônio Francisco (PT)

Vereador Antônio Francisco (PT)

“Quero comentar o esforço e dedicação da prefeita Fernanda Hassem e sua equipe na busca investimentos para o município, tenho presenciado seu esforço na busca de melhoria para Brasiléia.

Eu tenho dois eixo de preocupação com a zona rural, que é sobre a questão da produção e acesso.

Dizer do nosso contentamento com retomada do Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, pelo governo do estado, mesmo faltando pouco para terminar o ano mais já vai ajudar muito.

Quero falar ainda sobre a questão dos ramais, que seja feito um levantamento dos pontos que estão em situação mais

Críticos e mais distantes, sabemos que não temos condições de atender 50% dos ramais, mais é possível fazer um melhoramento nos pontos que podem ficar isolados com o aumento das chuvas.

Venho pedir que a prefeitura por meio da Secretaria de Obras venha fazer a limpeza das laterais do Ramal do Polo e do 13, o capim está avançando, e é grande o movimento nesses ramais

Sobre Lei de gestão democrática da educação, estamos no aguardo da referida lei, terá toda a nossa atenção.

O abastecimento de água continua sendo racionada, infelizmente não tem voltado normal”, lamentou o Vereador.

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB)

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB)

“Peço que seja feito pelos menos um piçarramento nos pontos críticos do ramal 59, e faça limpeza das ruas da Agrovila km 26. Que a Secretaria de Obras veja a possibilidade de interligar o Bairro Alberto Castro ao Eldorado.

Precisamos que a Secretaria de Agricultura do estado nos informe quando esse maquinários vão estar à disposição dos produtores. Os tratores estão parados e os produtores estão nos cobrando, e ainda querem que os produtores paguem por dia, parece que o coordenador local já está sendo exonerado do cargo”

Tem um programa de rádio dizendo que a prefeita está trabalhando sozinha, e isso não é verdade, estamos aprovando projeto e fazendo a nossa parte como vereador”, frisou o Parlamentar.

Vereador Joelso Pontes

Vereador Joelso Pontes

“Uma sessão produtiva, apresentei indicação para a Rua Manoel Ribeiro e para Travessa Vila Rica que fica paralelo, também fizemos um pedido para a prefeitura para fazer a manutenção e limpeza do Parque Centenário, onde muitas pessoas ainda utiliza o espaço para fazer caminhada. Solicitei da prefeitura informação de quantas comunidades estão sendo beneficiadas com tratores e implementos agrícolas. Encaminhamos um documento para a Casa Civil do Governo do Estado pedindo o pagamento dos funcionários da empresa Limpacre que presta serviços no hospital de Brasiléia que estão a 3 meses sem receber. Sugeri ao Superintendente do INCRA no Acre que ceda um espaço lá no Centro de Florestania no km 26 para a associação de moradores, solicitei a emissão de uma nota de pesar em nome do Sr Miguel Cosmo 93 anos, falecido na última semana e que muito contribuiu com a nossa região”, lembrou o Vereador.

Vereador Rosildo Rodrigues (PT)

Vereador Rosildo Rodrigues (PT)

“Estamos encerrando o ano 2019, foi um ano muito difícil. Eu que fazer um pedido ao Senador Sérgio Petecão, temos produtores que perderam toda a produção nas alagações, e a inadimplência com o Banco da Amazônia é grande. Precisamos de um senador e deputado federal para apresentar um projeto de lei de   renegociação de dívidas dos produtores para que possam continuar produzindo.

A Dom Porquito está comprando suínos de Rondônia, peço ao governo do estado que continue   o incentivo na cadeia de suínos aos produtor. Sugiro fazer uma comitiva para conversar com o governo do estado sobre esse assunto”, enfatizou o Vereador.

Vereador Rozevete Honorato (PSB)

Vereador Rozevete Honorato (PSB)

“Quero informar que através da audiência pública sobre segurança na fronteira realizada em Brasiléia, a operação Gefron que foi pautada através da audiência já está no município para ajudar combater a criminalidade.

Fui procurado por pacientes do INSS que necessitam de periferia, e Brasileia está sem médico. Eu peço que seja contratado um outro, pois as pessoas estão sendo prejudicados com seus benefícios pela ausência de médico em Brasiléia.

Peço que a Secretaria de Obras faça um melhoramento no ramal do km 26, onde lá se abriu uma cratera no meio da ladeira.

Solicito que o Setor de Cadastro através da Obras faça limpeza nos terrenos vazios no centro da cidade e também uma limpeza no córrego que cruza a avenida João Jovino próximo escola Menino Jesus e melhoramento na entrada da Chácara São José”, ressaltou o Parlamentar.

Comentários

Continue lendo

Extra

Em conjunto com as forças de segurança, prefeito Carlinhos do Pelado anuncia ampliação de horário de funcionamento para bares, lanchonetes e restaurantes

Publicado

em

O prefeito Carlinhos do Pelado recebeu na tarde desta quinta-feira 06, as forças de segurança na fronteira representadas pelo poder judiciário, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para tratarem de assuntos relevantes para o município.

Na pauta principal , o assunto foi a atenção aos empresários que atendem com serviços de lanchonetes, bares e restaurantes que estavam com alvará de funcionamento até meia noite.

Muitos empresários já haviam procurado o prefeito Carlinhos do Pelado para que revesse essa situação uma vez que estava havendo prejuízo a esses estabelecimentos e a própria população que após meia noite não encontrava mais lugares para fazer refeições ou se divertir.

Em decisão coletiva com as forças de segurança, o prefeito Carlinhos do Pelado estabeleceu que a partir dessa data, os proprietários de bares, lanchonetes e restaurantes terão horário ampliado conforme a particularidade dos bairros de Brasiléia.

Ao final o gestor brasileense mandou mensagem a todos os interessados no assunto. “Tivemos a oportunidade de sentarmos com o judiciário, polícia civil, militar e bombeiros, para tratarmos de um assunto que está assolando a todos nós que é o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes. Chegamos a um denominador comum em conjunto, a partir de hoje todos esses proprietários desses estabelecimentos devem procurar o setor de cadastro e ampliar o seu horário de funcionamento, tivemos aqui hoje essa oportunidade juntamente com todos que participaram conosco e chegamos a esse denominador comum que é prolongar esses horários para que todos consigam fazer o seu trabalho aqui no nosso município de Brasiléia”, anunciou o prefeito.

Participaram da reunião o prefeito Carlinhos do Pelado, a representante do gabinete-Lajúcia Cantuário, delegado-Erick Marciel, Tenente Ferreira-da polícia militar, Luciano Augusto-Setor de Cadastro, Juízes da comarca de Brasiléia -Dr. Guilherme Mioto e Dr. José Leite Neto, Tenente Gledson-Corpo de Bombeiros e Chiquinho Chaves-Secretário de comunicação.

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Civil investiga execução de filho de fundador de facção em Rio Branco

Publicado

em

Hilquias Santos, de 19 anos, foi morto a tiros após ser cercado por criminosos. Ele era investigado por dois ataques a tiros ocorridos na terça-feira (4).

A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil abriu, na manhã desta quinta-feira (6), um inquérito para apurar as circunstâncias da execução de Hilquias Santos de Souza, de 19 anos. O jovem, filho de Geremias Lima de Souza, um dos fundadores da facção Bonde dos 13, foi assassinado a tiros na noite de quarta-feira (5), na Rua Rui Barbosa, no bairro Papouco, em Rio Branco.

Segundo informações da polícia, Hilquias foi cercado por criminosos e atingido por vários disparos. Mesmo baleado, ele tentou fugir, mas acabou caindo no interior de uma residência, onde não resistiu aos ferimentos.

O jovem já era investigado pela Delegacia de Homicídios por suposta participação em dois ataques a tiros ocorridos na tarde da última terça-feira (4). De acordo com as investigações, Hilquias teria sido o autor de uma tentativa de homicídio no bairro Cidade Nova e de uma dupla tentativa de homicídio contra um pai e seu filho na Cidade do Povo.

A polícia suspeita que os ataques tenham sido motivados por represália. Hilquias era filho de Geremias Lima de Souza, morto em dezembro do ano passado em frente à sede da 2ª Regional da Polícia Civil. Na terça-feira, os avós de Hilquias também foram alvos de criminosos, que atiraram contra a casa do casal no Conjunto Habitacional Cidade do Povo. Os idosos foram obrigados a deixar a região por determinação dos criminosos.

O caso segue sob investigação, e a polícia trabalha para identificar os responsáveis pelo homicídio de Hilquias e pelos ataques recentes.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeituras do Alto Acre buscam parcerias com o governo do estado para realização do 1º Festival Internacional da Castanha.

Publicado

em

Na Casa Civil, prefeitos e representantes das prefeituras do Alto Acre e Capixaba buscam apoio do Governo do Estado para a realização do I Festival da Castanha, que será realizado no Município de Epitaciolândia.

A Secretaria de Planejamento de Epitaciolândia, Marinete Mesquita, juntamente com representantes da Coopaeb.ac e demais prefeituras que compõem a regional do Alto Acre, busca parcerias com as entidades governamentais do estado a fim de fortalecer o evento.

A iniciativa é promovida pela COPERACRE e Copaeb, em colaboração com diversas entidades parceiras, incluindo prefeituras e câmaras de vereadores do Alto Acre. O festival tem como objetivo valorizar a produção extrativista local, promover a preservação ambiental e fortalecer a economia regional.

A iniciativa da programação tem como objetivo a valorização dos Castanhais, por meio de um Festival com vínculo na preservação ambiental, promovendo oficinas temáticas, rodas de conversas, cânticos, premiações para a escolha da maior castanha, além de uma deliciosa gastronomia. O evento conta com o apoio da prefeitura de Epitaciolândia. O evento está previsto para acontecer no mês de fevereiro, nos dias 21, 22 e 23.

 

Comentários

Continue lendo