Acre
Vereadores de Brasileia conseguem retorno de peritos do IML para o Município
Christiane Araújo – CMB
Dado os constantes problemas acarretados pela ausência de peritos do Instituto Médico Legal em Brasileia, os Vereadores Marivaldo Oliveira, Rogério Pontes, Marquinho Tibúrcio, Carlinho do Pelado, Bil Rocha e o Presidente da Câmara de Brasileia, Vereador Mário Jorge, se deslocaram até Rio Branco, na manhã desta quarta-feira (03), para participar de uma reunião, que aconteceu na Secretaria Estadual de Polícia Civil.
Além dos Vereadores mencionados, estavam presentes o Secretário Estadual de Policia Civil, Carlos Flávio, e o Coordenador do IML no Estado, Haley. Em reunião, os Vereadores de Brasileia citaram a grande dificuldade encontrada pelos familiares quando um ente querido vem a óbito, sobretudo em acidentes fatais.
De acordo com Mário Jorge, Presidente da Câmara de Brasiléia, o sofrimento por parte dos amigos e familiares é muito grande, tendo em vista a grande demora para que os peritos cheguem ao município. “É muito triste ver um ente querido por horas e horas no chão, aguardando o translado por parte do IML. Como no município não existem profissionais para fazer esse trabalho e amenizar o sofrimento das famílias, viemos pedir para que esse problema seja solucionado”, disse Mário Jorge.
“Nossa maior preocupação em resolver esse problema é amenizar a dor dos familiares, principalmente que perdem parentes em acidentes fatais, latrocínios, suicídios e homicídios. É muito angustiante ver alguém querido de sua família, ali estendido no chão, por horas a fio, a espera que os peritos cheguem de Rio Branco”, finalizou.
Na reunião ficou acordado o funcionamento do rabecão, de imediato. E que três peritos virão para o município, no intuito de resolver essa problemática. Segundo o Presidente da Câmara, os peritos, inicialmente, ficarão instalados da Delegacia de Epitaciolândia, tendo em vista que no referido órgão há espaço para que os mesmos se acomodem e possam dar inicio aos trabalhos no município.
Comentários
Acre
Governo revoga normas da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente no AC

Foto: Felipe Freire/Secom
O Governo do Acre publicou no Diário Oficial, nesta sexta-feira, 5, duas normas que revogam dispositivos relacionados à Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente, alterando a legislação vigente sobre a estrutura da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a organização administrativa do Executivo.
Revogação na Lei Orgânica da PGE
A Lei Complementar nº 501, de 27 de novembro de 2025, sancionada pelo governador Gladson Cameli, modifica a Lei Complementar nº 45/1994, que dispõe sobre a Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado. A nova norma revoga:
a alínea “e” do inciso IV do art. 2º;
o art. 19-L da mesma lei.
Além disso, a Lei Complementar nº 501 revoga integralmente a Lei Complementar nº 480, de 17 de dezembro de 2024, que havia criado dispositivos específicos para tratar da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente.
A nova lei entrou em vigor na data de sua publicação.
Revogação da estrutura da Ouvidoria Fundiária e Ambiental
Também foi publicado o Decreto nº 11.800, de 4 de dezembro de 2025, que revoga o Decreto nº 11.639/2025, responsável por definir a estrutura organizacional básica da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente.
Com a revogação, a estrutura criada em fevereiro deste ano deixa de existir oficialmente. O decreto também entrou em vigor na data de sua publicação.
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.






Você precisa fazer login para comentar.