fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Trio que tentou matar taxista durante assalto passa a ser réu

Publicado

em

Os presidiários Weverton Feliciano, Jeferson de Souza Vieira e Lorrana Nascimento Gadelha, passaram da condição de acusados para réus pela tentativa de latrocínio contra um taxista e também por tráfico de drogas.

A decisão é do Juiz da Comarca do Bujari Manoel Simões Pedroga, que aceitou a denúncia do Ministério Público do Acre,

O crime aconteceu na noite de 29 de abril deste ano.

Consta na denúncia, que a intenção do trio, era subtrair o carro da vítima.

Para conseguir o plano criminoso, Lorrana contratou uma corrida entre Rio Branco a Bujari.

Mas durante o trajeto, a vítima foi rendida e levada para o Ramal do Mutum, área rural do Bujari.

Como medo de ser assassinado, o taxista correu e foi atingido com tiro de raspão na região da cabeça.

Mesmo ferido o taxista, pediu ajuda e foi socorrido pelo SAMU.

Pouco tempo depois, os três acusados foram presos pela Polícia Militar.

Ainda na decisão, que recebeu a denúncia, a justiça manteve a prisão de Weverton, Jeferson e Lorrana Gadelha.

Matérias relacionadas:

Trio do Crime: Bandidos do Comando Vermelho são presos após ataque a taxista

Da custódia para cela: Trio que tentou matar taxista durante assalto tem prisão preventiva decretada

Comentários

Continue lendo

Acre

Epitaciolândia se destaca como cidade pioneira com Plano de Turismo Sustentável no Acre

Publicado

em

Por

Em um momento marcante para o turismo do Acre, a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) participou do lançamento do Plano de Turismo Sustentável de Epitaciolândia, a primeira cidade do estado incluída no Mapa do Turismo Brasileiro a ter um plano com informações sobre a história e geografia do município, as leis que orientam o desenvolvimento do turismo, os serviços ofertados, atrativos naturais e culturais da cidade e a cadeia produtiva local.

Coordenado pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e assessorado pelo consultor do Programa DEL Turismo, o plano foi entregue pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre e pela Prefeitura de Epitaciolândia, nesta semana, na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo.

“Este acontecimento nos deixa felizes por demonstrar que os municípios também estão fazendo o seu papel na promoção e desenvolvimento do turismo no estado, especialmente de um turismo sustentável, que é o que a gente faz aqui, que envolve o acesso às unidades de conservação, às reservas extrativistas, ao manejo de recursos naturais”, disse Jackson Viana, representante da Sete no evento.

Epitaciolândia é a primeira cidade do estado a ter Plano de Turismo Sustentável. Foto: Aline Nascimento/Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre

“Esse plano foi desenvolvido ao longo de três anos em parceria com o Del Turismo, onde tem todo o levantamento histórico, dados sobre o turismo aqui de Epitaciolândia. Então, é um plano que vai nortear os nossos próximos passos, o que nós devemos fazer e nos dedicar para que cada vez mais nós possamos atrair turistas”, disse o prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes.

“O plano vai nortear as políticas públicas, auxiliando no fomento ao desenvolvimento, no fortalecimento do turismo, como visão de médio e longo prazo, que traz propostas, além dos atrativos turísticos, para que a gente consiga buscar esse diferencial para o município de Epitaciolândia”, disse Tíssia Veloso, coordenadora do Fórum Empresarial do Acre.

Alinhado à sustentabilidade, Epitaciolândia passa a ser exemplo com as propostas apresentadas no plano. “Nos colocamos à disposição enquanto secretaria para apoiar os demais municípios a pensarem em seus planos, em suas realidades com as prefeituras e o Estado atuando em conjunto”, ressaltou Viana.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC e Sesacre discutem redução de suspensão de cirurgias eletivas no Acre

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria Especializada em Defesa da Saúde, se reuniu na última segunda-feira (24) com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) para apresentar o projeto “SUS – Tempo é vida”. A iniciativa visa reduzir os índices de suspensão de cirurgias eletivas na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre).

A reunião foi conduzida pelo promotor de Justiça Ocimar Sales e teve a participação da secretária adjunta assistencial de Saúde, Ana Cristina Moraes, da diretora de Regulação da Sesacre, Soron Steiner, e da equipe do Núcleo de Apoio Técnico (NAT). Segundo o promotor, o projeto está alinhado com o Plano Geral de Atuação (PGA) do MPAC para 2024-2025, cuja meta é reduzir em 25% os casos de suspensão de cirurgias na rede estadual de saúde no período de dois anos.

Durante a reunião, foram discutidas diversas ações para alcançar essa meta, incluindo a organização dos fluxos pré-operatórios e regulatórios, a criação de diretrizes para transparência e integridade das informações, e a implantação de medidas gerenciais e de um plano de ação.

Uma das medidas é a criação de um portal de informações, que permitirá o lançamento e acompanhamento de dados sobre as cirurgias realizadas e suspensas. A criação do portal deverá ser realizada em cooperação com a equipe de Tecnologia da Informação da Sesacre, visando a obtenção de dados mais íntegros e precisos sobre a produção cirúrgica.

A próxima etapa será a apresentação do projeto para a Fundhacre, unidade responsável pela execução das medidas propostas. O promotor Ocimar Sales destacou a importância desse projeto no contexto da fiscalização do emprego de recursos públicos destinados à implantação de políticas públicas.

“Estamos fazendo um diagnóstico sobre a efetividade da rede em relação ao número de cirurgias realizadas e suspensas, e apresentando propostas de ações resolutivas para reduzir esses índices de suspensão. O projeto também pretende reduzir a judicialização de cirurgias e monitorar os riscos que impedem a realização de procedimentos mesmo com o paciente internado”, afirmou o promotor.

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC e Idaf realizam operação de apreensão de carne clandestina em Rio Branco

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Acre (Idaf) realizaram nesta quarta-feira (26) uma operação de apreensão de 3.800 kg de carne bovina clandestina em Rio Branco. A ação foi realizada em conjunto com a Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, e as polícias Civil e Militar.

O promotor de Justiça Fernando Cembranel acompanhou a operação, que resultou na prisão em flagrante do gerente e do responsável técnico de uma fábrica que comercializava charque bovina com uso de sal mineral animal, imprópria para consumo humano, e falta de condições de higiene.

Durante a operação, foram apreendidos charques expostos à venda com rótulos irregulares e outros armazenados sem identificação, em uma frutaria localizada em um mercantil do mesmo proprietário da fábrica. A partir de recomendação do MPAC, a Vigilância Sanitária Estadual deverá recolher o produto dos supermercados e órgãos públicos.

A ação teve início após denúncia encaminhada ao Idaf de que uma marca de charque da merenda escolar de Cruzeiro do Sul apresentava mau odor e irregularidades na rotulagem.

Na última quinta-feira (20), o Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MPAC realizou uma inspeção e descobriu que o endereço de fabricação do produto no rótulo era falso. No endereço correto, a equipe verificou que a produção ocorria sem proteção adequada, com carnes expostas ao ar livre, destinadas ao mercado local e à merenda escolar.

Na operação desta quarta-feira, a fábrica já havia sido desativada. Em inspeções realizadas em estabelecimentos que comercializam charques, após denúncias anônimas o MPAC chegou ao caso de outra marca também irregular.

As carnes foram apreendidas, passaram por perícia da Polícia Civil, e foram enterradas no aterro sanitário. Além disso, as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal irão realizar o recolhimento do produto em todo o estado.

Fotos: Gabriel Vitorino (estagiário)

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo