Acre
Vereadores de Brasileia cobram limpeza de ruas e melhorias em ramais durante Sessão

Assessoria de Comunicação – CMB
A Câmara Municipal de Brasileia realizou, na manhã desta terça-feira (12), a Oitava Sessão Ordinária do ano de 2016. Estiveram presentes os Vereadores Bil Rocha (PMDB), Joelso Pontes (PP), Tereza Xavier (PT), Rosildo Freitas (PT), Erizete Lima (PT), Fernanda Hassem (PT), Naldo Rufino (PMDB), Marivaldo Oliveira (PMDB) e o presidente em Exercício, Marquinho Tibúrcio (PSDB).

Vereador Bil Rocha (PMDB)
Em uso a Tribuna o Vereador Bil Rocha (PMDB) solicitou que a prefeitura de Brasileia, através da Secretaria Municipal de Obras, realize aterro em um bueiro na Rua Marechal Rondon. Que seja realizado trabalho paliativo na rua 12 de Outubro. E apresentou indicação para que a Prefeitura de Brasileia, através da Secretaria Municipal de Saúde realize atendimento itinerante nos bairros. Solicitou, ainda, que a Gerência de Esportes realize campeonato itinerante nos bairros. O vereador solicitou que a prefeitura, em parceria com o Governo do Estado providencie iluminação pública na ponte Wilson Pinheiro. E que seja informado o valor gasto na reforma da ponte José Augusto.

Vereadora Fernanda Hassem (PT)
A vereadora Fernanda Hassem (PT) apresentou indicação para que a prefeitura de Brasileia para que seja realizado trabalho de melhoria no ramal do quilômetro 88, bem como seja providenciado um professor para a escola da mesma comunidade. Apresentou indicação para que sejam construídos banheiros na praça dos seringueiros. E solicitou que seja realizado trabalho de melhoria no bairro José Rabelo, assim como trabalho de iluminação pública. Fernanda Hassem solicitou que a prefeitura de Brasileia realize trabalho de melhorias na quadra do bairro Leonardo Barbosa e que seja providenciada limpeza na quadra de areia do referido bairro. E apresentou indicação para que o Executivo informe se será comemorado o Dia do Trabalho. E finalizou solicitando da Prefeitura de Brasileia, o planejamento dos ramais e das ruas de Brasileia.

Vereador Naldo Rufino (PMDB)
O vereador Naldo Rufino (PMDB) solicitou que seja enviado oficio a todas as secretarias pela contribuição de todas em relação a colaboração enquanto o vereador assumiu a secretaria de Obras.

Vereador Marivaldo Oliveira (PMDB)
O vereador Marivaldo Oliveira (PMDB) solicitou que a Secretaria de Obras providencie tampas para os bueiros e realize trabalho em uma rede de esgoto localizado na Rua Olegário França. Que a Secretaria Municipal de Obras realize mutirão de limpeza nos bairros do município de Brasileia. Que A Câmara de Brasileia encaminhe documento ao Doutor Valadares Neto para que o mesmo venha a esta Casa esclarecer as dúvidas referentes ao projeto dos Moto-taxistas.

Vereador Rosildo Freitas (PT)
O vereador Rosildo Freitas (PT) apresentou indicação para que a Prefeitura, através da SEMED, construa um reservatória de água para atender a comunidade do quilômetro 26 e que contrate professores para dar aula na área de Reserva. Que a prefeitura tome providências em relação a campanha de combate à Dengue na área de Reserva. E solicitou que ICMBio contrate pessoas para que possam atuar no combate à Dengue nessas áreas. Rosildo solicitou que investigada a Empresa que transporta passageiros para que a mesma seja investigada em relação a garantia do direito dos idosos.

Vereador Rosildo Freitas (PT)
O vereador Marquinho Tibúrcio (PMDB), em uso a Tribuna, solicitou que as empresas adequem o horário de saída, bem como a quantidade dos ônibus que fazem o trecho Brasileia/Assis Brasil. Que seja providenciado trabalho de coleta de lixo na Rua Ernestino Amaral, localizada no bairro Ferreira Silva. E apresentou indicação para que a prefeitura realize trabalho de construção de calçadas no Ramal principal do Pólo e que a prefeitura informe quantas ruas serão contempladas com pavimentação asfáltica.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale




Você precisa fazer login para comentar.