Conecte-se conosco

Cotidiano

Vacina do HPV no Acre: em audiência, mães contestam USP e pedem nova avaliação

Publicado

em

O MS incorporou a vacina depois de muitas pesquisas e hoje o público alvo são meninas, meninos e imunodepressivos até 26 anos. É uma vacina constantemente avaliada pela OMS e não há nenhuma contraindicação nem evidência a doenças secundárias

Ana Maranhão, da coordenação geral do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde

Por Edmilson Ferreira

A deputada federal Jéssica Sales (MDB) organizou debate para avaliar casos de reações adversas à vacina do HPV em adolescentes no Estado do Acre. Foram estudados pela USP 12 casos, de meninas e meninos com idade média de 14 anos, todos de Rio Branco, estudantes morando com familiares.

Ana Maranhão, da coordenação geral do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, falou da importância da vacina. “Está em 98 países do mundo, foi inventada por um australiano e um chinês em 1991 e já foi considerada como a primeira vacina de prevenção ao câncer. O MS incorporou a vacina depois de muitas pesquisas e hoje o público alvo são meninas, meninos e imunodepressivos até 26 anos. É uma vacina constantemente avaliada pela OMS e não há nenhuma contraindicação nem evidência a doenças secundárias.”

José Neto, diretor de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da faculdade de Medicina da USP é integrante da equipe que analisou os casos das 12 meninas do Acre. “Havia queixa de dores de cabeça, convulsões e desmaios.” Renato Marchetti, também da equipe, disse que nem todos os adolescentes apresentaram crises epilépticas durante o estudo. “Nos resultados da pesquisa não foram encontradas relação entre a vacina e os casos relatados pelos pacientes.” Inah Proença, também da equipe da USP disse que o que acontece é o estresse associado à vacinação.

Mães de meninas também participaram da audiência. Alita da Silva disse que não concorda com o resultado do estudo da USP. “Fomos mal atendidas pela equipe e quando nos foi dado o diagnóstico, saí de lá arrasada. Quero uma segunda avaliação.” Edilene Conceição, mãe de uma menina que não fez parte do mapeamento reclamou. “Se haviam 56 meninas com os mesmos problemas, porque foram só 12 adolescentes?”

Participaram também dos debates Dilza Ribeiro, representando o Conselho Regional de medicina do Acre e o secretário de Saúde do Estado; Renato Kfouri, médico pediatra; Maria Serra, médica pós-graduada em perícia médica e medicina legal pela Santa Casa de São Paulo; e Élcio Machado, médico da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo