Conecte-se conosco

Cotidiano

Um mês após eleições e em meio a ação judicial, prefeita de Tarauacá nomeia integrantes da equipe de transição

Publicado

em

Maria Lucinéia (PDT) é alvo de um mandado de segurança iniciado pelo candidato vencedor Rodrigo Damasceno (PP) e recebeu prazo de 48 horas para publicar documento. Prefeito eleito acusa a atual gestora de dificultar o processo. Ela nega e atribui a demora ao luto pela morte de um vereador local.

Maria Lucinéia (PDT) foi derrotada por Rodrigo Damasceno (Progressistas) em Tarauacá, no interior do Acre, e não nomeou equipe de transição — Foto: Reprodução

Pouco mais de um mês após as eleições municipais deste ano e em meio a uma ação judicial, a prefeita de Tarauacá, Maria Lucinéia (PDT) publicou o decreto que nomeia integrantes da equipe de transição do município. A relação dos membros da comissão saiu na edição desta segunda-feira (18) do Diário Oficial do Estado (DOE), com data retroativa do dia 14 de novembro.

No dia 10 deste mês, a juíza Stephanie Moura, da Câmara Cível de Tarauacá, determinou um prazo de 48 horas para que Maria Lucinéia publicasse o decreto com a relação de integrantes da comissão que vai trabalhar na transferência do cargo. A decisão foi divulgada no âmbito de um mandado de segurança iniciado por Rodrigo Damasceno (Progressistas), eleito no último pleito, e foi deferiu pedido em caráter liminar.

De acordo com Damasceno, Maria Lucinéia não havia sido notificada até a tarde do dia 13. Com isso, o prazo ainda não estava contando. Na noite dessa mesma data, a atual prefeita publicou um vídeo em uma rede social no qual negou qualquer tentativa de impedir a transição e atribuiu o atraso ao luto pela morte do vereador Chico Batista (PDT). No momento da filmagem, a gestora afirmou que assinou o decreto que, por conta do feriado, só foi publicado nesta segunda.

O decreto trouxe uma relação de 51 nomes, divididos entre 19 da atual e 32 da futura gestão do município. Os grupos se dividem entre os eixos temáticos entre educação, saúde, promoção social, planejamento e finanças, gestão administrativa e jurídico.

A comissão deve garantir que a próxima administração receba dados e informações necessárias ao funcionamento dos órgãos e entidades do município.

“Durante todo o período de transição fica assegurado a equipe de transição do Prefeito eleito requisitar, por meio de ofício, informações, relatórios, dados técnicos e outras informações necessárias, podendo, ainda, convidar integrantes da comissão de transição para prestar esclarecimentos presencialmente”, afirma o parágrafo único do decreto.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo