Acre
TRE cria o Comitê de Combate à Desinformação Eleitoral no Acre

Em resposta às crescentes ameaças de desinformação durante os períodos eleitorais, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) anunciou a criação do Comitê de Combate à Desinformação Eleitoral (CCDE). A iniciativa tem como principal objetivo prevenir e combater a disseminação intencional e antidemocrática de informações falsas, protegendo o direito dos cidadãos ao voto livre e consciente.
O objetivo principal é combater e prevenir a disseminação dolosa e antidemocrática de desinformação durante o período eleitoral, protegendo, assim, o direito ao voto livre e consciente dos cidadãos. Esta iniciativa visa contribuir significativamente para a manutenção da confiança da sociedade na idoneidade do processo eleitoral, garantindo que a Justiça Eleitoral permaneça inabalável e respeitada.
Como parte das medidas preventivas e de enfrentamento, o TRE-AC criou um canal de comunicação direto com a sociedade. Os cidadãos poderão encaminhar mensagens de alerta e denúncias de desinformação para o e-mail: [email protected]. Esta ação visa envolver a comunidade na luta contra a desinformação, garantindo que cada eleitor tenha acesso a informações verídicas e confiáveis.
Para mais informações sobre o CCDE e suas atividades, os interessados podem acessar o Portal do TRE-AC por meio do link: https://www.tre-ac.jus.br/servicos-eleitorais/combate-a-desinformacao-ccde
Comentários
Acre
Maioria dos acreanos desaprova governo Lula, aponta pesquisa
Levantamento indica 73,06% de rejeição à gestão presidencial no estado; aprovação é de 22,17%
Comentários
Acre
TJAC implanta extensão de Libras e descrição de imagens no site para ampliar acessibilidade comunicacional
Aplicativo funciona com acesso pelo computador ou celular e fornece auxílio para pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia e outras necessidades
O uso da tecnologia para garantir direitos e promover inclusão é o objetivo do novo sistema adotado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que amplia a acessibilidade no site da instituição. O aplicativo facilita a navegação de pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia, transtorno do déficit de atenção e outras necessidades.
A ferramenta, chamada Rybená, pode ser utilizada tanto no computador quanto no celular. Com a extensão, textos em português são traduzidos para Libras. O sistema também conta com recurso de voz, que sintetiza o conteúdo selecionado, além de funcionalidades voltadas a pessoas com deficiência visual, como descrição de imagens, ajuste de contraste e saturação, e personalização de cores em textos, fundos e títulos.
Ao empregar tecnologia, o TJAC busca ampliar a inclusão e o acesso à informação, além de atender às orientações e normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa também contribui para uma comunicação mais clara, com linguagem simples, promovendo a inclusão de forma mais ampla.
Com a modernização, o Judiciário acreano atende a um dos principais princípios do modelo de excelência em gestão, implantado pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, que é a priorização das pessoas que necessitam dos serviços da Justiça.
Comentários
Acre
1ª etapa do complexo viário no centro de Rio Branco deverá ser inaugurada pelo Governo do Acre nesta quinta
O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), inaugura nesta quinta-feira (26) a primeira etapa do Complexo Viário da Avenida Ceará, localizado no Centro de Rio Branco.
Essa fase inicial compreende a via elevada sobre a Avenida Getúlio Vargas, que vai da Ladeira da Maternidade até perto da sede da Prefeitura.
Com a liberação desse trecho, espera-se uma melhora significativa no fluxo de veículos e uma redução dos congestionamentos frequentes na região central da capital.
A obra ainda está em andamento, mas sua conclusão total promete transformar a mobilidade urbana no centro de Rio Branco, impactando positivamente o dia a dia dos motoristas e pedestres.



Você precisa fazer login para comentar.