fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Trio do Crime: Bandidos do Comando Vermelho são presos após ataque a taxista

Publicado

em

Na noite desta segunda-feira (29), os criminosos Weverton Feliciano Pereira, 18 anos, Jeferson de Souza Vieira, 21, e Lorrana Nascimento Gadelha, 20, foram capturados pela polícia em um posto de combustíveis na rodovia AC-10, no bairro Alto Alegre, em Rio Branco. O trio é acusado de sequestro, agressão física e tentativa de latrocínio.

De acordo com relatos das autoridades, os três fazem parte da facção criminosa Comando Vermelho. O incidente começou quando eles pegaram uma corrida com o taxista Márcio Alex Feitosa do Vale, 47 anos, próximo ao pronto-socorro de Rio Branco, no bairro do Bosque, com destino ao Bujari. Para garantir a veracidade da corrida, adiantaram o pagamento de R$ 150,00 via Pix.

Entretanto, ao chegarem ao Bujari, os criminosos deram mais R$ 50 para serem deixados em outro local. Foi então que a situação tomou um rumo sombrio. Um dos passageiros aplicou uma gravata no taxista, enquanto outro o agredia violentamente. A terceira pessoa, que estava no banco da frente, retirou uma escopeta do porta-malas.

O taxista tentou fugir, mas foi atingido por um tiro de raspão na cabeça e agredido brutalmente pelos criminosos, que fugiram com o veículo em direção ao ramal do Mutum. Graças à ajuda de moradores locais, o homem foi socorrido pelo SAMU e levado ao pronto-socorro de Rio Branco.

A perseguição policial começou quando os agentes avistaram os criminosos com o táxi da vítima na Estrada do Mutum. Após uma perseguição que culminou em um posto de combustíveis na rodovia AC-10, o trio se entregou às autoridades.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, enquanto os acusados aguardam os procedimentos legais na Delegacia de Flagrantes (Defla).

Comentários

Continue lendo

Acre

Terceira usina fotovoltaica é inaugurada na sede do TJAC

Publicado

em

Por

Nova instalação já apresenta bons resultados, como geração de energia limpa e economia para os cofres públicos

A Administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) segue atuante na implantação de alternativas sustentáveis. Diferentes iniciativas e campanhas demonstram o compromisso do Judiciário acreano em contribuir com um meio ambiente limpo e condizente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).    

Dentre as ações implementadas, destaca-se a introdução de usinas fotovoltaicas em edifícios da Justiça estadual, que hoje ganhou reforço. Foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira, 17, pela presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, mais uma usina solar, a terceira do Judiciário acreano. O evento ocorreu na sede-administrativa, local escolhido para as novas instalações. 

Na solenidade, a desembargadora-presidente Regina Ferrari destacou que essa tecnologia expõe o comprometimento do Judiciário do Acre com a sustentabilidade, além de gerar benefícios econômicos e atender às normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“A usina não apenas nos coloca na vanguarda da adoção de energias renováveis, mas também contribui para o cumprimento de uma das metas da Agenda 2030, demonstrando o nosso comprometimento com o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro mais justo e equitativo para as gerações presentes e futuras”, ressaltou a presidente.

Também estiveram presentes no evento o vice-presidente Luís Camolez; a decana da Corte estadual, Eva Evangelista; o desembargador Nonato Maia; as diretoras e diretores da Instituição; o representante da empresa Aura Engenharia, Wagner Barbosa; e servidoras e servidores da Diretoria de Logística (Dilog), responsáveis pelo projeto. 

Terceira usina fotovoltaica

Composta por 295 placas solares de 575 Watts, a nova instalação gerará aproximadamente 17.000 kWh/mês (Quilowatts hora por mês), ou seja, o suficiente para atender aproximadamente 111 residências. 

Segundo a engenheira elétrica do TJAC, Hilary Costa, foram investidos 700 mil reais de recursos próprios da Instituição. Além disso, destacou que a usina já apresenta os primeiros resultados positivos para as contas de energia do Judiciário acreano.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Aleac homenageia General Ubiratan Poty por serviços ao Acre pelo Programa Calha Norte

Publicado

em

Por

Em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Estado Acre (Aleac) homenageou o General Ubiratan Poty, diretor do Programa Calha Norte, com a entrega do título de Cidadão Acreano. A honraria é concedida anualmente a personalidades indicadas pelos deputados que compõe o parlamento estadual.
Presidida pelo deputado Manoel Moraes (PP), a sessão solene foi realizada atendendo a requerimento nº 35/2024 da mesa diretora da Aleac, por ensejo da vinda do homenageado ao Acre para cumprimento de agenda institucional, uma vez que o mesmo não pôde estar presente ao ato solene de entrega dos títulos realizado no final de 2023, em Rio Branco.
Ao abrir a sessão, o deputado Manoel Moraes, representado a mesa diretora da Aleac e o governo do Estado, na condição de líder do Executivo no parlamento estadual, deu as boas-vindas aos presentes e sintetizou o que significa para o Poder Legislativo prestar a homenagem. “É uma satisfação para todos nós, uma honra”, expressou.
Primeiro a utilizar a palavra, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PP), que também é presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac) considerou o ato de homenagear o General Poty “um marco na história do Acre”.
“Esse título é mais do que merecido porque é um homem que já serviu aqui num tempo difícil quando nem tinha estrada, era de batelão e depois em Brasília numa função que ele pode ajudar o Acre, um estado que ele adotou. Os deputados acertaram em cheio porque este homem é merecedor pela mudança que fez na gestão de convênios entre a União e os Estados e Municípios. A metodologia usada por ele nunca existiu e facilitou muito porque nós prefeitos sabemos da dificuldade que sempre tivemos junto aos ministérios em Brasília e ele tornou o processo ágil, acompanha a execução vindo in loco e sua forma de trabalhar trouxe uma maior tranquilidade para todos nós. Então muito obrigado por tudo que o senhor tem feito não só pelo Acre, mas por toda a nossa região Norte e o nosso Brasil. ”, reconheceu.
Co-autora da indicação para a homenagem ao General Poty, a deputada federal Socorro Neri (PP), representando a Câmara Federal, ao se pronunciar após ler a biografia do homenageado falou das motivações para tal.
“Este brasileiro honra a farda que veste e a vocação que assumiu em sua vida. Por sua biografia que por si só ele já e merecedor de todas honras que o povo amazônida e povo acreano possam lhe prestar. Ao conceder essa honra de cidadão acreano, a Assembleia Legislativa torna esse título ainda mais diferenciado, distinguido e honrado porque honrou alguém que está à altura. O senhor dignifica título e a honra é para todos nós que tivemos e que temos o privilégio de hoje termos coordenando um programa importantíssimo para nossa região que tanto já avançou nos municípios acreanos e da região Norte com melhorias que vão desde poços artesianos, estradas, escolas, unidades de saúde, mercados, espaços esportivos, maquinários, equipamentos e tudo que se possa imaginar para benefício e melhorar a nossa qualidade de vida dos acreanos e amazônidas”, destacou
Ao se pronunciar, o deputado Arlenilson Cunha (PL) , representou os 24 deputados que compõe o parlamento acreano. “A relevância e importância de suas contribuições par ao Acre e para a Amazônia são inestimáveis. Então fica aqui fica aqui o nosso reconhecimento, a nossa gratidão e o abraço de todos os deputados da Aleac que nesse ato concede esse tão honrado título como reconhecimento público ao seu trabalho e ao seu comprometimento com o desenvolvimento e o progresso da nossa região amazônica e do nosso Acre”, afirmou.
Também estavam presentes no plenário da Aleac: o comandante do Comando de Fronteira Acre do 4º Batalhão de Infantaria e Selva (Bis), Coronel Elmir Xavier; o comandante do 7º Batalhão de Engenharia e Construção (Bec), Tenente Coronel Aberlado Faria Filho; o subdiretor do Programa Calha Norte, Coronel Armindo Medeiros Júnior; e outros militares como o Coronel Colin e demais amigos do general.

“É um dia muito importante na minha vida”, diz General Poty

Após receber a honraria concedida pela Aleac, o General Ubiratan Poty expressou gratidão, reafirmou seu compromisso com o Acre e disse tratar-se de “um dia muito importante em sua vida”.
“Eu só tenho a agradecer a Assembleia Legislativa, aos 22 prefeitos do Acre, ao governador pela relação sempre amistosa em favor do interesse público e à bancada federal pela confiança no nosso trabalho. É um reconhecimento, mas eu olho também por outro lado do aumento do meu compromisso em procurar fazer mais e melhor na minha função de diretor Programa Calha Norte de continuar trabalhando, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região, do estado e dos municípios através dos governos e prefeituras”, reafirmou.
O General Poty destacou que o Acre é um dos estados que mais destina recursos para o Programa Calha Norte, através de emendas parlamentares individuais e de bancada e informou que vem ao estado pelo menos duas vezes ao ano para fazer vistorias em obras “com objetivo de agilizar as prestações de contas e garantir a celeridade na execução dos projetos”. Segundo ele, atualmente existem 33 obras em execução em 15 municípios do estado do Acre.

Ainda em sua fala, ele lembrou sua relação histórica com o Acre. “Eu tenho uma ligação muito grande com o estado do Acre porque eu servi aqui em 1985, comandei o pelotão de Assis Brasil em 86, pelotão de Brasiléia e Epitaciolândia e fiquei mais um tempo aqui em Rio Branco e tive também a grata satisfação de retornar para essa área aqui do Brasil, como comandante da brigada de Porto Velho, que enquadra o estado de Rondônia, o estado Acre, o sul da Amazônia. Então uma ligação muito afetiva com a região. Tenho muitos amigos aqui, muitos ex-militares que trabalharam comigo, então uma satisfação grande e agora já como diretor do programa”, lembrou.

Biografia do homenageado

General de Divisão, Ubiratan Poty ascendeu ao posto atual em 25 de novembro de 2015, oriundo do Colégio Militar de Fortaleza, incorporou às fileiras do Exército em 27 de fevereiro de 1978, na Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende – Rio de Janeiro, tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1981.
Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares do Exército, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, é possuidor dos cursos Básico Paraquedista, Operações na Selva Categoria “B” e Avançado de Inteligência.
Durante sua vida militar, destacam-se o desempenho das seguintes funções: – comandante do 1º Pelotão Especial de Fronteira, em Brasileia AC; – comandante do 2º Pelotão Especial de Fronteira, Assis Brasil/AC; – instrutor do Centro de Instrução de Guerra na Selva, em Manaus/AM; – comandante do 53º Batalhão de Infantaria de Selva, em Itaituba/PA; – Oficial de Estado-Maior do Quartel-General da Missão de Verificação de Paz das Nações Unidas, em Angola; – Adido Militar na República Oriental do Uruguai; – Analista e Subchefe do Centro de Inteligência do Exército. Como General, desempenhou as seguintes funções: – comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, em Porto Velho/RO; – chefe do Centro de Operações do Comando Militar da Amazônia, em Manaus/AM; – chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, em Manaus/AM; – chefe do Centro de Inteligência do Exército em Brasília/DF; e – Passou para a reserva remunerada em 16 ago 2019.
Atual Diretor do Departamento do Programa Calha Norte DPCN/MD, assumiu ao cargo em 10 set 2019.

Texto: Lamlid Nobre

Fotos: Sergio Vale

 

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC se reúne com as associações representativas das pessoas com lúpus, fibromialgia e renais crônicos

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Apoio de Defesa da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência e da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde, se reuniu nesta quinta-feira, 16, com representantes da Associação de Fibromiálgicos do Acre e da Associação dos Pacientes Renais e Transplantados do Acre. O encontro teve como intuito compreender as necessidades de ambos os grupos e a melhor forma de atendê-los.

A reunião, conduzida pela procuradora de Justiça Gilcely Evangelista e o promotor de Justiça Ocimar Sales, estabeleceu um diálogo entre o MPAC e as associações, ocasião em que os representantes puderam apresentar questões como a demora dos atendimentos médicos, a dificuldade de acesso aos medicamentos e o não cumprimento da garantia de seus direitos por algumas entidades.

“Tivemos um diálogo importante, tratando sobre os principais anseios dos pacientes com lúpus, fibromialgia e renais crônicos, especialmente quanto aos serviços de saúde que necessitam. Ainda, cabe destacar a necessidade de inclusão de pessoas com deficiências ocultas em nossa sociedade, razão pela qual o Ministério Público pretende realizar um fórum para fortalecer uma cultura na qual todos os indivíduos vivam com igual respeito e dignidade”, disse o promotor de Justiça Ocimar Sales.

Gabriel Vitorino – Estagiário
Agência de Notícias MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo