enquêteDa redação, com ac24horas

Pesquisa do Data Control para avaliar a atuação dos 22 prefeitos do Acre, divulgada nesta quarta-feira (21) aponta o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, do PMDB, como primeiro colocado no ranking dos gestores das cidades acreanas com atuação avaliada como ótima/bom.

Segundo o levantamento realizado no período de 10 a 20 de maio, 59,7% da população do Estado dá nota máxima ao peemedebista do interior. O segundo prefeito melhor avaliado é o de Rio Branco, Marcus Viana (PT). O petista tem 54,3% de avaliação ótima/bom dos cidadãos rio-branquenses.

Os destaques negativos da pesquisa são os prefeitos Merla Albuquerque (PT), de Feijó e Everaldo Gomes (PMDB). O gestor petista teve o pior índice entre os municípios pesquisados, apenas 5% avalia sua administração como ótima/bom. O peemedebista do Alto Acre obteve 5,7% na avaliação do cidadão.

O petista Merla Albuquerque e o peemedebista Everaldo Gomes, estão disparados no ranking dos prefeitos avaliados como ruim/péssimo. Mela tem 76% – enquanto Everaldo se mantém firme na segunda colocação dos piores gestores dos 22 municípios acreanos com 71%.

Os pesquisadores do Data Control entrevistaram 2.440 pessoas nos 22 municípios do Acre. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O intervalado de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada com objetivo de obter informações sobre assuntos de interesse da população do Estado.

PESO POLÍTICO DA AVALIAÇÃO

O resultado da pesquisa evidencia papel importante dos prefeitos das ruas maiores cidades na disputa pelo governo do Acre, nas eleições que se avizinham. Vagner Sales e Marcus Alexandre poderão fazer a diferença para seus blocos políticos na campanha que promete ser acirrada.

A boa aceitação popular dos prefeitos mais bem avaliados poderá ser explorada pelos blocos partidários que pleiteiam o pode executivo estadual. Vagner Sales está no seu segundo mandato como prefeito de Cruzeiro do Sul, enquanto Marcus Viana, no primeiro mandato, foi apresentado como “o novo”.

Captura-de-Tela-2014-05-21-às-08.24.29 Captura-de-Tela-2014-05-21-às-08.24.47

Comentários