fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Trabalhadores da Educação seguem com paralisação e ano letivo não inicia na maioria das escolas do Acre

Segundo sindicato, cerca de 90% das escolas públicas do estado não começaram as aulas até esta terça (12). Início do ano letivo 2021 estava previsto para esta segunda-feira (10) em todo estado com aulas remotas.

Publicado

em

Trabalhadores da Educação seguem com paralisação e ano letivo não inicia na maioria das escolas do AC – Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Por Iryá Rodrigues

O ano letivo 2021 ainda não iniciou na maioria das escolas públicas do Acre por conta da paralisação dos trabalhadores da Educação. A previsão era de que as aulas começassem na segunda-feira (10) para cerca de 148 mil alunos, mas, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), ao menos 90% das escolas aderiram ao movimento.

A categoria reivindica a reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e o reajuste no piso salarial.

Após uma assembleia geral feita na sexta-feira (7), a categoria decidiu decretar o estado de greve, que deve ser, de fato, iniciada, após 72 horas da notificação. Nesta quarta (12), os trabalhadores estão em mobilização para garantir maior adesão na greve.

“Estamos em advertência, não estamos trabalhando. Já são quase 90% de escolas que não iniciaram o ano letivo, pouquíssimas estão fazendo aulas remotas. Hoje, estamos nas redes sociais, dialogando e explicando porque entraremos de greve nesta quinta [13]”, informou a presidente do Sinteac, Rosana Nascimento.

A Secretaria Estadual de Educação (SEE), que informou a previsão era de que 80% da rede retornasse as aulas no dia 10 de maio, com aulas remotas. As exceções seriam as escolas rurais de difícil acesso e indígenas, uma vez que, além do calendário escolar ser diferenciado, estão no processo de completar lotação de professores.

Diferente do número informado pelo sindicato, a secretaria afirmou que cerca de 60% das escolas não aderiram à paralisação em todo o estado e, portanto, retomaram as aulas. Essas escolas que iniciaram o ano letivo estão concentradas em Rio Branco.

Ainda segundo a SEE, a secretária da pasta, Socorro Neri, conversou com representes dos três sindicatos relacionados à Educação, além do Conselho de Diretores das Escolas Públicas do Acre (Codep). Durante reunião na última quinta-feira (6), a secretária recebeu formalmente um documento contendo as principais pautas de reivindicação da categoria e elas estarão sendo tratadas com prioridade junto ao governador e membros da equipe de governo esta semana.

Categoria se recusa a iniciar ano letivo 2021 e ameaça greve geral – Foto: Ana Paula Xavier/Rede Amazônica Acre

Reinvindicações

Além da reposição salarial, a categoria ressalta que os professores estão endividados, porque tiveram que comprar celulares e computadores e pagar Internet para poderem trabalhar com as aulas remotas.

“O governo não está pagando nossos direitos garantidos no PCCR, que são as gratificações, complementações salariais e dobras. Também estamos lutando pela reposição inflacionária de 2017 até 2021 e mais a estruturação da tabela para 2022”, informou Rosana.

A sindicalista disse ainda que as negociações estão sendo feitas com o governo desde 2019. “Já ofereceram auxilio alimentação e não pagaram, ofereceram 12,99% e não pagaram e por último entregaram uma contraproposta oferecendo antecipação da VDP e não pagaram.”

Aulas são transmitidas pela TV e rádios para alunos da rede pública do Acre – Foto: Secom

Ano letivo 2021

Cerca de 148 mil alunos da rede pública de ensino do Acre iniciariam o ano letivo 2021 na segunda (10) com aulas de forma remota. A previsão inicial era de que as aulas começariam no dia 3 de maio, mas os professores passaram por treinamentos e planejamento das aulas e, por isso, o prazo foi adiado.

A maioria das escolas já encerrou as aulas do ano letivo de 2020, mas há ainda algumas instituições da zona rural e indígenas que não conseguiram concluir. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, essas escolas devem trabalhar os dois anos letivos de forma paralela.

As aulas presenciais foram suspensas no dia 17 de março, na semana em que o Acre confirmou os três primeiros casos de Covid-19. Desde então, os alunos têm acesso ao conteúdo escolar pela internet por videoaula, pelo rádio com audioaulas, pela televisão e também com o material impresso disponibilizado nas escolas.

Em 2020, em meio à pandemia, os alunos da rede pública estadual concluíram os bimestres, também por meio do ensino remoto. Em fevereiro, a SEE chegou a divulgar um calendário do retorno das aulas com sistema híbrido – aulas presenciais e remotas. A ideia era começar as aulas presenciais já em março deste ano.

Contudo, os casos de Covid-19 aumentaram e Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 colocou todo o estado na bandeira de emergência, e suspendeu as atividades não essenciais.

A previsão é que a conclusão do ano letivo de 2021 ocorra em dezembro, ainda com sistema de 800 horas/aula no lugar de 200 dias letivos, o que foi flexibilizado por conta da pandemia.

A Educação continua com o programa Escola em Casa, que trabalha com o material impresso, audioaulas transmitidas pela TV e também pela Rádio Difusora e Aldeia Acreana, e videoaulas transmitidas pela Amazon Sat, além de disponibilização do acervo escola na Plataforma Educ Acre.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Matteus abre o jogo sobre futuro com Isabelle após fim do ‘BBB 24: ‘Vontade’

Publicado

em

Por

É paixão que não acaba mais! O casal Mabelle já deixou saudades com o fim do “Big Brother Brasil“, mas ainda muito se questiona a respeito do futuro da relação entre os dois agora que o reality show acabou e os ex-BBBs vão seguir caminhos distintos.

Durante o “Bate-Papo BBB” desta terça-feira (16), Matteus revelou sua vontade de seguir com Isabelle afirmando ainda que os dois precisam conversar mais a fundo sobre tudo que aconteceu, no entanto, o gaúcho não negou a vontade de namorar com a ex-sister.

Sei que a gente vivei algo muito intenso lá dentro, foi muito rápido, mas foi legal. Saindo e vendo toda a proporção, quero ficar mais pertinho. […] Vamos conversar, mas existe uma vontade [de namoro]“, afirmou o ex-BBB, que aproveitou o momento super fofo para trocar beijos com Isabelle durante a entrevista e deixou os apresentadores suspirando com essa troca de carinho. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Débora Denecke e sua Marcante Temporada no Brasil: Eventos, Causas Sociais e Futuros Planos

Publicado

em

Por

Após uma temporada intensa de seis meses no Brasil, a empresária, ativista e renomada makeup artist Débora Denecke está de malas prontas para voltar à Alemanha. Sua jornada no país foi marcada por uma série de participações em eventos icônicos, que não apenas reforçaram seu papel influente na sociedade brasileira mas também abriram portas para novas possibilidades que ressoarão no futuro.

Desde sua presença no glamouroso baile do Copacabana, passando pelo emblemático Baile da Vogue até a vibrante festa do carnaval carioca, Débora não apenas marcou presença, mas também aproveitou essas ocasiões para fortalecer laços antigos e estabelecer conexões inéditas. Essas interações não foram meros encontros sociais, mas oportunidades para compartilhar visões, trocar experiências e alinhar objetivos com personalidades diversas, ampliando sua rede de influência e parcerias estratégicas.

Além de brilhar nos eventos, Débora dedicou-se a causas significativas. A fundação de uma nova ONG, com o apoio de Luiza Brunet como madrinha, e o desenvolvimento de projetos sociais na Amazônia são apenas alguns exemplos do seu comprometimento com o bem-estar social e ambiental. Suas iniciativas visam não só trazer mudanças positivas nas comunidades envolvidas mas também inspirar ações similares por parte de outros líderes e influenciadores.

Débora Denecke, que já carrega mais de três décadas de experiência e vivência na Alemanha, agora prepara-se para um retorno que está longe de ser um simples desfecho. Ela antecipa o lançamento de novos projetos que prometem surpreender e influenciar positivamente diversos setores. Com compromissos já agendados em Dubai e no prestigiado Festival de Cannes, fica evidente que sua trajetória de sucesso e influência continua a expandir-se globalmente.

Essa passagem pelo Brasil, repleta de eventos significativos, causas nobres e encontros inspiradores, não somente reafirmou a essência multifacetada de Débora Denecke como também estabeleceu as bases para futuras realizações que, sem dúvida, continuarão a ecoar tanto no Brasil quanto além de suas fronteiras.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Após vencer BBB 24, Davi Brito revela futuro com Mani Rego: ‘Tomara’

Publicado

em

Por

Davi Brito, atual vencedor e milionário do Big Brother Brasil 24, conversou com a apresentadora e jornalista Maria Beltrão e revelou o que pretende do seu relacionamento com Mani Rêgo.

“Calma, calabreso! Parabéns, Davi! Vai casar mesmo? Já comprou a aliança mesmo?”, questionou Maria durante o vídeo. Em seguida, após cumprimentá-la, o brother afirmou que vai pedir Mani Rêgo em casamento: “Ah, eu vou pedir sim e a aliança ainda vou comprar. Tô esperando cair na conta os milhões”.

Nas redes sociais, os fãs já começaram a ficar empolgados: “Eles são lindos demais! Tomara que sejam muito felizes nessa vida”, desejou uma fã. “Que lindo! Ele todo feliz e apaixonado”, afirmou outra. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo