Conecte-se conosco

Cotidiano

Ufac lança questionário para avaliar acesso de alunos à internet e estuda implantar atividades remotas

Publicado

em

Questionário foi lançado no início desta semana e deve encerrar no dia de 18 de junho.

Ufac lança questionário para alunos visando elaborar atividades durante pandemia — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Por Alcinete Gadelha

Com o intuito de fazer um levantamento sobre o acesso dos estudantes à internet, a Universidade Federal do Acre (Ufac) lançou um questionário on-line para obter informações deles e elaborar um planejamento de atividades e ações para serem feitas durante o período de pandemia do novo coronavírus.

O questionário foi lançado no início desta semana e deve encerrar no dia de 18 de junho. Conforme os dados obtidos neste levantamento, a universidade deve começar a elaborar atividades não só para o período de isolamento, mas também para a retomada das atividades.

No formulário que pode ser preenchido no site da Ufac, são cadastradas informações e verifica condições e qualidade do acesso à internet dos alunos de graduação e pós-graduação.

As aulas na Ufac estão suspensas desde março, quando foi decretado o isolamento social. Depois de quase 90 dias, a universidade faz o levantamento e montou dois grupos de trabalho, um que faz o acompanhamento da parte de estrutura e outro que cuida da parte pedagógica e acadêmica.

José Sérgio Lopes, pró-reitor de assuntos estudantis nega que seja implantado o Sistema de Ensino a Distância (EAD) e que os dados são para atividades que ainda devem ser elaboradas e sugeridas ao conselho universitário após o levantamento.

“Enquanto instituição, vamos começar a fazer alguns diagnósticos para que a gente possa ver a realidade nossa, hoje. É preciso termos algumas informações, um panorama da nossa clientela para possível atividade remota. Isso não significa que são aulas a distância (EAD)”, disse.

O pró-reitor diz que antes de ser apresentada qualquer proposto ao conselho universitário, é preciso ter esse diagnóstico e ressalta que por isso é importante que os estudantes respondam, para que possa ter um reflexo bem perto do real.

No questionário são feitas perguntas, por exemplo, em qual região o aluno mora, como é a internet, se há espaço adequado para estudar em casa, entre outras.

“É um diagnóstico e depois levamos ações ao conselho universitário que aprova ou não. Tudo de forma democrática. O que nos preocupa é que se demora mais um pouco, a gente tem que se aproximar desse aluno para não ter uma evasão muito grande”, acrescentou.

O presidente do Diretório Central dos Estudantes no Acre (DCE), Richard Brilhante disse que o DCE faz parte do grupo de trabalho acadêmico que coordena a ação e apoia a ação, que pensa soluções de retorno. E reforça que toda ação que for proposta, vai ser executada de forma o aluno consiga ter acesso.

“Nós, enquanto DCE, estamos entendendo melhor a situação da universidade focando nos estudantes, nos professores, nos técnicos e tendo estes dados que vão ser preenchidos até dia 18, trabalharemos nas medidas de retorno e em ações que possam ser feitas on-line”, ressaltou o apoio.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo