fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Três gerações da mesma família indígena tiram registro de nascimento tardio no Projeto Cidadão do TJAC

Publicado

em

Mãe, sete filhas e filhos e dois netos do povo Huni Kuin tiraram no sábado, 27, as Certidões de Nascimento em mais uma edição do Projeto Cidadão, passando a existir perante do Estado e acessando direitos

Ao pegar sua Certidão de Nascimento, emitida no sábado, 27, pelo Projeto Cidadão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Maria Salomé Sales, de 54 anos de idade, do povo Huni Kuin, abraçou emocionada a agente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Ruama Santos, que junto com o cacique Elias Paulino da Aldeia Belo Monte, 56 anos, auxiliaram Maria e suas sete filhas e filhos e dois netos a tirarem os registros de nascimento pela primeira vez na vida.

A família morou a vida toda na Aldeia Belo Monte e por mais que os cunhados, maridos das filhas tenham documento, elas ainda não tinham vindo à cidade para emitir as Certidões. Mas, após uma audiência longa, para ser possível entender toda a árvore genealógica da família e também porque Maria Salomé, suas filhas e os bebês não falavam Português, eles conseguiram ter os documentos. 

Utilizando os recursos do Ponto de Inclusão Digital (PIDJus), instalado no dia anterior, 26, estavam realizando a audiência, por videoconferência, a juíza de Direito Rosilene Santana, titular da Vara Cível de Tarauacá, com competência para responder pelo Jordão. E presencialmente trabalharam o defensor público Rodrigo Lobão, também de Tarauacá e o promotor Efraim Mendivil. Mas, participam do momento toda a família, tio, cunhados, pois eram testemunhas do processo. 

Direitos garantidos

Com a certidão elas e eles passam a existir para o Estado e podem acessar direitos básicos, como: tirar os outros documentos, RG, CPF e Carteira de Trabalho; realizar matrícula na escola; ser atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS); e, acessar benefícios previdenciários. 

Mesmo sem falar Português, pois o povo Huni Kuin pertence à família linguística Pano, Maria Salomé conseguiu traduzir com o gesto do abraço o que sentiu ao ter documentos, sem custos. Afinal, o Projeto Cidadão do TJAC, com ajuda de diversos parceiros, leva há 29 anos seus serviços para população acreana, sem cobrar pela emissão dos documentos, para assim, promover justiça e cidadania. 

Polícia Civil por meio do Instituto de Identificação, Estado com suas secretarias e órgãos, Municípios do Acre, Poder Legislativo, Governo Federal com órgãos Autarquias e Ministérios, instituições do Sistema de Justiça (Ministério Público e Defensoria) são parceiros que o Projeto teve ao longo de sua história. Mas, nesta edição, os recursos para realização da atividade foram próprios, o que demonstra o compromisso da atual gestão, com a presidente Regina Ferrari, em desenvolver ações sociais para todas e todos.

Envolvimento

A história começou cedo, na manhã do sábado, a audiência terminou perto do meio dia, a família indígena foi almoçar e na parte da tarde foram emitir as Certidões no cartório do Centro de Justiça e Cidadania (Cejuc), quando Maria Salomé e duas de suas filhas puderam tirar a identidade, porque a equipe do Instituto de Identificação chegou ao Cejuc para tirar os novos Registros Gerais (RGs) das servidoras da Justiça,que não largaram o batente um minuto e, por isso, não puderam ir até a Escola Bernardo Abdon, onde aconteceriam os atendimentos. 

Mas, nesse momento, que já passava das 16h30, horário para encerrar os serviços, os fotógrafos contratados tinham finalizado, a Polícia Civil já tinha extrapolado em muito a quantidade de senhas possíveis, fazendo um trabalho intenso para atender quase 600 pessoas, mas, com diálogo e dedicação de todos, eu, não fui apenas a testemunha jornalística dessa história, mas pude contribuir batendo o retrato 3×4 das três mulheres indígenas. 

Esse envolvimento e engajamento de todas e todos servidores que viajam longas distâncias, que ultrapassam os limites do possível, é o clima e a lição que toda edição do Projeto Cidadão deixa na comunidade atendida e nas pessoas que trabalham.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil apreende aproximadamente 30 quilos de drogas e prende três homens em Mâncio Lima

Publicado

em

Os policiais, que investigavam crimes de furtos de veículos, chegaram até uma residência, onde estavam os três indivíduos vigiando o entorpecente.

A ação policial ocorreu no ramal do Batoque, há poucos quilômetros do centro de Mâncio Lima. Foto: assessoria

Assessoria/ PCAC

Na manhã desta segunda-feira, 20, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio dos investigadores da delegacia de Mâncio Lima tiverem êxito ao apreender cerca de 30 quilos de entorpecentes que estavam na posse de três indivíduos, que foram presos em flagrante delito

A ação policial ocorreu no ramal do Batoque, há poucos quilômetros do centro de Mâncio Lima. Os policiais, que investigavam crimes de furtos de veículos, chegaram até uma residência, onde estavam os três indivíduos vigiando o entorpecente.

Todos os presos são maiores de idade, cujas iniciais são: A.C.S.S.; A.C.R.S e J.C.F.S. Após os procedimentos na delegacia de Mâncio Lima, o trio será levado para audiência de custódia, e posteriormente devem ser colocados no presídio Manoel Néri, em Cruzeiro do Sul.

Além do entorpecente, os policiais civis também recuperaram uma motocicleta que teria sido furtada e estava circulando sem placas pelas ruas de Mâncio Lima.

Os policiais, que investigavam crimes de furtos de veículos, chegaram até uma residência, onde estavam os três indivíduos vigiando o entorpecente. Foto: assessoria 

Os policiais civis também recuperaram uma motocicleta que teria sido furtada e estava circulando sem placas pelas ruas de Mâncio Lima. Foto: assessoria

Comentários

Continue lendo

Acre

Onda polar chega ao estado na sexta e terá frio intenso com mínimas entre 12 e 15ºC, provocando a terceira friagem de 2024.

Publicado

em

Essa massa de ar frio não será mais forte do que a do ano anterior, em 2023, quando foram registradas temperaturas de 9ºC, com nove dias de frio moderado

Mínimas entre 12 e 15ºC, em Rio Branco e todo o vale do rio Acre, entre 15 e 18ºC, em Cruzeiro do Sul e todo o vale do Juruá, e entre 14 e 17ºC, na região amazonense de Boca do Acre. Foto: intenet

Com O Tempo

Neste próximo fim de semana, a partir de sexta-feira, dia 24 de maio, a quinta onda polar do ano chega ao estado, provocando a terceira friagem de 2024. A previsão é do portal O Tempo Aqui.

De acordo com portal, essa será a mais forte, duradoura e abrangente onda de frio deste ano, até o momento, esfriando todo o Acre.

_________________

Novos recordes de frio serão registrados no Acre, com mínimas entre 12 e 15ºC, em Rio Branco e todo o vale do rio Acre, entre 15 e 18ºC, em Cruzeiro do Sul e todo o vale do Juruá, e entre 14 e 17ºC, na região amazonense de Boca do Acre.

________________

No entanto, essa massa de ar frio não será mais forte do que a do ano anterior, em 2023, quando foram registradas temperaturas de 9ºC, com nove dias de frio moderado, na capital do Acre.

Durante esta semana, o tempo bom e seco, com sol e nuvens, vai predominar até quinta-feira, com dias quentes, porém, com noites amenas nos primeiros dias. Já a partir de quinta-feira, poderão ocorrer chuvas pontuais, mas, na sexta-feira, será alta a probabilidade de chuvas fortes, com temporais, raios e ventanias.

Semana como as quatro estação do ano

No próximo fim de semana, a partir de sexta-feira, dia 24 de maio, a quinta onda polar do ano chega ao estad

Essa será a mais forte, duradoura e abrangente onda de frio deste ano, até o momento, esfriando todo o Acre, Rondônia, sul e oeste do Amazonas, maior parte de Mato Grosso, centro, sul e sudoeste de Goiás, planícies da Bolívia e região de selva do Peru, além de todo o sul do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e boa  parte de Minas Gerais. Os ventos dessa onda polar chegarão até a cidade de Manaus, mas sem causar queda significativa da temperatura naquela cidade.

Fim de semana, a partir de sexta-feira, dia 24 de maio, a quinta onda polar do ano chega ao estado, provocando a terceira friagem de 2024. Foto: internet

Prepare os agasalhos 

A queda brusca e acentuada da temperatura neste fim de semana poderá provocar sérios transtornos à população menos favorecida com agasalhos.

Portanto, não será por falta de aviso que o frio vai chegar ao Acre e durar vários dias. Assim, prepare os agasalhos e acolha alguém que esteja em condições desfavoráveis, principalmente as crianças, os idosos e os moradores de rua.

Estaremos monitorando, a formação e deslocamento dessa forte onda polar, pois poderão ocorrer alterações para mais ou para menos na intensidade dessa massa de frio que atingirá a Amazônia Ocidental.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo mostra homens retirando avião que caiu no rio Tarauacá, próximo à Fazenda Santa Luzia

Publicado

em

(veja o vídeo abaixo), homens usam uma corda e a força do baixo para tirar o avião da água para a praia do rio. Em certo momento ouve-se uma voz masculina que diz: “é a quarta queda, mas essa foi a pior”.

Foto: arquivo pessoal/cedida ao ac24horas

Imagens obtidas pela reportagem na tarde desta segunda-feira (20) mostram homens retirando o avião Cessna modelo 150H de matrícula PT-DFX de dentro do rio Tarauacá, no município de Tarauacá, interior do Acre.

De acordo com as informações recebidas, três pessoas ocupavam o avião quando este caiu na manhã desta segunda. Duas pessoas teriam saído do avião ilesas e uma pessoa ficou ferida no rosto, segundo informações extraoficiais. O avião é homologado para dois ocupantes, incluindo um piloto.

Nas imagens (veja o vídeo abaixo), homens usam uma corda e a força do baixo para tirar o avião da água para a praia do rio. Em certo momento ouve-se uma voz masculina que diz: “é a quarta queda, mas essa foi a pior”. Apesar do comentário, o Painel Sipaer, da Força Aérea Brasileira, não tem registro de acidentes ou incidentes com o prefixo dessa aeronave.

O vídeo não mostra impactos significativos ao avião. A aeronave ca, no município de Tarauacá.

O governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), deslocou uma equipe da corporação para prestar atendimento na queda do avião.

O comandante do CBMAC, Coronel Charles Santos, informou, ainda, que os próprios passageiros, após pouso de emergência na água, acionaram a corporação para o atendimento necessário.

Comentários

Continue lendo