Geral
Triplo homicídio é registrado na divisa do Acre; suspeito envia áudio após o crime
O delegado destacou a frieza do autor, que logo após cometer os assassinatos, enviou áudios via WhatsApp relatando o incidente e afirmando que esperaria a chegada da polícia em casa. Segundo o depoimento

As vítimas foram identificadas como Pedro Cavalcante da Silva, de 65 anos, e seu irmão Miguel Cavalcante da Silva, de 53 anos, ambos moradores da cidade de Mâncio Lima, no Acre, e Adair José da Silva Nascimento, de 45 anos, residente de Guajará.
Com Juruá Online
Na comunidade Ouro Preto, localizada na zona rural de Guajará, na divisa com o município de Ipixuna, um triplo homicídio chocou a população da região. O caso ocorreu em uma área ribeirinha na madrugada de terça-feira, 22, e as vítimas foram identificadas como Pedro Cavalcante da Silva, de 65 anos, e seu irmão Miguel Cavalcante da Silva, de 53 anos, ambos moradores da cidade de Mâncio Lima, no Acre, e Adair José da Silva Nascimento, de 45 anos, residente de Guajará.
Conforme informado pelo delegado de Guajará, Adenilson Aguiar, uma equipe policial foi enviada para o local. Neste momento, as identidades das vítimas ainda não foram confirmadas, mas há a informação de que a equipe policial já está retornando da comunidade com um suspeito detido e dois corpos.
Durante as diligências, os policiais encontraram os corpos de Miguel e Adair com marcas de tiros no rosto, causados por disparos de espingarda a curta distância. O corpo de Pedro ainda não foi localizado, mas o autor afirma que ele foi atingido por um disparo e caiu na água, desaparecendo no rio. O Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar as buscas.

Crime ocorreu em propriedade às margens do Rio Juruá, entre Acre e Amazonas — Foto: Polícia Civil
A arma utilizada no crime foi apreendida pelos investigadores, que seguem apurando os detalhes. Em depoimento preliminar, o autor do triplo homicídio alegou que as vítimas teriam tentado invadir sua residência durante a madrugada, o que o teria motivado a atirar contra o trio. As circunstâncias e a motivação do crime estão sob investigação.
Além disso, tem um áudio circulado nas redes sociais, do suposto autor dos crimes. Nele, o homem pede que as autoridades fossem chamadas, afirmando que aguardaria a chegada da polícia em sua casa, após preparar uma refeição, revelando ainda que não tolera ser desrespeitado, que qualquer um que tentar, “pega chumbo”.

Suspeito relatou que vítimas tentaram invadir sua propriedade — Foto: Polícia Civil
O delegado confirmou os áudios, é relatou frieza do autor, que logo após cometer os assassinatos, enviou áudios via WhatsApp relatando o incidente e afirmando que esperaria a chegada da polícia em sua casa. Segundo o depoimento, o pai do acusado foi até a delegacia na manhã do dia 22 para comunicar às autoridades sobre os áudios enviados pelo filho, nos quais ele afirmava ter matado às vítimas e estava aguardando a polícia.
Os corpos foram encaminhados para a sede do município, onde as investigações terão continuidade. A polícia apreendeu a arma utilizada no crime e está trabalhando para esclarecer todas as circunstâncias que levaram ao triplo homicídio.

Após matar o trio, suspeito arrastou dois corpos para dentro de casa para aguardar a polícia — Foto: Polícia Civil
Comentários
Geral
Polícia Civil do Acre prende foragido de alta periculosidade conhecido por assaltos a bancos e tráfico interestadual de drogas

Equipe da DENARC/AC, com apoio da CORE e CIOPAER, durante operação de alto risco para prender foragido de organização criminosa. Foto: cedida.
A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), prendeu na tarde da última quarta-feira, 9, um dos criminosos mais procurados do Espírito Santo, conhecido no mundo do crime como “Frankenstein”. A prisão aconteceu no bairro Estação Experimental, em Rio Branco, e é resultado de uma ação integrada entre a Polícia Civil do Acre e a do Espírito Santo.
O investigado, identificado com as iniciais E.S.A., de 52 anos, usava documentos falsos com o nome de Gustavo Sérgio Alves e vivia na capital acreana desde 2017, onde levava uma vida de alto padrão, apresentando-se como empresário. Segundo o delegado titular da DENARC/AC, Saulo Macedo, o criminoso era monitorado há semanas após o repasse de informações pela unidade capixaba.
“A DENARC do Espírito Santo nos informou sobre um foragido de longa data que estaria escondido aqui. Ele é um criminoso bastante influente naquele estado e confirmamos que estava vivendo em Rio Branco sob identidade falsa, morando em uma casa de alto padrão no Conjunto Tangará e com um estilo de vida muito acima da média. A operação teve sucesso também graças à celeridade do Poder Judiciário acreano, por meio da Vara de Juiz de Garantias, que foi fundamental para a rápida expedição dos mandados de prisão e de busca e apreensão.” explicou o delegado.

Cartões bancários, documentos falsos e veículo de luxo foram apreendidos com o criminoso. Foto: cedida.
A ficha criminal de “Frankenstein” é extensa. Ele é apontado como membro de uma organização criminosa especializada em roubos a bancos, com atuação em cidades do interior de diversos estados brasileiros. Entre os crimes atribuídos a ele estão assaltos a instituições financeiras, homicídios, sequestros e tráfico de drogas. Em uma de suas condenações, ele foi responsabilizado pelo roubo de uma agência da Caixa Econômica Federal.
Além disso, “Frankenstein” tem histórico militar, pois ele já foi fuzileiro naval e, segundo as investigações, chegou a dar treinamento militar para integrantes do tráfico. O homem foi condenado a quase 40 anos de prisão e, mesmo após ser preso, continuou atuando na organização criminosa, o que motivou sua transferência, anos atrás, para o presídio federal de Catanduvas.
O cumprimento dos mandados de prisão exigiu uma operação de alto risco, envolvendo equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER). A ação foi realizada por volta das 13h30 na residência do foragido.
Durante o cumprimento do mandado de busca, foram encontrados 14 cartões bancários, documentos diversos em nome falso e um carro de alto valor. As equipes também identificaram indícios de que ele era responsável por remessas de drogas do Acre para o Espírito Santo. As investigações continuam para confirmar a extensão dessa atuação.

“Frankenstein” foi capturado pela Polícia Civil do Acre após anos foragido. Foto: cedida.
“As fontes de inteligência apontam com segurança que ele era peça-chave no tráfico interestadual. A apuração sobre essas conexões segue em curso”, ressaltou Saulo Macedo.
A cooperação entre as delegacias de repressão ao narcotráfico dos estados foi fundamental para o sucesso da operação. A troca de informações faz parte da Rede Nacional de Enfrentamento ao Narcotráfico (RENARC) uma iniciativa do Ministério da Justiça que busca integrar as DENARCs em todo o país para combater o crime organizado com mais eficiência.
A prisão de ontem representa um duro golpe na estrutura da criminalidade interestadual e reforça a importância do trabalho em rede entre as polícias civis dos estados brasileiros.
Fonte: PCAC
Comentários
Geral
Polícia Civil e Ciopaer prendem dois suspeitos, apreendem dinheiro falso e bens em operação contra quadrilha de estelionatários na Transacreana

Material apreendido no imóvel: cédulas falsas, celulares e veículos. Foto: cedida.
A Polícia Civil do Acre, em ação conjunta com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), realizou na tarde da última quarta-feira, 9, uma operação na estrada Transacreana com o objetivo de cumprir mandado de prisão contra o líder de uma quadrilha nacional de estelionatários, alvo da Operação “Lord Agro”.
As diligências foram realizadas em uma extensa área de mata e em um imóvel rural localizado no km 23 da Transacreana, zona rural de Rio Branco. A operação integra os desdobramentos da ofensiva que vem sendo executada desde a última segunda-feira para desarticular a organização criminosa.
Segundo as investigações, a quadrilha é responsável por causar prejuízos milionários a vítimas nos estados do Maranhão, Goiás e Minas Gerais, por meio de golpes sofisticados envolvendo comercialização fraudulenta no setor agropecuário.

Material apreendido no imóvel: cédulas falsas, celulares e veículos. Foto: cedida.
Durante a ação no imóvel rural, duas pessoas foram presas em flagrante e diversos itens foram apreendidos, incluindo uma grande quantidade de moeda falsa, aparelhos celulares, veículos e outros bens adquiridos com os lucros dos crimes praticados. O principal alvo da operação, entretanto, conseguiu fugir por uma área de mata densa e segue sendo procurado pelas autoridades.
A Polícia Civil e o Ciopaer seguem mobilizados nas buscas pelo foragido e reforçam o compromisso no combate à criminalidade organizada, especialmente contra delitos que ultrapassam as fronteiras estaduais e geram grandes prejuízos financeiros às vítimas.
“Essa ação é um desdobramento da primeira fase da Operação ‘Lord Agro’, deflagrada no início desta semana. Estamos lidando com uma organização criminosa altamente estruturada, especializada em aplicar golpes milionários em diversos estados do país. A operação de hoje contou com o apoio essencial do Ciopaer e representa mais um passo no enfrentamento direto ao estelionato e ao crime organizado. Mesmo com a fuga do principal alvo, conseguimos apreender materiais importantes que vão fortalecer as próximas etapas da investigação”, destacou o delegado Roberth Alencar.
Fonte: PCAC
Comentários
Geral
Polícia Civil do Acre prende homem acusado de abusar sexualmente da cunhada durante a infância

O acusado foi localizado e está à disposição da Justiça. Foto: cedida.
A Polícia Civil do Estado do Acre, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (DECAV), prendeu na manhã desta quinta-feira, 10, um homem de 27 anos, identificado pelas iniciais P.P.B.A. Ele é acusado de ter abusado sexualmente da cunhada dos 7 aos 11 anos de idade.
A prisão foi realizada no bairro Vitória, em Rio Branco, por meio do cumprimento de mandado expedido pela 2ª Vara da Infância e da Juventude, no dia 9 de abril. De acordo com as investigações, os abusos ocorriam de forma recorrente quando o suspeito ficava sozinho com a criança, aproveitando-se da vulnerabilidade e confiança familiar.
A denúncia foi feita em 2022, dando início a uma apuração minuciosa conduzida pelo delegado Alberto Dalacosta Filho. Após a conclusão do inquérito policial e a tramitação do processo judicial, foi decretada a prisão do acusado, que foi cumprida pelos investigadores da DECAV nesta quinta-feira.
De acordo com o delegado Alberto Dalacosta, a prisão representa um importante passo no combate aos crimes sexuais contra menores. “A proteção da infância é uma prioridade absoluta. Cada caso investigado e esclarecido é um ato de justiça e de proteção para as próximas gerações”, afirmou o delegado.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso com o enfrentamento de crimes contra crianças e adolescentes, oferecendo atendimento humanizado às vítimas e responsabilização aos agressores. O preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
Fonte: PCAC
Você precisa fazer login para comentar.