fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Vereador protocola anteprojeto de lei para criar em órgãos municipais vagas para o Programa Jovem Aprendiz

Publicado

em

No retorno do recesso parlamentar, nesta terça-feira, 1º, o vereador João Marcos Luz apresentou o anteprojeto de lei que busca criar o Programa Jovem Aprendiz no âmbito dos órgãos públicos do município, como as secretarias municipais, autarquias e empresas públicas. A matéria protocolada no Poder Legislativo segue para a Prefeitura de Rio Branco que poderá atender a demanda e transformar em Projeto de Lei.

Segundo o autor da ideia, a proposta busca oferecer maior oportunidade aos jovens, inserindo adolescentes de 14 anos a 18 anos no mercado de trabalho, trazendo dignidade e a possibilidade de um futuro melhor.

O Programa Jovem Aprendiz foi criado em 2000 pelo governo federal para proporcionar espaço de aprendizagem profissional nas empresas. O anteprojeto de lei local tem o objetivo de ampliar a quantidade de vagas, incluindo também o Poder Público.

A proposta atende especialmente os jovens com famílias enquadradas como vulneráveis socialmente. A regras dessa modalidade de contrato garantem direitos a férias, inclusive no mesmo momento das férias escolares.

“Precisamos oferecer uma oportunidade aos jovens, para que eles tenham a possibilidade de inclusão no mercado de trabalho. A proposta é oferecer espaço no setor público, podendo ter um contrato de trabalho de dois anos, podendo chegar a quatro anos. Eu tive uma oportunidade, quando adolescente, como guarda mirim e aprendi muito, chegando a trabalhar no Tribunal de Justiça”, explicou João Marcos Luz.

Por se tratar de tema que altera a estrutura municipal ou até mesmo o orçamento, a matéria precisa ser encaminhada, por meio de anteprojeto de lei, ao Executivo Municipal, único com poder para apresentar o tema a ser votado pelos vereadores.

Comentários

Continue lendo

Geral

Pedreiro acusado de feminicídio na capital segue foragido; buscas se intensificam

Publicado

em

Gilberto Francisco, que está foragido – Foto: Cedida

As forças de segurança da capital acreana e de municípios vizinhos intensificaram a busca por Gilberto Gomes da Silva, de 59 anos, conhecido como “Ceará”. O pedreiro teve a prisão preventiva decretada pela Justiça após ser apontado como autor do feminicídio que chocou moradores do bairro Seis de Agosto, em Rio Branco, na última quarta-feira (9).

De acordo com a Polícia Civil, Gilberto invadiu armado o apartamento da ex-companheira, Janice Rocha de Lima, de 41 anos, sob o efeito de bebidas alcoólicas. Inconformado com o fim do relacionamento, ele teria exigido que Janice reatasse o namoro. Diante da recusa, cometeu o assassinato de forma brutal. O filho da vítima, Jonathas Lima Rocha, de 19 anos, também foi atingido por disparos e sobreviveu.

Após o crime, o acusado desapareceu e, em um gesto de ameaça ainda mais cruel, enviou um vídeo ao jovem ferido, afirmando que mataria outros membros da família. Desde então, Ceará é considerado foragido e procurado por todas as forças de segurança do estado. Testemunhas relataram que ele foi visto circulando na mesma motocicleta usada durante o ataque.

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) instaurou inquérito para apurar o caso, já ouviu testemunhas e obteve, junto ao Judiciário, a decretação da prisão preventiva do acusado. Informações sobre o paradeiro de Gilberto podem ser repassadas anonimamente às autoridades por meio dos números 190 e 181, ou diretamente em delegacias e quartéis da Polícia Militar.

Comentários

Continue lendo

Geral

Militares apreendem entorpecentes no bairro Ayrton Sena

Publicado

em

Militares da força tática do 1° Batalhão de Polícia Militar apreenderam entorpecentes na sexta-feira, 11, no bairro Ayrton Sena, região da baixada.

A equipe policial realizava patrulhamento a pé, por uma área conhecida pela comercialização de entorpecentes, quando avistou o suspeito que empreendeu fuga em uma bicicleta quando viu os policiais.

Em continuidade ao patrulhamento os militares avistaram novamente o indivíduo em frente a uma residência, que por ser surpreendido não conseguiu se evadir, durante busca pessoal foi encontrado com ele uma bolsa contendo mais de 100 invólucros de substâncias entorpecentes aparentando ser crack, maconha e cocaína, além de dinheiro, balança de precisão.

Os militares encaminharam o envolvido e todo material ilícito apreendido à delegacia para que fossem tomadas as providências cabíveis ao fato.

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo

Geral

Indígena Huni Kuin é baleado por engano durante tentativa de assalto no centro de Rio Branco

Publicado

em

Adolescente de 16 anos foi atingido por tiros disparados por policial à paisana durante perseguição a assaltante próximo ao Palácio do Governo

Um adolescente indígena da etnia Huni Kuin (Kaxinawá), identificado pelas iniciais I.T.B.F.K., de 16 anos, foi baleado por engano na noite desta sexta-feira (11) nas proximidades do Palácio do Governo do Estado do Acre, na Avenida Getúlio Vargas, região central da capital.

De acordo com a Polícia Militar, o jovem foi vítima de bala perdida durante uma tentativa de assalto. Duas mulheres e uma criança caminhavam pela via quando foram abordadas por um criminoso armado com uma faca, que roubou um celular e fugiu em seguida. Um policial à paisana que presenciou a cena reagiu e efetuou dois disparos em direção ao assaltante. No entanto, os tiros atingiram o indígena, que passava pelo local no momento da ação.

A vítima foi alvejada com um tiro na região do trapézio — com saída nas costas — e outro no pescoço. O policial, ao perceber que havia acertado a pessoa errada, deixou o local antes da chegada do socorro.

Uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, e os paramédicos prestaram os primeiros socorros ao adolescente, que foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco. Seu estado de saúde é estável.

Guarnições do 1º Batalhão da PM estiveram no local, coletaram informações e realizaram buscas pela região, mas o assaltante não foi localizado. O caso será investigado pela Polícia Civil, que deverá apurar tanto a tentativa de roubo quanto a conduta do policial envolvido na ocorrência.

Comentários

Continue lendo