O pesquisador Davi Friale alerta: neste final de semana, uma nova frente fria vai chegar ao estado, fazendo com que as temperaturas despenquem para até 12 ºC, podendo baixar ainda mais, segundo publicação do site O Tempo Aqui.

Nos dias frios que se seguem, a temperatura máxima ficará abaixo de 18ºC e a mínima entre 12 e 14ºC, mas a sensação térmica vai fazer os acreanos sentirem como se os termômetros indicassem valores abaixo de 8ºC, principalmente, à noite.

Recordes históricos de baixas temperaturas poderão ocorrer neste maio de 2014, em Brasiléia e Rio Branco, diz o pesquisador meteorológico.

As temperaturas começam a cair no final da tarde desta sexta-feira (23), quando os acreanos poderão sentir os ventos fortes que trarão a nova frente fria de ar, atingindo, abruptamente, a capital do Acre.

Nos pontos mais altos da cidade, as rajadas serão intensas e com velocidades superiores a 60km/h, acompanhadas, ou não, de quedas de granizo e chuvas torrenciais.

A previsão é de um sábado (24) gelado. Além de Rio Branco, este frio deverá atingir, ainda, moradores de Brasiléia, Sena Madureira e adjacências.

Pela tarde de sábado, o estado todo já estará sentindo os efeitos desta frente fria, com temperaturas baixas em Tarauacá e Cruzeiro do Sul, cujos valores poderão variar entre 14 e 17ºC.

O domingo (25) será de muito frio e, ao amanhecer de segunda-feira (26), se prevê temperaturas entre 9 e 12ºC, com sensação térmica próxima de zero, em Rio Branco, Brasiléia e municípios próximos.

O aquecimento global, afirma o site, é o responsável por todas estes fenômenos. Para 2014, outras frentes frias estão previstas, com temperaturas que podem chegar, facilmente, aos 6ºC.

Fonte: ContilNet

Comentários