Acre
Vereador do Bujari que desviou material de construção de escola deve perder cargo
Em decisão, emitida no último dia 3, pela Vara Única da Comarca do Bujari, foi determinada a perda do cargo de um vereador da referida cidade que desviou material de construção de escola para benefício próprio. O parlamentar já tinha sido condenado, mas recorreu da sentença até as últimas instâncias, mas a condenação foi mantida.
Então, com a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de manter a condenação do réu, o juiz de Direito Manoel Pedroga, expediu decisão para que o réu perca o cargo público.
Contudo, na sentença publicada anteriormente o acusado já tinha sido condenado a: prestar serviços à comunidade, pelo período de uma hora por cada dia de condenação, que foi três anos e três meses. Além disso, durante três anos e três meses não poderá frequentar bares, boates, locais de reputação duvidosa, nem tomar bebida alcoólica, devendo se recolher às 20h.
Caso e sentença
Conforme os autos, em 2016, o vereador teria desviado telhas e outros materiais que tinham sido doados para construção de uma escola no assentamento Walter Arce. É apontado que os recursos desviados foram usados na própria residência do réu.
Na sentença, o juiz escreveu que as consequências do crime foram graves, por deixar as crianças sem escola. “As consequências do crime foram graves, produzindo como efeito extrapenal o fato dos alunos/crianças da zona rural do Ramal da Fazendinha ficarem sem a Escola para poderem estudar nos moldes para os quais os materiais desviados foram doados”.
Dessa forma, o vereador foi condenado a três anos e três meses de reclusão, além de pagar 53 dias-multa. Mas, por fazer jus sua pena privativa de liberdade foi substituída pelas duas restritivas de direito.
Comentários
Acre
Cameli reafirma apoio irrestrito à vice Mailza Assis como sua sucessora em 2026
Em discurso no Vale do Juruá, governador usa metáforas para demonstrar lealdade política; apoio é considerado decisivo para consolidação da pré-campanha

“Na chuva, no sol ou no atoleiro”: Cameli intensifica apoio a Mailza Assis como candidata ao governo em 2026. Foto: captada
Em declaração enfática durante passagem por Rodrigues Alves, agende oficial, dia 23, o governador Gladson Cameli (PP) reafirmou seu apoio irrestrito à vice-governadora Mailza Assis (PP) como sua candidata à sucessão no Palácio Rio Branco nas eleições de 2026.
Discurso simbólico e alinhamento político
Utilizando metáforas que remetem à resistência e parceria, Cameli deixou clara sua posição:
“Estou com a senhora na chuva, no sol, na sombra, na noite. Se tiver que andar nos atoleiros nós vamos, se for para andar no asfalto nós vamos”, declarou, reforçando a união política com a aliada.
A fala, feita a jornalistas do Vale do Juruá, ecoa o alinhamento interno no Progressistas, partido que deve liderar a chapa no pleito do próximo ano.
Bastidores: apoio como peça-chave
Nos círculos políticos, o endosso público de Cameli é visto como:
- Fator decisivo para consolidar Mailza como pré-candidatura natural do governo
- Sinal verde para articulações com base aliada e partidos da federação
- Diferencial contra possíveis adversários dentro e fora do PP
“Para o bom entendedor, meia palavra é suficiente”, completou o governador, em referência às marcas já deixadas sobre seu posicionamento.
A equipe de Mailza intensificar agendas pelo interior do estado, enquanto o governador fecha apoios políticos nas regionais e em Brasília até o final do ano.
- Discurso em Rodrigues Alves reforça projeção de Mailza como “herdeira política” de Cameli
- PP trabalha para evitar divisões na sucessão estadual

Gladson Cameli, fez um discurso enfático em apoio à candidatura da vice-governadora Mailza Assis ao governo do Estado nas eleições de 2026. Foto: captada
Comentários
Acre
Governo do Acre amplia RH Itinerante com gestores e servidores em capacitação multidisciplinar no Alto Acre
Edição do projeto oferece cursos sobre direito administrativo, oratória, teletrabalho e inteligência artificial para profissionais de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil

Para o secretário de Administração em exercício, Guilherme Duarte, o programa representa uma política pública que prioriza quem faz o serviço público acontecer. Foto: Marcus José
A Secretaria de Estado de Administração (Sead) deu início à 3ª edição do RH Itinerante, programa que promove capacitação, escuta ativa e orientação técnica para servidores públicos estaduais na regional do Alto Acre. Desta vez, o projeto atende exclusivamente profissionais dos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil, com atividades realizadas no auditório do Senac, nesta quinta e sexta-feira, 24/25.
Sob o lema “Atualização em Movimento”, a iniciativa busca alinhar os servidores às normativas recentes e às melhores práticas administrativas, reforçando a conexão entre a gestão pública e os trabalhadores que atuam diretamente no atendimento à população.
Cursos e temas estratégicos
A programação inclui capacitações como:
“Direito Administrativo com ênfase no servidor público – direitos e deveres”
“Oratória na Prática”
Além disso, serão abordados temas como teletrabalho, educação financeira, licenças parentais (segundo jurisprudência do STF), reforma da Previdência e o uso de inteligência artificial na administração pública.
As atividades ocorrem em dois turnos (manhã e tarde), com encerramento às 17h15. A ação reforça o compromisso do governo em modernizar a máquina pública e valorizar os servidores, essenciais para a eficiência dos serviços oferecidos à população.
Como participar e próximas etapas
As inscrições para as próximas etapa já estão disponíveis na plataforma: capacitacao.ac.gov.br/course/view.php?id=678, (chave de acesso: ETE-12). Servidores também podem obter informações no setor de RH de seus órgãos. Os custos com deslocamento e diárias ficam a cargo do servidor ou da instituição de origem.
Após o Alto Acre, o programa segue para:
Feijó e Tarauacá (21 e 22 de agosto)
Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves (18 e 19 de setembro)
Rio Branco e municípios vizinhos (9 e 10 de outubro)

A primeira regional contemplada está sendo o Alto Acre, onde teve a presença do prefeito Carlinhos do Pelado (PP), na abertura da 3ª edição do programa RH Itinerante de Gestão de Pessoas no município. Foto: Marcus José
“Escuta, acolhimento e valorização”, diz secretário
O secretário de Administração em exercício, Guilherme Duarte, destacou a importância do projeto:
“O RH Itinerante é mais do que capacitação: é um momento de escuta e valorização. Estamos percorrendo o estado porque acreditamos que uma gestão eficiente se faz com proximidade.”
Com a iniciativa, o governo do Acre reforça sua aposta em uma gestão pública técnica, humanizada e conectada às necessidades dos servidores, garantindo melhores serviços à população.
O encerramento será em Rio Branco, nos dias 9 e 10 de outubro, reunindo servidores da capital e dos municípios de Plácido de Castro, Senador Guiomard, Porto Acre, Acrelândia e Capixaba.
Regional do alto acre:

A programação está sendo realizado no auditório do Senac, Brasiléia/acre
Veja vídeos:
Comentários
Acre
Rainha do Rodeio da Expoacre 2025 será eleita nesta quinta, em Rio Branco
O momento mais aguardado pelas candidatas ao concurso Rainha do Rodeio e por suas torcidas está prestes a acontecer. A grande final, que definirá os nomes da Rainha e da Princesa do Rodeio 2025, será realizada nesta quinta-feira, 24, às 19h, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Participam da disputa 12 candidatas — dez de Rio Branco e duas dos municípios de Bujari e Xapuri. Entre elas, estão acadêmicas de Medicina, Engenharia Florestal, Engenharia Civil e Medicina Veterinária, além de concorrentes já formadas. No último sábado, 19, as participantes se apresentaram durante a solenidade de lançamento da 50ª edição da Expoacre, que contou com a presença do governador Gladson Camelí.
As candidatas à Rainha do Rodeio 2025 são Letícia Rocha, pela Ipê Empreendimentos; Cristina Filgueira, pela Fazenda dos Maia; Klyste Anne, pelo Auto Posto Amapá; Sandy Andrade, pela Fazenda Nova Era; Ingra Martins, pela Fazenda Bom Retiro; Grazy Salvador, pela Minerale; Maria Luana, pela Fazenda Soberana; Camila Assunção, pela Oral Unic; Nay Souza, pela Sabenauto; Débora Costa, pela Droga Lopes; Miriane Rodrigues, por Bujari; e Katrinny Silva, por Xapuri.
Neste ano, o concurso inovou e apresenta um novo método de escolha para Madrinha dos Peões, a qual será eleita por meio de voto popular durante os primeiros dias da Expoacre. Serão espalhados dois totens para votação do público, além da campanha das candidatas pelas ruas do Parque de Exposição Wildy Viana.
Você precisa fazer login para comentar.