Conecte-se conosco

Extra

Vereadores de Brasileia durante sessão debatem sobre ramais, BR 317, Gefron e fazem denúncia contra o DEPASA no município

Publicado

em

Por Fernando Oliveira/ASCOM

Presidida pelo Vereador Presidente, Rogério Pontes, a 34° Trigésima Quarta Sessão Ordinária do 3° ano Legislativo. Aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, José Cordeiro Barbosa, nesta, terça-feira,05.

Participaram o Vereador, Antônio Francisco(PT), Vereador, Charbel Saady(PP), Vereador Mário Jorge(MDB), Vereador Joelso Pontes(PP), Vereador Rosildo Rodrigues(PT), Vereador Zé Gabriele(PSB), Vereador e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz(PT) Vereador e o 2° Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato(PSB) e o Vereador Vice Presidente, Marquinho Tibúrcio(PSDB).

Para Presidente da Câmara Municipal, Rogério Pontes, os trabalhos ocorridos durante a sessão foram tranquilos entre eles o início do debate sobre o orçamento de 2020 para o município que será votado na última sessão do ano no dia 10 de dezembro. E o Vereador Presidente saiu também em defesa do Poder Legislativo do Município e convidou a comunidade para acompanhar as ações dos Vereadores na casa do povo.

“Hoje a sessão foi muito tranquila, e eu quero parabenizar todos os vereadores, iniciamos discussão sobre o orçamento 2020 que já está em nossas mãos, os vereadores estão fazendo os estudos para que a gente vote na última sessão dia 10 de Dezembro, que é importante a população ficar sabendo. Os que comentam que o poder legislativo está parado, tem que ter mais conhecimento, tem que participar das sessões para poder falar, os 11 vereadores estão fazendo o melhor por Brasiléia, só não ver quem não quer o avanço que Brasiléia está tendo. Eu quero parabenizar todos vereadores, e dizer que pessoas que falam que os vereadores estão parados, essa pessoa precisa ter conhecimento. 2020 é ano de eleição e quem achar que é melhor que os vereadores que estão na atual legislatura, se candidate e vença as eleições. Os vereadores estão fazendo o que podem, de acordo com a estrutura que tem. Convido a população em geral para participar das sessões nas terça-feira, a partir das 8h da manhã para adquirir mais informações do que acontece na Câmara de Vereadores “, disse o Vereador Presidente.

No Grande expediente, os parlamentares usaram a tribuna da casa do povo para debater os assuntos mais relevantes de interesse da comunidade.

Veja o que disseram

Vereador Mario Jorge (MDB)

Vereador Mario Jorge (MDB), falou da sua preocupação com a estrutura da BR317 sentido Rio Branco Assis Brasil e denunciou que além da crise de água e falta de produtos para tratar da água em Brasileia a gerência do Depasa saiu do aluguel mais barato de 1.800 reais e passou a pagar um outro local mais caro onde está funcionando agora administração do órgão no município no valor de 5.000 mil reais.

“Peço ao Dnit faça tapa um tapa buracos na Manoel Marinho Monte. Estou preocupado com a situação da BR 317, sentido Rio Branco e Assis Brasil, se não haver uma ação urgente, poderá ficar igual a de Cruzeiro do Sul. O recurso para construção da quadra da escola Socorro Frota foi desenvolvido pela Prefeitura. Sugiro uma parceria entre a prefeitura de Brasiléia com o país vizinho para tirar as dragas que estão do lado Boliviano, eles têm interesse.

Peço que seja feita a troca de lâmpadas das ruas Pedro Alexandrino, e também em ruas do Leonardo Barbosa e melhoria na iluminação da Rua Francisco Araújo da Silva, pois não tem poste no local.

Depasa

Se não fosse o bastante a crise de água que está em nossa cidade a falta de produtos para tratar da água. A gerência do Depasa em nosso município, resolveu sair do aluguel mais barato de 1.800 reais e ir para outro local mais caro pagando mais de 5.000 mil reais por mês . Peço que seja encaminhado documentos ao MP e Assembleia Legislativa para que tomem providências sobre este caso”, solicitou o Vereador.

Vereador Vice Presidente, Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

Vereador Vice Presidente, Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

“Quero pedir um melhoramento para o ramal principal do ramal 59. Que o Setor de Cadastro possa entregar o boleto de pagamento dos feirantes pelo menos 10 dias antes do vencimento. Solicito ao Depasa rede de água para Rua José Rabelo, e a Energisa rede de energia para a mesma rua”, reivindicou o Parlamentar.

Vereador Antônio Francisco (PT)

Vereador Antônio Francisco (PT)

“Quero comentar o esforço e dedicação da prefeita Fernanda Hassem e sua equipe na busca investimentos para o município, tenho presenciado seu esforço na busca de melhoria para Brasiléia.

Eu tenho dois eixo de preocupação com a zona rural, que é sobre a questão da produção e acesso.

Dizer do nosso contentamento com retomada do Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, pelo governo do estado, mesmo faltando pouco para terminar o ano mais já vai ajudar muito.

Quero falar ainda sobre a questão dos ramais, que seja feito um levantamento dos pontos que estão em situação mais

Críticos e mais distantes, sabemos que não temos condições de atender 50% dos ramais, mais é possível fazer um melhoramento nos pontos que podem ficar isolados com o aumento das chuvas.

Venho pedir que a prefeitura por meio da Secretaria de Obras venha fazer a limpeza das laterais do Ramal do Polo e do 13, o capim está avançando, e é grande o movimento nesses ramais

Sobre Lei de gestão democrática da educação, estamos no aguardo da referida lei, terá toda a nossa atenção.

O abastecimento de água continua sendo racionada, infelizmente não tem voltado normal”, lamentou o Vereador.

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB)

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB)

“Peço que seja feito pelos menos um piçarramento nos pontos críticos do ramal 59, e faça limpeza das ruas da Agrovila km 26. Que a Secretaria de Obras veja a possibilidade de interligar o Bairro Alberto Castro ao Eldorado.

Precisamos que a Secretaria de Agricultura do estado nos informe quando esse maquinários vão estar à disposição dos produtores. Os tratores estão parados e os produtores estão nos cobrando, e ainda querem que os produtores paguem por dia, parece que o coordenador local já está sendo exonerado do cargo”

Tem um programa de rádio dizendo que a prefeita está trabalhando sozinha, e isso não é verdade, estamos aprovando projeto e fazendo a nossa parte como vereador”, frisou o Parlamentar.

Vereador Joelso Pontes

Vereador Joelso Pontes

“Uma sessão produtiva, apresentei indicação para a Rua Manoel Ribeiro e para Travessa Vila Rica que fica paralelo, também fizemos um pedido para a prefeitura para fazer a manutenção e limpeza do Parque Centenário, onde muitas pessoas ainda utiliza o espaço para fazer caminhada. Solicitei da prefeitura informação de quantas comunidades estão sendo beneficiadas com tratores e implementos agrícolas. Encaminhamos um documento para a Casa Civil do Governo do Estado pedindo o pagamento dos funcionários da empresa Limpacre que presta serviços no hospital de Brasiléia que estão a 3 meses sem receber. Sugeri ao Superintendente do INCRA no Acre que ceda um espaço lá no Centro de Florestania no km 26 para a associação de moradores, solicitei a emissão de uma nota de pesar em nome do Sr Miguel Cosmo 93 anos, falecido na última semana e que muito contribuiu com a nossa região”, lembrou o Vereador.

Vereador Rosildo Rodrigues (PT)

Vereador Rosildo Rodrigues (PT)

“Estamos encerrando o ano 2019, foi um ano muito difícil. Eu que fazer um pedido ao Senador Sérgio Petecão, temos produtores que perderam toda a produção nas alagações, e a inadimplência com o Banco da Amazônia é grande. Precisamos de um senador e deputado federal para apresentar um projeto de lei de   renegociação de dívidas dos produtores para que possam continuar produzindo.

A Dom Porquito está comprando suínos de Rondônia, peço ao governo do estado que continue   o incentivo na cadeia de suínos aos produtor. Sugiro fazer uma comitiva para conversar com o governo do estado sobre esse assunto”, enfatizou o Vereador.

Vereador Rozevete Honorato (PSB)

Vereador Rozevete Honorato (PSB)

“Quero informar que através da audiência pública sobre segurança na fronteira realizada em Brasiléia, a operação Gefron que foi pautada através da audiência já está no município para ajudar combater a criminalidade.

Fui procurado por pacientes do INSS que necessitam de periferia, e Brasileia está sem médico. Eu peço que seja contratado um outro, pois as pessoas estão sendo prejudicados com seus benefícios pela ausência de médico em Brasiléia.

Peço que a Secretaria de Obras faça um melhoramento no ramal do km 26, onde lá se abriu uma cratera no meio da ladeira.

Solicito que o Setor de Cadastro através da Obras faça limpeza nos terrenos vazios no centro da cidade e também uma limpeza no córrego que cruza a avenida João Jovino próximo escola Menino Jesus e melhoramento na entrada da Chácara São José”, ressaltou o Parlamentar.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Motoristas da Trans Acreana ameaçam parar e acendem alerta para isolamento no Vale do Juruá

Publicado

em

Alguns trecho estão perigosos e coloca em risco os veículos, motoristas e passageiros – Foto: Captura

Por mais que a empresa queira e venha tentando manter as viagens, motoristas da Trans Acreana relatam que a falta de trafegabilidade na BR-364 torna impossível a continuidade do serviço neste período de inverno amazônico, que tem se mostrado mais intenso do que em anos anteriores.

Segundo eles, veículos estão tendo radiadores e para-choques danificados, além de ficarem encavalados nos buracos da estrada. “A roda cai em um buraco e, antes de sair, a dianteira já entra em outro. Dessa forma, não temos como continuar. A empresa tem feito de tudo e não quer deixar os usuários na mão, mas nós estamos exaustos”, relatou um motorista que faz a rota há anos.

Motoristas fazem registro das condições da estrada mostrando a realidade atual das péssimas condições – Foto: captura

O cenário é alarmante. Para se ter uma ideia do caos, um trajeto de aproximadamente 140 quilômetros, entre Manoel Urbano e Feijó, chega a consumir cerca de cinco horas de viagem. Além disso, um ônibus que não conhecia bem a estrada encontra-se entalado em um dos trechos mais críticos da BR-364, evidenciando o grau de deterioração da via.

A possibilidade de paralisação preocupa usuários que dependem do transporte para deslocamentos essenciais, como tratamentos de saúde em Rio Branco, além de viagens de ida e volta aos municípios do Vale do Juruá. O risco de isolamento total é real e imediato.

Motoristas e populares questinam o volume de dinheiro já investidos na estrada que oferece péssimas condições trafegabilidade – Foto: captura

Diante do agravamento da situação, cresce o apelo para que as autoridades adotem providências urgentes. A recuperação da BR-364 é fundamental para garantir o direito de ir e vir e evitar que milhares de acreanos fiquem privados de acesso a serviços básicos e à integração regional.

Um dos ônibus da Trans Acreana ‘acavalou’ em um buraco na estrada rumo a Cruzeiro do Sul – Foto: Cedida

 

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia apreende pistola da Polícia Boliviana e prende suspeitos em Epitaciolândia

Publicado

em

Arma calibre 9mm furtada em Cobija foi trazida ilegalmente para o Brasil e revendida; envolvidos foram identificados e apresentados à Justiça

A Polícia Civil, por meio da equipe de investigação da Delegacia Geral de Epitaciolândia, apreendeu na manhã desta quinta-feira (18) uma pistola calibre 9mm furtada em território boliviano. Segundo as autoridades, a arma pertence à Polícia Nacional da Bolívia e havia sido subtraída na cidade de Cobija, sendo posteriormente levada para o Brasil.

De acordo com as investigações, o furto foi cometido por um cidadão brasileiro, que atravessou a fronteira com o armamento e o revendeu a um terceiro. O homem detido em Epitaciolândia foi autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Em depoimento, ele afirmou ter adquirido a pistola na própria cidade pelo valor de R$ 7 mil.

A ação policial também possibilitou a identificação de outros envolvidos tanto no furto quanto na receptação da arma, revelando a existência de uma rota de circulação ilegal de armamentos na região de fronteira. Os suspeitos foram apresentados à Justiça e submetidos à audiência de custódia, permanecendo à disposição do Poder Judiciário.

As forças de segurança destacaram que a apreensão reforça o trabalho integrado e contínuo no combate aos crimes transfronteiriços, especialmente aqueles relacionados ao tráfico e à circulação ilegal de armas de fogo na fronteira entre Brasil e Bolívia.

Comentários

Continue lendo

Extra

Policial Civil “NEGÃO DA CIVIL” é condenado por vazamento a facções criminosas e crimes sexuais no Acre

Publicado

em

Em uma decisão histórica para a segurança pública da fronteira, o Poder Judiciário do Estado do Acre decretou a perda do cargo público do agente de polícia civil Jaelson dos Santos Silva (foto), conhecido como “Mima”. A sentença, assinada pelo juiz Guilherme Muniz de Freitas Miotto em 16 de dezembro de 2025, condena o agora ex-policial por traição à instituição e por se valer do cargo para cometer crimes sexuais contra uma adolescente.

Traição funcional e colapso da segurança

A investigação revelou que, em novembro de 2022, Jaelson utilizou seu acesso privilegiado a sistemas de informação da Delegacia de Assis Brasil para beneficiar a facção criminosa Comando Vermelho (CV). Ao visualizar um relatório sigiloso contendo fotos de armas e denúncias contra faccionados, o réu — sem qualquer ordem de missão — dirigiu-se à residência de familiares dos investigados para alertá-los sobre a ação policial.

O impacto dessa “entrega” de informações foi devastador: as vítimas da denúncia, uma mãe e sua filha, passaram a sofrer ameaças de morte, tiveram pertences roubados e foram expulsas de seu domicílio por membros da facção. O magistrado destacou que a conduta de Jaelson “frustrou a operação policial e abalou severamente a credibilidade da Polícia Civil”.

O Predador disfarçado de protetor

O caso ganha contornos ainda mais graves no âmbito pessoal. Aproveitando-se do caos gerado pela expulsão da família das vítimas — crise que ele próprio ajudou a causar — Jaelson ofereceu uma falsa “proteção policial” a uma adolescente de 16 anos.

Segundo os autos, o réu levou a menor para sua residência, onde praticou atos libidinosos contra a jovem por quatro vezes. A sentença sublinha que Jaelson agiu com “abuso de poder e violação de dever inerente ao cargo”, utilizando a vulnerabilidade de uma vítima que via nele a última esperança de segurança.

‘Mima’ era policial civil concursado do Acre e eralotado na Delegacia de Assis Brasil/Reprodução

A condenação e a perda do distintivo

Somadas as penas pelos crimes de divulgação de segredo funcional e importunação sexual em continuidade delitiva, o réu foi sentenciado a:

  • ⁠ ⁠3 anos, 7 meses e 22 dias de reclusão pelo crime sexual;
  • ⁠ ⁠2 anos e 15 dias de detenção pelo vazamento de dados;
  • ⁠ ⁠Perda imediata e definitiva do cargo de Agente de Polícia Civil.

O juiz fixou o regime semiaberto para o início do cumprimento da pena, citando a reincidência específica do réu, que já possuía condenação anterior por crime sexual dentro da delegacia local. Contudo, foi permitido que ele recorra da sentença em liberdade.

Horizonte sombrio em 2026: Júri Popular por tentativa de homicídio

Embora a sentença recente encerre um capítulo importante, o histórico de Jaelson dos Santos Silva ainda enfrentará o crivo final da justiça no próximo ano. Para 2026, está previsto o julgamento de um processo de tentativa de homicídio ocorrido durante uma briga de trânsito em seu dia de folga.

Neste caso específico, o ex-policial é acusado de perseguir e atentar contra a vida de um cidadão após um incidente de trânsito. Consta na denúncia que Jaelson agrediu a vítima de forma violenta enquanto esta estava inconsciente no chão após uma queda de motocicleta.

Vale ressaltar que, embora tenha recebido medidas cautelares restritivas em 2023 — como o afastamento do cargo e a entrega da arma —, tais medidas foram posteriormente revogadas antes do julgamento final. Contudo, a nova sentença proferida nesta semana impõe agora a sanção definitiva de exclusão dos quadros da Polícia Civil, encerrando sua trajetória na instituição sob graves condenações de abuso de poder.

Matéria baseada nos Autos n.º 0004147-62.2023.8.01.0001 da Vara Única Criminal de Assis Brasil.

Comentários

Continue lendo