Geral
Veículo para combate a incêndios florestais é sucesso na Expoacre Juruá
Por: Andréia Oliveira – Fotos: Sérgio Vale
Uma das novidades que tem chamado bastante a atenção dos visitantes da maior feira de negócios e entretenimento do Vale do Juruá, que acontece de 31 de julho a 4 de agosto, é o UTV, veículo adaptado para combate a incêndios, que está sendo exposto pela empresa acreana Exciter Motors.
O empresário Alex Cruz, explica que o projeto é pioneiro e inovador na região Norte, e foi desenvolvido especialmente para atender as necessidades do Corpo de Bombeiros do Acre para o combate a incêndios florestais em locais de difícil acesso.
“A ideia do UTV de combate a incêndios florestais nasceu a partir de uma reunião de apresentação que fizemos ao Corpo de Bombeiros do Estado do Acre, onde eles apresentaram suas necessidades e lançaram o desafio de apresentarmos um veículo de combate a incêndio. Visando apresentar um projeto inovador e que atendesse essas necessidades, buscamos um parceiro em São Paulo, uma empresa especializada, a ÊxitoFire e desenvolvemos esse kit que deveria ser removível para que o veículo tivesse multitarefas. Não fosse usado apenas na época de queimadas, e que pudesse ser utilizado para outras tarefas, como o resgate, por exemplo”, explicou o empresário e idealizador do projeto.
Alex Cruz enfatiza que o veículo já passou por testes em vários locais do Brasil, inclusive no Parque Nacional de Brasília, onde fizeram apresentação para o ICMBio e IBAMA, para o Corpo de Bombeiros do DF e de Goiás, e afirma que ao longo dos meses o projeto vem sendo desenvolvido e aperfeiçoado. “Ele é um veículo protótipo, já testado pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo e do Acre e já é considerado um case de sucesso, inclusive participamos de uma grande licitação nacional e ele foi o vencedor para atender o ICMBio. É importante enfatizar também que este veículo pode ser utilizado pelas Defesas Civis, Prefeituras e produtores, além dos órgãos ambientais”, pontuou.
Ficha técnica do veículo para combate a incêndios florestais
UTV UFORCE 1000 XL de combate a incêndio florestal, veículo preparado para transportar uma guarnição completa com quatro combatentes, com seus esquipamentos. Possui tração 4×2, 4×4 e 4×4 com bloqueio de rodas; guincho elétrico com capacidade para 1.500kg; pneus especiais para suportar altas temperaturas; direção elétrica; entrada USB e 12v; e barras de proteção laterias e frontais. Além disso, possui um kit combate a incêndio florestal acoplado na caçamba do veículo, composto por um tanque fabricado em polietileno resistente, que tem capacidade de 260 litros; uma motobomba; uma mangueira de alta pressão com 50m e uma pistola com pressão. Este equipamento proporciona suporte imediato no combate ao incêndio florestal.
Comentários
Geral
Homem morre em acidente com terçado em propriedade rural entre Sena Madureira e Manoel Urbano
Vítima perdeu o equilíbrio e foi atingida pela própria lâmina; caso alerta para cuidados no manuseio de ferramentas cortantes

A lâmina, que estaria extremamente afiada, acertou uma região vital do corpo da vítima, provocando ferimentos graves. Infelizmente, José Augusto não resistiu e morreu ainda no local. Foto: cedida
Um homem identificado como José Augusto morreu na tarde desta quarta-feira (23) após sofrer um acidente com um terçado em uma propriedade rural no Ramal do quilômetro 16, entre Sena Madureira e Manoel Urbano, no Acre. De acordo com relatos de moradores, ele estava com dois colegas quando escorregou e foi atingido pela lâmina afiada, que feriu uma região vital.
A vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. A Polícia Civil foi acionada para os procedimentos cabíveis, mas as circunstâncias exatas do acidente ainda não foram divulgadas.
O caso, que comoveu a comunidade local, também reacendeu o alerta sobre os riscos no manuseio de ferramentas cortantes, comuns em atividades rurais. Uma imagem supostamente da vítima circulou nas redes sociais, ampliando a comoção.
Populares acionaram a polícia, que compareceu à propriedade para realizar os procedimentos legais e providenciar o resgate do corpo. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre o local exato do acidente ou sobre as condições em que tudo ocorreu.
Comentários
Geral
Polícia Civil do Acre prende sete pessoas por organização criminosa e apreende drogas e armas em Assis Brasil
A Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Assis Brasil, realizou uma importante ação policial, na última quarta-feira, 23, que resultou na prisão de sete pessoas suspeitas de integrarem uma organização criminosa com atuação na região de fronteira. A operação também resultou na apreensão de quatro armas de fogo, entre elas uma escopeta e um revólver, além de grande quantidade de entorpecentes e dinheiro em espécie sem origem comprovada.

Ação resultou na prisão de sete pessoas suspeitas de integrar organização criminosa. Foto: cedida.
A ação foi desencadeada após denúncias de moradores do município, que relataram a presença de indivíduos armados efetuando disparos em via pública e em áreas habitadas. Diante da gravidade da situação, os agentes da Polícia Civil montaram uma rápida resposta e se dirigiram ao local indicado com apoio de efetivo adequado.
A residência alvo da operação fica localizada na rua Francisco das Chagas, no Bairro Cascata, próximo ao centro da cidade. No local, os policiais constataram a presença de diversas pessoas, em sua maioria de etnia indígena, aglomeradas em uma casa e em um quarto alugado em um cortiço conhecido como “quarteirão do Ceará”. As evidências levaram à suspeita de que o local funcionava como ponto de armazenamento de entorpecentes e armas de fogo.
Entre os materiais, uma escopeta, um revólver, além de crack, maconha, skank, merla e dinheiro em espécie. Fotos: cedidas
Durante a revista, foram apreendidas porções significativas de crack, maconha, skank e merla, além das armas de fogo e o montante em dinheiro. Entre os detidos, um dos indivíduos foi identificado como o autor do homicídio que vitimou o jovem Edson da Silva Ferreira Filho, de 16 anos, ocorrido em janeiro de 2024.
Todos os suspeitos foram conduzidos à delegacia e estão à disposição da Justiça do Estado do Acre, que irá analisar as circunstâncias e decidir sobre a manutenção das prisões ou eventual liberação.
Locais funcionavam como supostos pontos de armazenamento de drogas e armas. Fotos: cedidas
O delegado Luccas Vianna, responsável pela operação, destacou a importância da ação para a segurança pública na região. “Essa é mais uma resposta firme da Polícia Civil ao crime organizado em nossa fronteira. Recebemos as denúncias da comunidade e, com o apoio da equipe, conseguimos agir com rapidez, neutralizar uma célula criminosa e ainda capturar um homicida procurado. Nosso trabalho é contínuo e reforça o compromisso com a ordem e a paz social em Assis Brasil”, afirmou.
A Polícia Civil reforça seu compromisso com o enfrentamento às organizações criminosas, sobretudo em regiões estratégicas como Assis Brasil, que faz fronteira com o Peru e a Bolívia. A ação demonstra o empenho da instituição em atender prontamente aos anseios da população e combater, com rigor, a criminalidade organizada no estado.
Comentários
Geral
Último foragido da fuga em massa de novembro é recapturado pela DHPP
Ítalo de Andrade Lima foi localizado no Ramal Bom Jesus, em Rio Branco; Polícia Civil já havia capturado outros dois envolvidos na mesma fuga
A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), recapturou nesta semana o último foragido da fuga em massa ocorrida no dia 4 de novembro de 2024, no Presídio Francisco de Oliveira Conde. Ítalo de Andrade Lima foi localizado no Bairro Vila Acre, no Ramal Bom Jesus, após informações repassadas pelo Disk Denúncia.
A ação que levou à captura de Ítalo foi conduzida por uma equipe da DHPP, que tem se destacado nas buscas e recapturas dos detentos que escaparam na ocasião. Com a prisão de Ítalo, o grupo de fugitivos daquele dia está oficialmente todo recapturado.
Além de Ítalo, a DHPP foi responsável direto pela localização e prisão de Altevir de Araújo Silva e Ramisses da Silva Feitosa, também integrantes do grupo que protagonizou a fuga de novembro.
A Polícia Civil destacou o papel fundamental da colaboração popular, por meio do Disk Denúncia, e reafirmou o compromisso em garantir que todos os foragidos da Justiça sejam devidamente responsabilizados e retornem ao sistema prisional.
Você precisa fazer login para comentar.