Cotidiano
Vereador Joseni Oliveira (PT), apresenta projeto de aproveitamento de terrenos baldios em Xapuri
O projeto do vereador (PT), foi muito bem aceita na princesinha do acre pelos moradores interessados
assessoria

Na última sessão ordinário na câmara de vereadores do município de Xapuri, o vereador Joseni Oliveira, do (PT), apresentou projeto de lei que autoriza a administração municipal na criação de Programas de Aproveitamento de Terrenos Baldios do município para cultivo de hortaliças em geral.
O programa apresentado pelo vereador de Aproveitamento de Terrenos Baldios em Xapuri, obriga os proprietário do terreno que não queira participar do mesmo a manter seu terreno sempre limpo, o projeto de Joseni foi muito bem avaliado na princesinha do acre (Xapuri), que além de contribuir com uma renda a mais para os moradores interesados no projeto, e mais alimentos saudável para a população, como também deixando a cidade mais bonita e limpa.
Mesmo projeto de Lei quer tornar terrenos baldios na capital em hortas urbanas ja foi questionado pelo MP/AC
A Promotoria de Justiça Especializada de Habitação e Urbanismo e Defesa do Patrimônio Histórico e Cultura, do Ministério Público do Acre (MP/AC) decidiu abrir um inquérito civil com objetivo de reunir informações para instituição de projeto de lei que permita a utilização de terrenos baldios como hortas urbanas.
Um dos motivos argumentados pelo MP, foi “que a ausência de ocupação dos terrenos incentiva também as ocupações irregulares, também chamadas “invasões”, notadamente de áreas públicas, aumentando o passivo urbanístico e ambiental, além de causarem prejuízos financeiros ao Município”.
Em outro ponto, o promotor alegou que “a existência de inúmeros terrenos baldios é um problema enfrentado pelo município de Rio Branco, sendo os cidadãos os que mais sofrem com a utilização desses terrenos, de maneira ilícita, para depósito de lixo, consumo de drogas, esconderijo para outras práticas criminosas, além de se revelarem como ambiente propício à proliferação das mais variadas pragas, animais peçonhentos, insetos (inclusive a o mosquito transmissor da dengue) podendo causar sérios danos à saúde da comunidade local”.
Na alegação, o promotor decidiu instaurar o inquérito, pelo prazo de um ano, e requisitou à Procuradoria da capital requisitando os dados sobre o estudo de viabilidade econômica dos investimentos em hortas urbanas em terrenos baldios no Município de Rio Branco, os quais já foram realizados pela Secretaria de Agricultura Municipal, conforme determinação da Prefeita Municipal, em reunião realizada em abril deste ano
Por fim, o MP decidiu enviar um Ofício “à SEINFRA municipal requisitando informações sobre a quantidade de terrenos baldios existentes, especificando sua localização bairro, com área definida, bem como a quantificação dos terrenos baldios pertencentes ao Município, com suas respectivas localizações e especificações de área”.
Comentários
Cotidiano
Vasco empata com Sampaio Corrêa e fecha preparação no Rio

Foto PHD: O atacante Titô segue no Vasco para a temporada de 2026
O Vasco empatou com o Sampaio Corrêa por 1 a 1 neste sábado, 20, em Sampaio Corrêa, no Rio de Janeiro, e fechou a primeira fase de preparação visando à disputa do Campeonato Estadual. A equipe da Fazendinha estreia no Acreano no dia 17 de janeirocontra o Rio Branco, no Tonicão.
Embarca no dia 26
O elenco vascaíno embarca para Rio Branco na sexta, 26, e fará a reta final de treinamentos na Fazendinha.
“Estamos seguindo o nosso planejamento. Essa primeira fase em Cardoso Moreira foi bastante proveitosa e vamos para a reta final. Conseguimos montar um grupo muito forte e a nossa meta é a conquista do título”, declarou o técnico Erick Rodrigues.
Estadual e Copa do Brasil
Além do Campeonato Estadual, o Vasco será um dos representantes do Acre na Copa do Brasil 2026.
“Na Copa do Brasil, o objetivo é avançar duas fases. Isso vai gerar receita para o clube e garantirá uma grande visibilidade em nível nacional”, afirmou o treinador.
Comentários
Cotidiano
Mais 4 reforços do Independência serão integrados ao elenco

O lateral esquerdo Diogo, os volantes Larusso e Kãuan e o meia Kayke Guedes serão integrados ao elenco do Independência neste sábado, 20, no Marinho Monte, visando a disputa da temporada de 2026. Os atletas foram avaliados pelo técnico Ivan Mazzuia e chegam como contratações importantes.
“O Larusso esteve conosco no Brasileiro da Série D. Os outros atletas foram bem avaliados e estamos seguindo o planejamento e montando um elenco competitivo”, comentou o técnico Ivan Mazzuia.
23 atletas
Ivan Mazzuia pretende fechar o elenco do Independência para o início do Estadual com 23 atletas.
“Estamos trabalhando para termos todos os jogadores no fim da próxima semana. Vamos ter mais de dez dias para ajustar a equipe para a estreia”, declarou o treinador.
No dia 12
O Independência, atual bicampeão acreano, estreia no Estadual no dia 12 de janeiro, no Tonicão, contra o Santa Cruz.
Comentários
Cotidiano
Ulisses Torres começa trabalhos técnicos e avalia atletas

Foto Glauber Lima: Ulisses confirmou trabalhos durante o fim de semana, no José de Melo
O técnico Ulisses Torres começou a realizar treinos técnicos no José de Melo e o objetivo é avaliar os atletas do Rio Branco pensando na montagem da equipe para a disputa do Campeonato Estadual.
“Conhecer as características dos jogadores é fundamental. Esses treinamentos também ajudam no condicionamento físico e esse é um processo importante na preparação”, comentou Ulisses Torres.
Marcos Vinícius
O atacante Marcos Vinícius, ex-Adesg, foi integrado ao elenco do Rio Branco nesta sexta, 19, e é mais uma contratação visando o Campeonato Estadual.
“Penso em utilizar o Marcos Vinícius como um camisa 9. Ainda temos algumas peças para chegar e o objetivo é chegar com uma equipe competitiva na estreia”, declarou o treinador.
Contra o Vasco
O Rio Branco enfrenta o Vasco na estreia no Estadual. O jogo será no dia 17 de janeiro, no Tonicão.

Você precisa fazer login para comentar.