Acre
Vereadores de Brasiléia denunciam obra inacabada do Governo do Acre no meio da selva
Alexandre Lima
Vereadores de Brasiléia, cidade distante cerca de 244 km da Capital do Acre, visitaram nesta semana, uma obra que enfeita uma localidade que deveria ter sido erguida no meio da selva amazônica no ano de 2010, seria a implantação de parques temáticos também em Xapuri, segundo consta na placa.
O prazo da obra que deveria durar quatro meses, custou aos cofres públicos, R$ 523.722,83, provenientes de parceria com a Caixa Econômica, Governo Federal, BNDS e Governo do Acre, está acumulando mato no ramal do km 84, na Estrada do Pacífico (BR 317), sentido Brasiléia/Assis Brasil.
Segundo foi apurado, a obra que foi erguida parcialmente utilizando matéria prima local, como palha e paxiúba, seria uma espécie de ponto de apoio à turistas, indígenas e moradores locais, oferecendo internet, cursos de informática, trilhas ecológicas e outros benefícios.
Os vereadores, Mário Jorge (presidente da Câmara), Joelso Pontes, Marivaldo e Marquinhos, comprovaram ‘in-loco’ o descaso com o dinheiro público, e se mostraram indignados com a situação ao ver uma obra fantasma que está se deteriorando no meio da selva amazônica. Os edis irão denunciar o caso ao Ministério Público Estadual e Federal.
O jornal oaltoacre.com tentou entrar em contato com a empresa Moreira Construções Ltda, localizada na Capital, através do número existente na placa (9984-5747) no período da tarde e noite desta quarta-feira, dia 11, mas se encontrava desligado, para tentar saber o motivo da paralização da obra.
Tanto os vereadores como os moradores da localidade, demonstravam uma revolta vendo o descaso com o dinheiro público que poderia ter sido investido em outras áreas, como educação e saúde do Município. Segundo foi informado, o assunto será tema durante a próxima Sessão na Câmara de Brasiléia.
Comentários
Acre
Governo garante segurança de foliões em Cruzeiro do Sul
“A segurança é prioridade. Todos os anos participo, sempre achei muito seguro, mas neste ano, a segurança está espetacular. O povo tá contribuindo e as autoridades estão fazendo um bom trabalho. Vamos nos divertir com muita paz e respeito”, enalteceu Théo Lins, folião animado nesta segunda-feira, 16, quarta noite de Carnaval em Cruzeiro do Sul.
Para manter um ambiente seguro e propício para a festa, o governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de Saúde (Sesacre), reforçam o apoio à Prefeitura de Cruzeiro do Sul na realização do Carnaval, que se iniciou no sábado,14, e se encerra nesta terça-feira, 17, na Praça Orleir Cameli, no centro da cidade.
A Sejusp, junto com todas as forças do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), atuam no reforço do policiamento e auxílio à segurança nas noites festivas, garantindo e preservando a ordem pública. Além de efetivo no local do evento, agentes de segurança fazem o patrulhamento das ruas do município e realizam ações conjuntas com o Departamento Nacional de Trânsito (Detran), sob a coordenação da 1ª Ciretran de Cruzeiro do Sul, por meio de equipes de educação e fiscalização, que trabalham para garantir fluidez e segurança no trânsito.
A chefe da 1º Ciretran, Erissa Lima, ressaltou a importância das abordagens educativas e preventivas, realizadas pela equipe de trânsito: “A educação é feita com um intuito preventivo, agindo na abordagem aos foliões na chegada e no decorrer do evento, a fim de passar as orientações e os cuidados que devem ter antes, durante e depois do Carnaval”.
Coordenando a Operação Carnaval 2026, o 6º Batalhão da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul tem à sua disposição um efetivo diário de cerca de 50 policiais diretamente envolvidos na segurança da festa carnavalesca, reforçando a segurança nos bairros ao entorno e no local do evento.
O subcomandante da Polícia Militar na região do Juruá, capitão Thales Campos, destacou as ações até o momento: “Da segunda noite em diante, o público compareceu em maior número e reforçamos ainda mais nossa estratégia e planejamento, com policiamento nas adjacências dos bairros e no interior da festa. Nesses primeiros dias, não houve nenhuma alteração mais séria, tudo dentro da normalidade”, destacou.
Na Praça Orleir Cameli, a Sesacre disponibiliza, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e suporte de agentes do Corpo de Bombeiros, duas viaturas que ficam em pontos estratégicos para atender eventuais intercorrências, trazendo mais confiança e segurança para os foliões.

As ações integradas das forças de Segurança Pública, além de dar mais tranquilidade e segurança aos foliões, reforçam o compromisso do governo em apoiar as festividades em todo o Estado, priorizando as pessoas e investindo no bem-estar delas.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Rio Acre segue em vazante e marca 7,41 metros em Rio Branco
Nível permanece bem abaixo das cotas de alerta e transbordo, mesmo com chuva nas últimas 24 horas

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Terça-feira será de calor, sol entre nuvens e chuvas passageiras em todo o Acre
Previsão indica pancadas isoladas e possibilidade de trovoadas, com baixa chance de temporais















Você precisa fazer login para comentar.