Cotidiano
Unidade da Defensoria Pública Estadual é inaugurada em Xapuri
O governo do Acre proporcionou importantes avanços para a população de Xapuri. Nesta sexta-feira, 13, ocorreu a inauguração da unidade da Defensoria Pública do Estado (DPE-AC) no município, que também passa a contar com a presença permanente de um defensor público.

Em mais de 20 anos de atuação, esta é a primeira vez que a Defensoria conta com sede própria em Xapuri. Foto: Neto Lucena/Secom
Localizado na região central da cidade, o prédio de 180 metros quadrados conta com recepção, duas salas para defensores públicos, sala de assessoria, banheiros sociais, copa, despensa, depósito e garagem. Com investimento de R$ 500 mil, a obra foi executada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e contou com recursos próprios do Estado e de emenda parlamentar do deputado federal Léo de Brito.
Em mais de 20 anos de atuação, esta é a primeira vez que a Defensoria conta com sede própria em Xapuri. Anteriormente, para a população ter acesso aos serviços era necessário ir a Brasileia ou até mesmo a Rio Branco.
Representando o governador Gladson Cameli no evento, o secretário-chefe da Casa Civil, Jonathan Donadoni, destacou o empenho do Estado em prol do fortalecimento da Defensoria Pública e consequente melhoria na qualidade do atendimento oferecido à sociedade.
“Em março deste ano, o governo deu posse a 15 novos defensores públicos. Isso representa uma grande conquista para os quadros da Defensoria Pública. Quem ganha com isso é a população mais humilde, que depende destes serviços para ter acesso à justiça e à cidadania. A gestão do governador Gladson Cameli tem trabalhado para melhorar a vida de todos”, enfatizou.
Para Simone Santiago, defensora-geral do Estado, as novas instalações melhoram as condições de trabalho dos servidores da DPE-AC, além de proporcionar mais dignidade no atendimento à população de Xapuri.
“A inauguração dessa unidade representa um momento histórico. Este não era só um sonho da Defensoria Pública, mas de todos os xapurienses. Com esta sede, vamos poder oferecer atendimentos adequados e de qualidade para as pessoas que mais precisam dos trabalhos da nossa instituição”, ressaltou.
A vice-prefeita de Xapuri, Maria Auxiliadora, lembrou dos esforços da prefeitura, que foi a responsável por ceder o terreno para a construção da unidade. A gestora também comemorou a ampliação dos serviços no município.
“Iniciamos essa luta em 2017 e conseguimos, com o apoio da Câmara Municipal, ceder esse espaço. Essa instituição é muito importante para Xapuri, principalmente aos mais necessitados. Tenho certeza que a Defensoria cumprirá o seu papel com muita competência”, expôs.
Augusto César dos Santos Freitas é o atual defensor público de Xapuri. Ele comenta sobre a importância de manter um profissional fixo na prestação dos mais diversos atendimentos jurídicos.
“A presença permanente de um defensor dá mais capilaridade e o alcance que os hipossuficientes podem ter mudou completamente. Estamos 100% dedicados para prestar o melhor serviço à população que mais necessita”, afirmou.
A solenidade contou com a participação da subdefensora-geral da DPE-AC, Roberta Caminha; da corregedora-geral da DPE-AC, Fenizia Araújo da Mota; do chefe do Gabinete do Governador, Rosimar Messias; da vice-prefeita de Xapuri, Maria Auxiliadora; do deputado federal Léo de Brito; e do deputado estadual Manoel Moraes; entre outras autoridades.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.



Você precisa fazer login para comentar.