Cotidiano
Vendas no comércio varejista têm alta de 11,2% em março no Acre
Crescimento foi o segundo maior do país. Dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados na última sexta-feira (7).

Vendas no comércio varejista têm alta de 11,2% no mês de março no Acre — Foto: Aline Vieira/Rede Amazônica Acre
Por Iryá Rodrigues
O volume de vendas do comércio varejista aumentou 11,2% no último mês de março no estado do Acre, enquanto o índice nacional caiu 0,6% frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A alta também foi registrada na venda do comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, com aumento de 1,3%.
Em fevereiro, o Acre estava entre os oito estados que tiveram queda nas vendas do varejo, com 13% de baixa.
_____________________
De acordo com a pesquisa, sem este ajuste, o comércio varejista acreano teve alta de 18,4% frente a março de 2020, enquanto o aumento do índice nacional foi de apenas 2,4%.
_____________________
No acumulado do ano, o Acre registrou alta de 2% e, no acumulado nos últimos 12 meses, de 5,3%. De fevereiro para março de 2021, na série com ajuste sazonal, o Acre ficou em segundo lugar entre os cinco estados que tiveram resultados positivos.
Os três que mais cresceram foram Amazonas (14,9%), Acre (11,2%) e Roraima (4,2%). Por outro lado, 22 estados tiveram resultado negativo na avaliação, com destaque para Ceará (-19,4%), Distrito Federal (-18,1%) e Amapá (-10,1%).
Comentários

Cotidiano
Flamengo vence o Bahia e volta a triunfar após saída de Sampaoli
Rubro-Negro marcou com Pedro, de pênalti, e pôs fim a uma sequência negativa de três rodadas
Após a saída de Jorge Sampaoli do cargo de treinador, o Flamengo recebeu o Bahia neste sábado (30), pelo Campeonato Brasileiro. No Maracanã, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0 com gol de Pedro.
Com o resultado, o Fla volta para o G4, na quarta posição, com 43 pontos. Já o Bahia segue na zona de rebaixamento, com 25 pontos.
Agora, as equipes se preparam para a próxima rodada do Brasileirão. No sábado (7), o Flamengo visita o Corinthians, enquanto o Bahia visita o Goiás no mesmo dia.
Flamengo é dominante, mas não consegue abrir o placar
Sob muitos protestos da torcida, o Flamengo dominou o primeiro tempo e teve 65% de posse de bola. O lado direito foi o mais utilizado pelos mandantes, principalmente com Everton Ribeiro e Wesley.
O Bahia até tentou criar alguns contra-ataques e teve oportunidades, mas não caprichou na finalização.
O Flamengo ainda teve um pênalti marcado, mas após análise do VAR, foi constatada falta fora da área. Ayrton Lucas cobrou e a bola explodiu no travessão.
Bahia fica com um a menos, Fla abre o placar e garante a vitória
Logo no início da segunda etapa, Kanu puxou Gerson e evitou o gol do Rubro-Negro. O árbitro mostrou cartão amarelo para o jogador, no entanto, após análise do VAR, foi recomendado o vermelho. Com isso, o zagueiro foi expulso de campo e deixou o Flamengo com um a mais.
Aos 10′, Gilberto derrubou Bruno Henrique na área e dessa vez o pênalti foi assinalado. Na cobrança, Pedro marcou e abriu o placar para o Flamengo.
O Flamengo então foi administrando o resultado e garantindo a vitória, enquanto o Bahia até tentava, mas pouco perigo levava ao gol de Rossi.
FICHA TÉCNICA
Flamengo 1 x 0 Bahia
Local — Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro – RJ
Data e hora — Sábado (30), às 16h (de Brasília)
Árbitro — Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes — Nailton Junior de Souza Oliveira (CE) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS)
VAR: Rodolpho Taski Marques (PR)
Cartões amarelos: Thiago Maia (Flamengo); Yago Felipe, Rezende (Bahia)
Cartão vermelho: Kanu (Bahia)
Gol: Pedro aos 14’/2ºT (Flamengo)
FLAMENGO: Rossi; Wesley (Matheusinho), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Luiz Araújo), Erick Pulgar, Gerson e Everton Ribeiro (Victor Hugo); Pedro (Gabriel) e Bruno Henrique (Everton). Técnico: Mario Jorge.
BAHIA: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cándido (Victor Jacaré); Rezende, Yago Felipe (Acevedo) e Thaciano; Ademir (Luciano Juba), Everaldo (Gabriel Xavier) e Rafael Ratão (Biel). Técnico: Rogério Ceni.
Comentários
Cotidiano
Brasil inicia Pré-Olímpico de vôlei masculino derrotando o Catar
Seleção brasileira venceu por 3 sets a 0 em um Maracanãzinho lotado
O Brasil iniciou a campanha no Pré-Olímpico de vôlei masculino com o pé direito, após derrotar o Catar por 3 sets a 0 (parciais de 25/16, 25/19 e 26/24), na manhã deste sábado (30) em um Maracanãzinho lotado. Os destaques da seleção brasileira foram Alan e Lucarelli, ambos com 14 pontos.
Agora, a equipe comandada pelo técnico Renan Dal Zotto enfrenta a República Tcheca, a partir das 10h (horário de Brasília) do próximo domingo (1), em seu próximo compromisso na competição.
“Estreia é sempre complicado, mas fizemos o nosso trabalho. Era um jogo de pressão, no sentido de que tínhamos a responsabilidade de conquistar esses três pontos. Jogamos dois bons sets, com ritmo alto. No terceiro, o time do Catar forçou bastante o saque e conseguiu um placar mais alto, mas no finalzinho conseguimos retomar nosso ritmo e fechar o jogo”, declarou o técnico Renan Dal Zotto após o confronto.
Brasil e Catar estão no Grupo A do Pré-Olímpico de vôlei masculino ao lado de República Tcheca, Alemanha, Ucrânia, Cuba, Irã e Itália. As oito equipes jogarão contra todos os seus adversários de chave em uma única oportunidade. As duas primeiras colocadas garantirão vaga em Paris 2024.
Já o Grupo B, que também distribuirá duas vagas olímpicas, conta com Sérvia, Turquia, Estados Unidos, Egito, Finlândia, Eslovênia, Turquia e Japão. Por fim o Grupo C, que oferece mais duas passagens para Paris, terá Holanda, Canadá, Polônia, Bélgica, Bulgária, Argentina, México e China.
Comentários
Cotidiano
Sábado (30) pode ter dia parcialmente nublado, com chance de chuvas no AC
Veja as temperaturas para todos os municípios acreanos.
De acordo com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), o fluxo de umidade em baixos níveis da atmosfera se intensifica sobre o sul da Amazônia e dá condições para a organização de áreas de instabilidade sobre a região e chegará sobre o Acre.
A previsão para sábado (30) é de sol entre nuvens e tempo abafado em todo o estado. O tempo varia de parcialmente nublado a nublado e ocorrem pancadas de chuva com trovoadas isoladas em todo o Acre, principalmente no período da tarde e início da noite.
Confira as temperaturas em todas as regiões:
Alto Acre
Em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri, as temperaturas oscilam entre a mínima de 23°C e a máxima de 34ºC.
Baixo Acre
Mínima de 24°C e máxima de 33ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.
Vale do Juruá
Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 22ºC e 33°C.
Vale do Purus
Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 24º C e 32ºC.
Vale do Tarauacá/Envira
Por fim, em Feijó, Jordão e Tarauacá a variação de temperatura fica entre a mínima de 23°C e a máxima de 33°C.
Comentários
-
Acre14 horas atrás
Grave acidente de trânsito na Estrada Cobija/Porvenir deixa duas vítima Fatais e feridos
-
Acre2 dias atrás
Mais um assaltante de loja de celulares é preso pela Polícia Civil do Acre
-
Flash17 horas atrás
Maior macaxeira no Festival da Farinha mediu 1,85 e garantiu prêmio de 1 mil a produtor
-
Geral2 dias atrás
CRM-AC denuncia tentativa de registro com diploma médico falso à Polícia Federal
-
Acre1 dia atrás
Mulher se desentende com outra durante bebedeira e leva duas facadas no interior do AC
-
Geral14 horas atrás
“Amigos” se estranham durante bebedeira que quase termina em morte em Rio Branco
-
Acre15 horas atrás
Pai e filha ficam gravemente feridos em colisão entre carro e moto na zona rural de Rio Branco
-
Cotidiano2 dias atrás
Copa Regional de Vôlei de Praia inicia sem duplas favoritas no feminino e masculino