Acre
Treze notificações de Zika são registradas no AC em 1 semana
Ângela Rodrigues
Segundo o boletim epidemiológico divulgado semanalmente pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), o número de casos suspeitos de Zika saltou de 22 para 35 notificações. O novo índice foi divulgado nesta quarta-feira (23).
O relatório aponta que houve uma ocorrência a mais de Zika na Maternidade Barbara Heliodora (de 06 para 07 casos); Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tucumã (saiu de 05 para 09 casos); UPA do Sobral (de 01 para 03); UPA do Segundo Distrito (01); Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco – HUERB (de 02 para 05) e Vigilância Epidemiológica (de 07 para 10), totalizando 35 ocorrências.
A Sesacre implantou as unidades sentinelas do Zika Vírus conforme preconiza o Ministério da Saúde, o principal objetivo da rede sentinela é detectar oportunamente casos de ZIKAV. As Unidades selecionadas foram: Regional Baixo Acre: Upa Tucumã, Upa II Distrito e HUERB (Rio Branco); Regional Alto Acre: Hospital Raimundo Chaar (Brasiléia); Regional Juruá: Hospital Regional do Juruá (Cruzeiro do Sul).
O mesmo relatório apontou ainda que não houve aumento no número de casos suspeitos de febre chikungunya, portanto, permanecem 07 casos suspeitos, sendo duas notificações no município de Xapuri, uma no município de Cruzeiro do Sul e quatro em Rio Branco. Os casos suspeitos do município de Rio Branco foram descartados por critério laboratorial, mas três ainda estão sob investigação.
Dos casos suspeitos de Dengue, no Acre, de janeiro a dezembro foram notificados 13.870 ocorrências. Desse total, 4.975 (36%), confirmados, 7.310 (53%) descartados e 1.585 (11%) em investigação, com registro de um óbito no município de Cruzeiro do Sul.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.