Cotidiano
TSE conclui testes de segurança em sistema de votação e descarta risco de fraudes
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, nesta sexta-feira, os testes públicos de segurança no sistema eletrônico de votações. Desde quarta-feira, um grupo de investigadores da Polícia Federal (PF) simulou ataques nesse sistema para verificar possíveis fragilidades. De acordo com o TSE, não foi identificado nenhum problema capaz de colocar em risco as eleições deste ano.
“Não há essa possibilidade de uma invasão do sistema para chegar às urnas. Inviolável até hoje ela se demonstrou. Nunca se documentou nenhum tipo de fraude relativamente às eleições”, afirmou o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.
Barroso fez questão de frisar que nunca foi comprovado desvios nas votações pela urna eletrônica e lembrou que as irregularidades eram comuns na época do voto impresso. “Às vezes, as pessoas têm saudade de um tempo que não houve. No tempo do voto manual, impresso, é que nós tínhamos muitos episódios de fraudes. No tempo da urna eletrônica, nunca se comprovou fraude alguma.”
Os primeiros testes públicos de segurança para a eleição deste ano foram realizados ainda em 2019. No ano passado, os peritos realizaram 13 planos de ataques. Desses, dois demonstraram fragilidades no sistema. Eles foram repetidos nessa última fase e, segundo o TSE, não conseguiram alterar dados de eleitores e de candidatos.
Combate às Fake News
O presidente do TSE garantiu que o órgão está preparado para combater as fake news durante o processo eleitoral. Barroso afirmou que o tribunal fez uma parceria com as plataformas de mídias sociais para evitar o “comportamento inautêntico” de perfis.
“O tribunal já se reuniu com todos os grandes provedores de internet, com as principais mídias sociais, e obtivemos o compromisso deles de uma parceria intensa para enfrentarmos os comportamentos inautênticos nas redes sociais, seja pela realização de impulsionamentos ilegais, robôs, perfis falsos.”
Horário de votação
As eleições ocorrem em 15 e 29 de novembro (primeiro e segundo turno). Por conta da pandemia de coronavírus, o horário da votação neste ano foi ampliado em uma hora. Os eleitores poderão votar para prefeito e vereador entre 7h e 17h. Nos anos anteriores, a votação começava às 8h.
Para quem tem mais de 60 anos, que é considerado grupo de risco para a Covid-19, haverá atendimento preferencial nas seções eleitorais até às 10h. A intenção é evitar aglomerações.
Comentários
Cotidiano
Rio Branco começa a preparação e vai tentar voltar a ser protagonista

Foto PHD: Jogadores do Mais Querido realizaram o primeiro treino físico
O elenco do Rio Branco iniciou nesta terça, 16, no José de Melo, a preparação para a disputa do Campeonato Estadual. Os dirigentes do Mais Querido se reuniram com os atletas antes da primeira movimentação e deixaram claro a meta do clube, conquistar um calendário nacional para a temporada de 2027.
“Sabemos das dificuldades financeiras do clube, mas estamos vivendo um novo processo. O futebol é muito importante dentro do Rio Branco e precisamos voltar a ser protagonistas”, declarou a diretora Marina Lavocat.
Trabalho físico
Os atletas participaram do primeiro trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel e a partir desta terça, 17, os treinamentos serão em dois períodos.
“Não temos o tempo adequado de preparação e por isso vamos acelerar o processo. Quero um time forte na estreia contra o Vasco”, afirmou o técnico Ulisses Torres.
Matheus Nego
O meia Matheus Nego retorna ao Rio Branco depois de três temporadas longe do José de Melo. O atleta, formado na base do Estrelão, chega como uma contratação importante.
Comentários
Cotidiano
Dirigentes aprovam mudança no estatuto da Federação de Futebol

Com 12 votos a favor, 1 contra, 1 com ressalvas, e uma ausência, os dirigentes dos clubes aprovaram nesta terça, 16, a mudança no estatuto da Federação de Futebol do Acre (FFAC). A principal alteração é com relação à eleição para o próximo presidente da entidade. A partir do pleito o futuro mandatário do futebol acreano terá direito somente a duas reeleições.
“Fiz um estudo dos estatutos de todas as federações e da CBF para realizar as mudanças. Conseguimos atualizar as normas da entidade, inclusive, com conselho de administração e diretoria executiva”, explicou o advogado Marco Antônio Mourão.
Rio Branco e Independência
O presidente do Rio Branco, Valdemar Neto, votou contra a mudança no estatuto e o Independência, representado por Illimani Suarez, aprovou com ressalvas. O Humaitá não foi representado na reunião.
Agradeceu o apoio
O presidente da FFAC, Adem Araújo, agradeceu o apoio da maioria dos dirigentes para a mudança e acredita na evolução do futebol acreano nos próximos anos.
“Contar com apoio da maioria dos dirigentes em um momento importante aumenta responsabilidade. Vamos seguir trabalhando para melhorar o nosso futebol”, declarou Adem Araújo.
Comentários
Cotidiano
Fluminense da Bahia apresenta recurso e pede a exclusão do Brasileia do Estadual

Foto João Valente: Diretoria do Flu da Bahia quer a vaga na final do Estadual
O jogo terminou, mas a disputa por uma vaga na final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A ainda não. A diretoria do Fluminense da Bahia entrou com um recurso na Federação Acreana de Futsal nessa terça, 16, pedindo a exclusão do Brasileia do Campeonato Estadual.
O pedido tem como base o comportamento dos torcedores da equipe da Fronteira na partida da última sexta, 12, no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia, quando ocorreu invasão e objetos arremessados dentro de quadra.
“Em um primeiro momento, a nossa intenção era apenas uma punição para Brasileia. A defesa do Brasileia para não perder o mando de quadra abriu a possibilidade do recurso e, agora, queremos o cumprimento do artigo 25 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e por isso estamos solicitando a exclusão do Brasileia”, explicou o presidente do Fluminense da Bahia, José Luzenildo Alves (Pirlo).
Recurso encaminhado
O presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale, encaminhou o recurso do Fluminense da Bahia para o departamento jurídico da entidade e a doutora Madalena Ribeiro vai avaliar.
“Temos dois recursos para serem julgados, o do Brasileia e o do Fluminense da Bahia. O ideal era termos uma definição até sexta(19), mas existem os prazos e quem vai definir e o nosso departamento jurídico”, explicou Rafael do Vale.


Você precisa fazer login para comentar.