Conecte-se conosco

Geral

Tribuna Popular: vereadores debatem fortalecimento da construção civil de Rio Branco

Publicado

em

Atendendo a requerimento do vereador Joaquim Florêncio (PDT), a Câmara Municipal de Rio Branco realizou nesta semana, uma Tribuna Popular no qual debateu a importância do fortalecimento das pequenas empresas de construção civil de Rio Branco.

Na oportunidade, o parlamentar apresentou requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para debater as obras e os processos de Licitação na esfera municipal.

“Precisamos ampliar esse debate, pois estamos falando sobre um dos setores que mais gera emprego e renda em nossa cidade, nosso Estado. Eles pedem a criação de um projeto de lei que torne justa a participação e concorrência das empresas locais, a fim de garantir a continuidade da geração de emprego e aumento do desenvolvimento da capital”, falou Florêncio.

A Casa Legislativa recebeu o presidente da Associação das Empresas Construtoras do Estado do Acre (ACRECON), José Ailton; o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado Acre (SINDUSCON), Carlos Afonso; e o membro do conselho deliberativo da Acrecon, Eder Fidelis.

“O setor da construção civil é o propulsor de nossa economia e tem se tornado cada dia mais importante para o desenvolvimento do município, Estado e país. Estamos aqui para pedir o apoio dos vereadores para fortalecermos as ações em favor do setor, pois assim continuará a geração de emprego em nossa cidade”, falou José Ailton, presidente da ACRECON.

O presidente do SINDUSCON, Carlos Afonso relembrou que há mais de dez anos não ocorre uma programação de habitação no município, nem Estado, o que acarreta, segundo ele, prejuízo ao setor.

“Nosso setor vem atravessando uma fase muito difícil há alguns anos, não é prerrogativa da atual administração municipal, nem estadual. Há mais de dez anos não se tem um programa de habitação no nosso Estado e isso traz muita dificuldade a todos nós. A construção civil é veículo em que mais rapidamente distribui renda e dá dignidade ao nosso povo”, disse.

E acrescentou: “convido os nobres vereadores a construir, juntamente com o setor, um Comitê de Habitação Estadual para que possamos elaborar um programa que seja para o Estado e Município. Será um diferencial muito grande no programa de habitação de Rio Branco e, consequentemente, para a construção civil que continuará se fortalecendo e gerando emprego e renda, dando dignidade aos cidadãos”, frisou.

O membro do conselho deliberativo da Acrecon, Eder Fidelis, pediu apoio no fortalecimento do setor.

“Nos ajudem a alavancar um setor que é tão importante para o nosso Acre. Nós viemos pedir humildemente para que vocês, junto conosco, possamos fazer políticas públicas para aquecer esse setor que é tão importante”. E acrescentou: “sabemos que a prefeitura tem pelo menos dois editais, cada um em R$ 10 milhões de reais. A empresa que ganhar, possivelmente, ter que escravizar as outras, porque então não dividir em lotes e se criar um programa em que possamos colocar um valor mínimo de percentual de desconto (…) temos que iniciar o nosso diálogo, vamos ter a oportunidade de fazer uma audiência pública e também queremos ter a oportunidade de falar com o prefeito Tião Bocalom”, finalizou.

Texto: Marcela Jansen

Fotos: Alexandre Lima

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo