Conecte-se conosco

Cotidiano

Vanda Milani defende que propostas que valorizam a enfermagem no Brasil sejam colocadas em pauta

Publicado

em

A deputada federal Vanda Milani (Solidariedade-Ac) defendeu nesta quarta-feira, 12 de maio, dia que homenageia os profissionais da enfermagem, que as propostas que valorizam esse profissional sejam colocadas em pauta. Ela pediu a votação urgente do projeto que regulamenta a jornada de trabalho de 30 horas e o piso nacional para a categoria.

“O momento complexo marcou a vida dos profissionais da enfermagem em todo o Brasil. Não importa as adversidades, eles se dedicam a salvar vidas numa luta por um mundo melhor e merecem melhores condições de trabalho” destacou a deputada.

Vanda Milani lembrou que no Acre até esta quarta-feira, foram 75 mil vidas salvas – que receberam alta médica – graças ao trabalho do enfermeiro e auxiliares. A parlamentar lembrou que os profissionais da saúde tiveram pouco tempo para incluir novos protocolos e ferramentas em sua rotina de trabalho.

“No momento em que o mundo inteiro parou, eles tiveram que continuar trabalhando para enfrentar uma avalanche de casos de Covid-19 e aprendendo a lhe dar com situações diferentes a cada dia até a formação dos primeiros protocolos no tratamento ao vírus desconhecido” comentou.

A deputada lamentou a morte de centenas de trabalhadores de enfermagens que trabalharam sob pressão e sequer retornaram aos seus lares. O Brasil bateu recorde no número de óbitos dos profissionais de enfermagem, técnicos e auxiliares.

“Homens e mulheres que saíram de suas casas para salvar vidas e que, infectados, ficaram internados e não conseguiram voltar para o aconchego de suas famílias. Isso deve ser lembrado nesse momento tão impactante e difícil para o Brasil”, acrescentou.

Ainda de acordo a parlamentar, o momento é de muita reflexão, principalmente nas lições que o enfrentamento da pandemia trouxe a todos que fazem saúde. Com relação as dificuldades nas condições de trabalho, Vanda Milani se comprometeu com a categoria.

“O Brasil precisa olhar de forma diferenciada para todos os profissionais da saúde. Faltaram equipamentos básicos nas ondas da pandemia, mesmo assim não faltou coragem, paixão pela profissão e amor pela vida. Essa categoria precisa de atenção na pandemia e pós-pandemia. Defender a enfermagem é defender a vida”, concluiu.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo