fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Vereadores de Brasileia durante sessão debatem sobre ramais, BR 317, Gefron e fazem denúncia contra o DEPASA no município

Publicado

em

Por Fernando Oliveira/ASCOM

Presidida pelo Vereador Presidente, Rogério Pontes, a 34° Trigésima Quarta Sessão Ordinária do 3° ano Legislativo. Aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, José Cordeiro Barbosa, nesta, terça-feira,05.

Participaram o Vereador, Antônio Francisco(PT), Vereador, Charbel Saady(PP), Vereador Mário Jorge(MDB), Vereador Joelso Pontes(PP), Vereador Rosildo Rodrigues(PT), Vereador Zé Gabriele(PSB), Vereador e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz(PT) Vereador e o 2° Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato(PSB) e o Vereador Vice Presidente, Marquinho Tibúrcio(PSDB).

Para Presidente da Câmara Municipal, Rogério Pontes, os trabalhos ocorridos durante a sessão foram tranquilos entre eles o início do debate sobre o orçamento de 2020 para o município que será votado na última sessão do ano no dia 10 de dezembro. E o Vereador Presidente saiu também em defesa do Poder Legislativo do Município e convidou a comunidade para acompanhar as ações dos Vereadores na casa do povo.

“Hoje a sessão foi muito tranquila, e eu quero parabenizar todos os vereadores, iniciamos discussão sobre o orçamento 2020 que já está em nossas mãos, os vereadores estão fazendo os estudos para que a gente vote na última sessão dia 10 de Dezembro, que é importante a população ficar sabendo. Os que comentam que o poder legislativo está parado, tem que ter mais conhecimento, tem que participar das sessões para poder falar, os 11 vereadores estão fazendo o melhor por Brasiléia, só não ver quem não quer o avanço que Brasiléia está tendo. Eu quero parabenizar todos vereadores, e dizer que pessoas que falam que os vereadores estão parados, essa pessoa precisa ter conhecimento. 2020 é ano de eleição e quem achar que é melhor que os vereadores que estão na atual legislatura, se candidate e vença as eleições. Os vereadores estão fazendo o que podem, de acordo com a estrutura que tem. Convido a população em geral para participar das sessões nas terça-feira, a partir das 8h da manhã para adquirir mais informações do que acontece na Câmara de Vereadores “, disse o Vereador Presidente.

No Grande expediente, os parlamentares usaram a tribuna da casa do povo para debater os assuntos mais relevantes de interesse da comunidade.

Veja o que disseram

Vereador Mario Jorge (MDB)

Vereador Mario Jorge (MDB), falou da sua preocupação com a estrutura da BR317 sentido Rio Branco Assis Brasil e denunciou que além da crise de água e falta de produtos para tratar da água em Brasileia a gerência do Depasa saiu do aluguel mais barato de 1.800 reais e passou a pagar um outro local mais caro onde está funcionando agora administração do órgão no município no valor de 5.000 mil reais.

“Peço ao Dnit faça tapa um tapa buracos na Manoel Marinho Monte. Estou preocupado com a situação da BR 317, sentido Rio Branco e Assis Brasil, se não haver uma ação urgente, poderá ficar igual a de Cruzeiro do Sul. O recurso para construção da quadra da escola Socorro Frota foi desenvolvido pela Prefeitura. Sugiro uma parceria entre a prefeitura de Brasiléia com o país vizinho para tirar as dragas que estão do lado Boliviano, eles têm interesse.

Peço que seja feita a troca de lâmpadas das ruas Pedro Alexandrino, e também em ruas do Leonardo Barbosa e melhoria na iluminação da Rua Francisco Araújo da Silva, pois não tem poste no local.

Depasa

Se não fosse o bastante a crise de água que está em nossa cidade a falta de produtos para tratar da água. A gerência do Depasa em nosso município, resolveu sair do aluguel mais barato de 1.800 reais e ir para outro local mais caro pagando mais de 5.000 mil reais por mês . Peço que seja encaminhado documentos ao MP e Assembleia Legislativa para que tomem providências sobre este caso”, solicitou o Vereador.

Vereador Vice Presidente, Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

Vereador Vice Presidente, Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

“Quero pedir um melhoramento para o ramal principal do ramal 59. Que o Setor de Cadastro possa entregar o boleto de pagamento dos feirantes pelo menos 10 dias antes do vencimento. Solicito ao Depasa rede de água para Rua José Rabelo, e a Energisa rede de energia para a mesma rua”, reivindicou o Parlamentar.

Vereador Antônio Francisco (PT)

Vereador Antônio Francisco (PT)

“Quero comentar o esforço e dedicação da prefeita Fernanda Hassem e sua equipe na busca investimentos para o município, tenho presenciado seu esforço na busca de melhoria para Brasiléia.

Eu tenho dois eixo de preocupação com a zona rural, que é sobre a questão da produção e acesso.

Dizer do nosso contentamento com retomada do Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, pelo governo do estado, mesmo faltando pouco para terminar o ano mais já vai ajudar muito.

Quero falar ainda sobre a questão dos ramais, que seja feito um levantamento dos pontos que estão em situação mais

Críticos e mais distantes, sabemos que não temos condições de atender 50% dos ramais, mais é possível fazer um melhoramento nos pontos que podem ficar isolados com o aumento das chuvas.

Venho pedir que a prefeitura por meio da Secretaria de Obras venha fazer a limpeza das laterais do Ramal do Polo e do 13, o capim está avançando, e é grande o movimento nesses ramais

Sobre Lei de gestão democrática da educação, estamos no aguardo da referida lei, terá toda a nossa atenção.

O abastecimento de água continua sendo racionada, infelizmente não tem voltado normal”, lamentou o Vereador.

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB)

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB)

“Peço que seja feito pelos menos um piçarramento nos pontos críticos do ramal 59, e faça limpeza das ruas da Agrovila km 26. Que a Secretaria de Obras veja a possibilidade de interligar o Bairro Alberto Castro ao Eldorado.

Precisamos que a Secretaria de Agricultura do estado nos informe quando esse maquinários vão estar à disposição dos produtores. Os tratores estão parados e os produtores estão nos cobrando, e ainda querem que os produtores paguem por dia, parece que o coordenador local já está sendo exonerado do cargo”

Tem um programa de rádio dizendo que a prefeita está trabalhando sozinha, e isso não é verdade, estamos aprovando projeto e fazendo a nossa parte como vereador”, frisou o Parlamentar.

Vereador Joelso Pontes

Vereador Joelso Pontes

“Uma sessão produtiva, apresentei indicação para a Rua Manoel Ribeiro e para Travessa Vila Rica que fica paralelo, também fizemos um pedido para a prefeitura para fazer a manutenção e limpeza do Parque Centenário, onde muitas pessoas ainda utiliza o espaço para fazer caminhada. Solicitei da prefeitura informação de quantas comunidades estão sendo beneficiadas com tratores e implementos agrícolas. Encaminhamos um documento para a Casa Civil do Governo do Estado pedindo o pagamento dos funcionários da empresa Limpacre que presta serviços no hospital de Brasiléia que estão a 3 meses sem receber. Sugeri ao Superintendente do INCRA no Acre que ceda um espaço lá no Centro de Florestania no km 26 para a associação de moradores, solicitei a emissão de uma nota de pesar em nome do Sr Miguel Cosmo 93 anos, falecido na última semana e que muito contribuiu com a nossa região”, lembrou o Vereador.

Vereador Rosildo Rodrigues (PT)

Vereador Rosildo Rodrigues (PT)

“Estamos encerrando o ano 2019, foi um ano muito difícil. Eu que fazer um pedido ao Senador Sérgio Petecão, temos produtores que perderam toda a produção nas alagações, e a inadimplência com o Banco da Amazônia é grande. Precisamos de um senador e deputado federal para apresentar um projeto de lei de   renegociação de dívidas dos produtores para que possam continuar produzindo.

A Dom Porquito está comprando suínos de Rondônia, peço ao governo do estado que continue   o incentivo na cadeia de suínos aos produtor. Sugiro fazer uma comitiva para conversar com o governo do estado sobre esse assunto”, enfatizou o Vereador.

Vereador Rozevete Honorato (PSB)

Vereador Rozevete Honorato (PSB)

“Quero informar que através da audiência pública sobre segurança na fronteira realizada em Brasiléia, a operação Gefron que foi pautada através da audiência já está no município para ajudar combater a criminalidade.

Fui procurado por pacientes do INSS que necessitam de periferia, e Brasileia está sem médico. Eu peço que seja contratado um outro, pois as pessoas estão sendo prejudicados com seus benefícios pela ausência de médico em Brasiléia.

Peço que a Secretaria de Obras faça um melhoramento no ramal do km 26, onde lá se abriu uma cratera no meio da ladeira.

Solicito que o Setor de Cadastro através da Obras faça limpeza nos terrenos vazios no centro da cidade e também uma limpeza no córrego que cruza a avenida João Jovino próximo escola Menino Jesus e melhoramento na entrada da Chácara São José”, ressaltou o Parlamentar.

Comentários

Continue lendo

Extra

Acadêmicos de medicina em universidade federal de Pando denunciam violação de direitos no País

Publicado

em

Uma advogada que está representando um grupo de mais de 20 estudantes brasileiros, que buscam o sonho de se formar em medicina na Bolívia, está denunciando uma série de violações de direitos previstos em Lei, que não vem sendo respeitado pela Universidade Amazônica de Pando – UAP.

Casos de violações em diversas áreas são feitos todos os anos, uma vez que os estrangeiros, na maioria brasileiros, são os que mais pagam taxas e na prática, mantém os as instituições públicas e privadas na fronteira.

Na cidade de Cobija, capital do estado de Pando/Bolívia, com pouco menos de 100 mil habitantes, já possui três faculdades na área da medicina, sendo duas particulares e uma federal. Já foi denunciado que essas instituições praticam bullying contras os acadêmicos que atrasam suas mensalidades, além de taxas as vezes consideradas abusivas para que possam fazer provas, ou entrar na sala de aula.

Advogada Angeles Cardozo Guzman, os direitos previstos em Lei, não estão sendo respeitados

Segundo a advogada Angeles Cardozo Guzman, os direitos previstos em Lei, não estão sendo respeitados e algumas respostas que foram solicitadas, não estão sendo dadas para que possam garantir a Constituição Política do Estado.

Denunciam que os pagamentos de matrículas são mais caros para os estrangeiros, além do mais grave, como supostas importunações sexuais, docentes que querem ‘favores íntimos’ para que possam passar de semestre, discriminação, violência psicológica, e por fim, extorsões financeiras.

Também denunciam que os docentes querem a mudança nos planos de estudos para que possam cumprir suas matérias, mas, não querem ajudar os acadêmicos, além da direção ser obtusa quando é procurada pelos alunos.

Uma ação foi impetrada para que as normas fossem cumpridas, sendo dada causa ganha aos alunos, mesmo assim, nada está sendo cumprido. Angeles Cardozo comunicou que, caso esta pauta não seja resolvida em breve, estará indo até Brasília/DF, para denunciar às autoridades do Itamaraty e no Senado Brasileiro.

Com apoio do jornalista Hugo Mopi Soliz – Canal Pando Vision

Comentários

Continue lendo

Extra

Vídeo: Foragido da Justiça da Paraíba é capturado em Rio Branco após intensa perseguição policial

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira (18), um desfecho aguardado pela polícia e pela população de Rio Branco se concretizou com a prisão de Luciano Leal da Costa Dias, 31 anos, foragido da justiça do estado da Paraíba. O indivíduo foi detido enquanto prestava serviços em uma empresa terceirizada no pronto-socorro da capital acreana.

Luciano, natural do Acre, estava sendo procurado pelas autoridades paraibanas devido a sua suposta participação em crimes na cidade de Patos, interior da Paraíba. O ponto crucial em sua trajetória criminosa foi o assassinato de seu próprio comparsa, seguido por uma fuga desesperada para João Pessoa, a capital paraibana.

A polícia paraibana, através da Delegacia de Homicídios, estava empenhada em capturar Luciano. Em uma tentativa de evitar a prisão, o fugitivo abriu fogo contra um delegado e um agente da DHPP da Paraíba, conseguindo escapar do cerco policial.

Após retornar ao Acre, Luciano conseguiu emprego em uma empresa terceirizada no pronto-socorro de Rio Branco. As autoridades paraibanas, em coordenação com a DHPP de Rio Branco, finalmente conseguiram localizá-lo enquanto o mesmo trabalhava no Hospital de Urgência e Emergência do Acre (Huerb).

Luciano foi imediatamente detido e encaminhado para a Delegacia de Investigação Criminal (DEIC) e, posteriormente, para a Delegacia de Flagrante (Defla), temporariamente alojada na Delegacia da Mulher, no Segundo Distrito de Rio Branco, para as devidas providências legais.

Os delegados responsáveis estão considerando a transferência de Luciano de volta ao estado da Paraíba, onde os crimes pelos quais é acusado ocorreram, incluindo o homicídio e as duas tentativas de assassinato contra os policiais civis. O acusado deverá responder pelas graves acusações que pesam sobre si diante da justiça paraibana.

Comentários

Continue lendo

Extra

Gianecchini, Mariana Ximenes, Agatha Moreira, Sabrina Sato; Douglas Richer bomba entre os famosos em SP

Publicado

em

Assessoria

A 57ª edição do São Paulo Fashion Week foi marcada por uma presença inusitada e vibrante: o jornalista Douglas Richer, que trouxe consigo o brilho e a energia do Acre para a cobertura do renomado evento de moda. Pela primeira vez, o estado deixou sua marca no mundo fashion, graças ao trabalho arrojado de Richer.

Sua missão era clara: mostrar não apenas as tendências da moda, mas também os bastidores do evento. E ele não apenas cumpriu essa missão, como a superou, levando consigo um alto astral contagiante que conquistou celebridades e influenciadores, arrancando elogios, risadas e momentos descontraídos.

Com um estilo único e espontâneo, Douglas Richer realizou entrevistas marcantes ao lado de grandes nomes como Renato Gianecchini, Rodrigo Simas, Agatha Moreira, Mariana Ximenes, Mariana Rios e Ticiane Pinheiro. Nas redes sociais, trocou risadas e experiências com influenciadores como Thaynara OG, Jaqueline (campeã de A Fazenda), Arlindo Grund, Isabella Fiorentino e Raissa Barbosa.

Além de destacar as estrelas, Richer valorizou também os estilistas, promovendo marcas como Cria Costura, Led, Silvério e Walério Araújo nos grandes desfiles. Sua cobertura se estendeu até a Expo Ótica, onde apresentou as novidades do mercado ótico.

Para fechar com chave de ouro, o jornalista teve a oportunidade de conversar rapidamente com a apresentadora da Globo, Sabrina Sato, que lançou sua coleção na feira.

Douglas também fez história ao ser o primeiro acreano na casa do ídolo do fisiculturismo, Ramon Dino. Richer gravou uma entrevista exclusiva na casa do fisiculturista Ramon Dino, recebido calorosamente por Ramon e sua esposa, Vitória Viana.

Ao todo 18 celebridades foram entrevistas pelo acreano em sua primeira agenda em São Paulo.

Comentários

Continue lendo