Conecte-se conosco

Extra

Trabalhadores de Pando realizam caminhada pedindo apoio e abertura de fronteiras

Publicado

em

Centrais de trabalhadores da área de saúde, educação, saúde e formais, realizaram uma caminhada pelas principais avenidas de Cobija, capital do estado de Pando, para pedir apoio e abertura das fronteiras com o Brasil e o Peru, para que possa entrar alimentos e remédios principalmente.

Nesse meio, uma das reivindicações, seria a Segundo eles, que os municípios existentes nas fronteiras, não possuem industrias que fabriquem alimentos, todos os artigos da cesta familiar na sua maioria, vêm dos países vizinhos. Os trabalhadores destacam que os preços dos artigos de primeira necessidade estão extremamente caros e o povo não tem trabalho, portanto, não há dinheiro para abastecer e alimentar suas famílias.

Outro problema é que desses países, tem abastecimento da brita, cimento, tijolos, ferros, que são usados em construções e projetos, executados pelo mesmo governo federal, estadual e municípios.

Na cidade de Porto Evo Morales, seus principais compradores são os cidadãos brasileiros, e faz mais de 100 dias que o comércio está parado, sem condições de gerar fontes de trabalho porque não existem vendas, assim como as empresas totalmente paradas.

Estado de Pando já registra cerca de 92 mortes e a Capital, Cobija, já passou dos 1000 casos de infectados pelo novo vírus covid-19.

Contam ainda que na área de saúde, a contratação do pessoal da saúde ficou a cargo apenas do governo federal e as contratações estão paradas, além das condições de trabalhos que são consideradas mínimas, sem material de biossegurança, insumos para os hospitais e postos de saúde, além do medicamento para a luta contra o covid-19, sendo registrados 92 mortes em todo o Estado de Pando até agora.

A falta dos medicamentos para o tratamento, está fazendo com que as farmácias encareçam remédios além das clínicas particulares, sem o devido controle pelas autoridades responsáveis, e sem possibilidades para as pessoas que não tem recursos econômicos para serem atendidas.

Outro fator, seria o desemprego causado pelo Decretos. Os trabalhadores informais foram demitidos sem garantias e muitos estão em casa sem poder sair e sem dinheiro para comprar alimentos.

Fronteira continua fechada com a Bolívia através do Acre – Foto: Alexandre Lima

A Central Trabalhadora Boliviana (COB), que convocou a marcha de protesto chamada de ′′Marcha pela Saúde e pela Vida, Educação e Estabilidade de Trabalho”, juntamente com a Central Trabalhadora Departamental (COED), tem exigências como: Defesa da Educação Gratuita, revogação dos Decretos 4260 e 4272, Defesa da Estabilidade de Trabalho, Cumprimento da Lei 1294 sobre Diferimento de Créditos Bancários e Utilização do Dióxido de Cloro para pacientes positivos com covid-19.

Em alguns lugares houve momentos tensos devido serem abordados pelas forças de segurança, mas conseguiram chegar no centro da capital pandina, onde estão localizados os prédios do governo estadual e municipal.

VEJA VÍDEO:

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Homem é baleado em tentativa de homicídio atrás de escola em Brasiléia

Publicado

em

Imagem ilustrativa

Criminosos em três motocicletas efetuaram disparos e fugiram; vítima foi socorrida pelo Samu

Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite desta sexta-feira (13), por volta das 20h45, na Rua Ayrton Senna, no bairro Leonardo Barbosa, em Brasiléia. O crime ocorreu em via urbana, nos fundos da Escola Elson Dias Dantas.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a guarnição foi acionada via Copom para averiguar uma ocorrência envolvendo disparos de arma de fogo. Ao chegar ao local, os policiais encontraram um homem caído ao solo, com uma perfuração na região do tórax, possivelmente provocada por tiro.

Testemunhas relataram que a vítima estava sentada sob uma árvore quando três motocicletas passaram pelo local. Os ocupantes efetuaram diversos disparos e fugiram em seguida, tomando rumo ignorado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e realizou os primeiros atendimentos ainda no local. Em seguida, a vítima foi encaminhada ao hospital para avaliação médica.

A Polícia Militar realizou buscas nas imediações na tentativa de localizar os suspeitos, mas até o momento ninguém foi preso. O caso foi encaminhado à delegacia para adoção das medidas cabíveis e deverá ser investigado.

Comentários

Continue lendo

Extra

Forças de segurança anunciam reforço no policiamento para o feriado de Carnaval no Alto Acre

Publicado

em

Major da Polícia Militar e comandante do 5º Batalhão do Alto Acre Tales Rafael (e), juntamente com o delegado Érick Maciel (d), coordenador regional da Polícia Civil no Alto Acre, falar da segurança na quina carnavalesca na regional.

Polícia Militar e Polícia Civil garantem atuação integrada, fiscalização no trânsito e reforço nas unidades durante o feriado prolongado

Os coordenadores da Segurança Pública na regional do Alto Acre concederam coletiva à imprensa para detalhar o planejamento operacional durante o período carnavalesco nas cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri.

O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, major Thales Rafael, destacou que o esquema de segurança vem sendo estruturado com antecedência e contará com reforço de efetivo vindo de Rio Branco. Segundo ele, o objetivo é garantir maior sensação de segurança à população e aos visitantes que devem circular na região durante o feriado prolongado.

O oficial informou que haverá policiamento reforçado tanto em eventos privados, como o que ocorre em Brasiléia, quanto no Carnaval público de Xapuri, programado para cinco noites, de sexta-feira a terça-feira. Além disso, haverá atuação nos bairros e na área central das cidades.

O comandante também enfatizou que o trânsito será alvo de fiscalização rigorosa, com foco na prevenção de acidentes. A orientação é clara: quem for dirigir não deve consumir bebida alcoólica. O policiamento contará com viaturas, equipes móveis e atendimento pelo 190. Denúncias também poderão ser feitas pelo 181, canal da Polícia Civil.

Já o delegado Érick Maceil, coordenador regional da Polícia Civil no Alto Acre, ressaltou que, apesar de não haver Carnaval público em Brasiléia, haverá festa privada e grande movimentação na fronteira, especialmente em razão das festividades em Cobija, na Bolívia. Ele destacou que a região é turística e deve receber visitantes de Rio Branco e de outras localidades ao longo dos cinco dias de feriado.

De acordo com o delegado, as delegacias da região — especialmente em Epitaciolândia — estarão preparadas para possível aumento no volume de ocorrências. Haverá reforço de efetivo e alinhamento estratégico com a Polícia Militar e também com as forças de segurança bolivianas.

Outro ponto abordado foi a fiscalização quanto à presença de crianças e adolescentes nas festividades, em cumprimento às determinações judiciais. A Polícia Civil dará apoio ao Ministério Público e ao Conselho Tutelar para assegurar que as restrições sejam respeitadas.

As forças de segurança reforçaram que o planejamento integrado busca prevenir ocorrências e garantir tranquilidade para quem pretende aproveitar o Carnaval ou visitar a região durante o período festivo.

Comentários

Continue lendo

Extra

Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresa do Acre – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresa do Acre – AVISO DE LICITAÇÃO 

AVISO DE LICITAÇÃO 

  1. OBJETO 

Aquisição de pastas executivas, tamanho a4, em couro sintético, personalizadas, conforme especificações constantes neste edital e seus anexos. 

  1. RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS. 

Local da realização: www.redeempresas.com.br; 

Término do prazo para envio de propostas: 27 de fevereiro de 2026 às 10h45min; 

Início da sessão de disputa de preço: 27 de fevereiro de 2026 às 11h. 

Será sempre considerado o horário de Brasília. 

  1. ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS. 

Questionamentos poderão ser encaminhados ao SEBRAE/AC, somente por escrito pelo e-mail [email protected], aos cuidados da Comissão de Licitação, até 02 (dois) dias úteis antes da data de abertura da sessão pública. 

Rio Branco-AC, 13 de fevereiro de 2026.

Comentários

Continue lendo