Acre
Vagner Sales e Marcus Viana são os prefeitos mais bem avaliados do Acre revela pesquisa da Data Control
Pesquisa do Data Control para avaliar a atuação dos 22 prefeitos do Acre, divulgada nesta quarta-feira (21) aponta o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, do PMDB, como primeiro colocado no ranking dos gestores das cidades acreanas com atuação avaliada como ótima/bom.
Segundo o levantamento realizado no período de 10 a 20 de maio, 59,7% da população do Estado dá nota máxima ao peemedebista do interior. O segundo prefeito melhor avaliado é o de Rio Branco, Marcus Viana (PT). O petista tem 54,3% de avaliação ótima/bom dos cidadãos rio-branquenses.
Os destaques negativos da pesquisa são os prefeitos Merla Albuquerque (PT), de Feijó e Everaldo Gomes (PMDB). O gestor petista teve o pior índice entre os municípios pesquisados, apenas 5% avalia sua administração como ótima/bom. O peemedebista do Alto Acre obteve 5,7% na avaliação do cidadão.
O petista Merla Albuquerque e o peemedebista Everaldo Gomes, estão disparados no ranking dos prefeitos avaliados como ruim/péssimo. Mela tem 76% – enquanto Everaldo se mantém firme na segunda colocação dos piores gestores dos 22 municípios acreanos com 71%.
Os pesquisadores do Data Control entrevistaram 2.440 pessoas nos 22 municípios do Acre. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O intervalado de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada com objetivo de obter informações sobre assuntos de interesse da população do Estado.
PESO POLÍTICO DA AVALIAÇÃO
O resultado da pesquisa evidencia papel importante dos prefeitos das ruas maiores cidades na disputa pelo governo do Acre, nas eleições que se avizinham. Vagner Sales e Marcus Alexandre poderão fazer a diferença para seus blocos políticos na campanha que promete ser acirrada.
A boa aceitação popular dos prefeitos mais bem avaliados poderá ser explorada pelos blocos partidários que pleiteiam o pode executivo estadual. Vagner Sales está no seu segundo mandato como prefeito de Cruzeiro do Sul, enquanto Marcus Viana, no primeiro mandato, foi apresentado como “o novo”.
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.






Você precisa fazer login para comentar.