fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Unidade da Defensoria Pública Estadual é inaugurada em Xapuri

Publicado

em

O governo do Acre proporcionou importantes avanços para a população de Xapuri. Nesta sexta-feira, 13, ocorreu a inauguração da unidade da Defensoria Pública do Estado (DPE-AC) no município, que também passa a contar com a presença permanente de um defensor público.

Em mais de 20 anos de atuação, esta é a primeira vez que a Defensoria conta com sede própria em Xapuri. Foto: Neto Lucena/Secom

Localizado na região central da cidade, o prédio de 180 metros quadrados conta com recepção, duas salas para defensores públicos, sala de assessoria, banheiros sociais, copa, despensa, depósito e garagem. Com investimento de R$ 500 mil, a obra foi executada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e contou com recursos próprios do Estado e de emenda parlamentar do deputado federal Léo de Brito.

Em mais de 20 anos de atuação, esta é a primeira vez que a Defensoria conta com sede própria em Xapuri. Anteriormente, para a população ter acesso aos serviços era necessário ir a Brasileia ou até mesmo a Rio Branco.

Representando o governador Gladson Cameli no evento, o secretário-chefe da Casa Civil, Jonathan Donadoni, destacou o empenho do Estado em prol do fortalecimento da Defensoria Pública e consequente melhoria na qualidade do atendimento oferecido à sociedade.

“Em março deste ano, o governo deu posse a 15 novos defensores públicos. Isso representa uma grande conquista para os quadros da Defensoria Pública. Quem ganha com isso é a população mais humilde, que depende destes serviços para ter acesso à justiça e à cidadania. A gestão do governador Gladson Cameli tem trabalhado para melhorar a vida de todos”, enfatizou.

Localizado na região central da cidade, o prédio de 180 metros quadrados conta com recepção, duas salas para defensores públicos, sala de assessoria, banheiros sociais, copa, despensa, depósito e garagem. Foto: Neto Lucena/Secom

Para Simone Santiago, defensora-geral do Estado, as novas instalações melhoram as condições de trabalho dos servidores da DPE-AC, além de proporcionar mais dignidade no atendimento à população de Xapuri.

“A inauguração dessa unidade representa um momento histórico. Este não era só um sonho da Defensoria Pública, mas de todos os xapurienses. Com esta sede, vamos poder oferecer atendimentos adequados e de qualidade para as pessoas que mais precisam dos trabalhos da nossa instituição”, ressaltou.

A vice-prefeita de Xapuri, Maria Auxiliadora, lembrou dos esforços da prefeitura, que foi a responsável por ceder o terreno para a construção da unidade. A gestora também comemorou a ampliação dos serviços no município.

“Iniciamos essa luta em 2017 e conseguimos, com o apoio da Câmara Municipal, ceder esse espaço. Essa instituição é muito importante para Xapuri, principalmente aos mais necessitados. Tenho certeza que a Defensoria cumprirá o seu papel com muita competência”, expôs.

Com investimento de R$ 500 mil, a obra foi executada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Foto: Neto Lucena/Secom

Augusto César dos Santos Freitas é o atual defensor público de Xapuri. Ele comenta sobre a importância de manter um profissional fixo na prestação dos mais diversos atendimentos jurídicos.

“A presença permanente de um defensor dá mais capilaridade e o alcance que os hipossuficientes podem ter mudou completamente. Estamos 100% dedicados para prestar o melhor serviço à população que mais necessita”, afirmou.

A solenidade contou com a participação da subdefensora-geral da DPE-AC, Roberta Caminha; da corregedora-geral da DPE-AC, Fenizia Araújo da Mota; do chefe do Gabinete do Governador, Rosimar Messias; da vice-prefeita de Xapuri, Maria Auxiliadora; do deputado federal Léo de Brito; e do deputado estadual Manoel Moraes; entre outras autoridades.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Manchester United vence e afunda Leicester na luta contra o rebaixamento na Premier League

Publicado

em

Manchester United manteve vivo o sonho de conquistar uma vaga em competição europeia com a vitória sobre o Leicester City, por 3 a 0, neste domingo (16), no King Power Stadium, pela 29ª rodada da Premier League.

Invicto há quatro partidas, o United chegou aos 37 pontos e subiu para o 13º lugar, ainda distante do Newcastle, sexto colocado. Por outro lado, o Leicester caminha a passos largos rumo ao rebaixamento. A sexta derrota seguida deixa o time em penúltimo lugar, com 17 pontos, a nove do Wolverhampton.

Domínio do United

A partida começou com o Manchester United controlando a posse de bola, mas com dificuldades para criar lances de perigo. A primeira grande oportunidade veio apenas aos 22 minutos, em chute de fora da área. Em cobrança de escanteio ensaiada, Eriksen finalizou colocado e a bola explodiu na trave de Hermansen.

O gol veio aos 28 minutos. Hojlund recebeu lançamento de Bruno Fernandes, invadiu a área e bateu cruzado para colocar o United na frente. A resposta do Leicester veio no cruzamento de El Khannouss, mas a zaga chegou antes que Ndidi conseguisse completar para o gol.

Logo aos dois minutos, Vardy chutou cruzado e Daka por muito pouco não empatou para o Leicester. Na sequência, Garnacho chegou a ampliar para o Manchester United, mas o gol foi anulado pelo auxiliar. O argentino estava adiantado quando recebeu o passe de Hojlund.

Mas Garnacho não desanimou e fez aos 22 minutos. O camisa 17 recebeu dentro da área e finalizou forte no cantinho de Hermansen. O Leicester só não diminuiu aos 31 porque o chute de Buonanotte foi travado de maneira espetacular por De Ligt.

Diante de um adversário desanimado, o Manchester marcou o terceiro aos 44 minutos. E foi um golaço. Dalot passou fácil pela marcação adversária e rolou para trás. Bruno Fernandes bateu de primeira e mandou no cantinho do goleiro.

Classificação na Premier League:

  • Leicester: 19º colocado, com 17 pontos
  • Manchester United: 13º colocado, com 37 pontos

Próximos jogos do Leicester:

  • Manchester City (F): 02/04, 15h45 (de Brasília) – Premier League – com transmissão ao vivo no Disney+
  • Newcastle (C): 07/04, 16h (de Brasília) – Premier League – com transmissão ao vivo no Disney+
  • Brighton (F): 12/04, 11h (de Brasília) – Premier League – com transmissão ao vivo no Disney+

Próximos jogos do Manchester United:

  • Nottingham Forest (F): 01/04, 16h (de Brasília) – Premier League – com transmissão ao vivo no Disney+
  • Manchester City (C): 06/04, 12h30 (de Brasília) – Premier League – com transmissão ao vivo no Disney+
  • Lyon (F): 10/04, 16h (de Brasília) – Europa League

Por: ESPN

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Corinthians supera risco calculado contra o Palmeiras e fica perto de título paulista

Publicado

em

Por

Timão entrou com a estratégia de se defender e não ser derrotado fora de casa, mas vitória no Dérbi garante vantagem importante na disputa pelo estadual

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Acre oscila e aumenta onze centímetros em 24h na capital; cheia já afeta mais de 23 mil pessoas

Publicado

em

Na medição das 12h deste domingo (16), Rio Acre apresentou 15,82 metros, em Rio Branco

Rio Acre sobe 11 centímetros e 100 famílias já estão no abrigo montado no Parque de Exposições. Foto: Pedro Devani

O Rio Acre em Rio Branco diminuiu o ritmo de subida neste final de semana. No sábado (15) o nível permaneceu com 15,71 metros das 9h às 18h e voltou a subir às 21h, marcando 15,76 metros. Na medição das 12h deste domingo (16), aumentou para 15,82 metros, uma elevação de onze centímetros nas últimas 24 horas.

A enchente do Rio Acre já afeta mais de 23,6 mil pessoas na capital, segundo a Defesa Civil Municipal. As chuvas devem se intensificar esta semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã deste domingo, dois alertas de chuvas intensas para cidades do Acre.

Dados divulgados neste domingo pela Defesa Civil Municipal mostram que há 123 famílias, um total de 401 pessoas em três abrigos ativos em Rio Branco. Outras 234 famílias estão desalojadas (843 pessoas) e 1.823 famílias rurais atingidas (7.838 pessoas) em 16 comunidades.

Contexto: A cota de alerta do Rio Acre na capital é de 13,50 metros e a de transbordo é de 14 metros. O manancial na capital está acima desta marca desde segunda-feira (10) e chegou a ter vazante na terça (11) e quarta (12). No entanto, ainda na noite de quarta, voltou a subir e segue neste ritmo a cada medição, que é feita a cada três horas. Neste domingo , o boletim parcial da Defesa Civil aponta que são:

  • Mais de 6,3 mil famílias diretamente afetadas pela enchente (23,6 mil pessoas);
  • Pelo menos 123 famílias em abrigos;
  • Cerca de 234 famílias desalojadas, ou seja, que estão na casa de parentes ou amigos;
  • 16 comunidades rurais afetadas, dentre elas três são isoladas, e 1.823 famílias rurais atingidas;
  • 41 bairros da capital atingidos.

O prefeito Tião Bocalom decretou, na última sexta-feira (14), situação de emergência devido à enchente do Rio Acre na capital acreana.

“Vamos encaminhar para Brasília para ser feito o reconhecimento pela Defesa Civil Nacional e, a partir disso aí, a gente vai poder fazer as aquisições e compras necessárias. Precisamos ampliar os abrigos, comprando alimentação, colchões e outros itens que precisam ser comprados para atender a população de emergência. Se não tiver o decreto, a gente demora demais a comprar e o momento não permite esperar uma licitação”, explicou Bocalom.

Cheia do Rio Acre já atinge 4,1 mil famílias diretamente em Rio Branco. Foto: Pedro Devani

O prefeito Tião Bocalom decretou, na última sexta-feira (14), situação de emergência devido à enchente do Rio Acre na capital acreana.

“Vamos encaminhar para Brasília para ser feito o reconhecimento pela Defesa Civil Nacional e, a partir disso aí, a gente vai poder fazer as aquisições e compras necessárias. Precisamos ampliar os abrigos, comprando alimentação, colchões e outros itens que precisam ser comprados para atender a população de emergência. Se não tiver o decreto, a gente demora demais a comprar e o momento não permite esperar uma licitação”, explicou Bocalom.

O prefeito Tião Bocalom decretou, na última sexta-feira (14), situação de emergência devido à enchente do Rio Acre na capital acreana. Foto: internet

Situação no interior

No interior, dados da Defesa Civil Estadual indicam que o Riozinho do Rola está com 16,36 metros, acima da cota de transbordo, e aumentou 32 cm nas últimas 12 horas. Em Porto Acre, o Rio Acre também está acima da cota de transbordo e passou de 13,45 metros, às 18 horas, para 13,54 metros às 6h da manhã deste domingo.

Em Plácido de Castro, que é banhado pelo Rio Abunã, a cota de transbordo é de 12,50 e neste domingo o nível foi medido em 12,79 metros, tendo aumentado 5 cm nas últimas 12 horas.

Já na Bacia do Purus, em Sena Madureira, mesmo estando abaixo da cota de alerta que é de 14 metros, o rio teve um aumento de 13 cm e está com 13,41 metros. Em Manoel Urbano o Rio Purus diminui 6 centímetros, estando neste domingo com 9,76 metros.

Feijó e Tarauacá, que são dois municípios banhados pela Bacia do Tarauacá e Envira também apresentaram subida. Às 18h de sábado, o rio Envira em Feijó estava com 9,77 metros e na manhã de domingo aumentou para 9,86 metros, ainda estando abaixo da cota de alerta que é de 11 metros.

O Rio Tarauacá aumentou de 9,60 metros para 9,87 metros em 12 horas e já ultrapassou a cota de transbordo que é de 9,50 metros.

Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá continua subindo. Na medição de sábado, estava com 13,40 metros e às 7h deste domingo, estava com 13,45 metros. A cota de transbordo que é de 13 metros, foi ultrapassada no dia 7 de março.

Rodrigues Alves também está acima da cota de transbordo e neste domingo subiu mais 5 centímetros, atingindo a marca de 14,25 metros. Porto Walter e Marechal Thaumaturgo apresentaram aumentos nos níveis do rio Juruá, porém ainda não atingiram a cota de alerta.

Ao chegarem no Parque de Exposições, as famílias fazem um cadastro e são direcionadas ao espaço onde poderão se instalar. Foto: cedida 

Parque de Exposições

As famílias desabrigadas começaram a ser levadas ao abrigo montado no Parque de Exposições Wildy Viana, nomeado como Parque Abrigo, no dia 14 de março, em Rio Branco. Ao chegarem no Parque de Exposições, as famílias fazem um cadastro e são direcionadas ao espaço onde poderão se instalar. Elas recebem refeições produzidas por equipes da prefeitura no local.

A orientação é que os moradores não tentem se deslocar ao abrigo por conta própria. É necessário acionar as equipes pelo número 193 para que seja gerada uma ocorrência, e a partir daí a retirada seja feita pelo órgão.

Comentários

Continue lendo