fbpx
Conecte-se conosco

Geral

TJAC abre inscrições para jurista substituto do Tribunal Regional Eleitoral

Publicado

em

Abriu as inscrições para convocação e eventual nomeação de advogada ou advogado para compor o Egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC).

A Secretaria de Apoio aos Órgãos Julgadores Administrativos e Comissões (SEAPO), órgão credenciado do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), abriu as inscrições para convocação e eventual nomeação de advogada ou advogado para compor o Egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC).

As interessadas e interessados devem preencher, datar e assinar o modelo de Formulário constante no Anexo, da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) n.º 23.517, de 4 de abril de 2017, e a presentar a documentação indicada na referida legislação, via “peticionamento intermediário” eletrônico, no sistema SAJ/SG.

As inscritas e inscritos no edital devem estar na data de indicação, no exercício da advocacia e possuir dez anos, consecutivos ou não, de prática profissional, além disso, necessitam compor por um biênio, no mínimo, e facultativamente por mais um.

Comentários

Continue lendo

Geral

Escola Francisco Germano realiza festa junina “Arraiá do Chico” com comidas típicas e quadrilhas

Publicado

em

A comunidade escolar da Escola Francisco Germano celebrou uma animada festa junina, o “Arraiá do Chico”, neste sábado (22). Professores, funcionários, pais, alunos e convidados se reuniram nas dependências da escola para prestigiar e participar do evento.

O “Arraiá do Chico” contou com uma variedade de comidas típicas, que foram saboreadas por todos os presentes. Além disso, a festa teve momentos especiais com desfiles de reis e rainhas e apresentações de quadrilhas, que encantaram o público e destacaram o talento e a alegria dos participantes.

A festa foi um sucesso, proporcionando diversão e um forte senso de comunidade entre todos os envolvidos, fortalecendo os laços entre a escola e as famílias.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é ferido a tiros na cabeça e no pé em tentativa de homicídio no bairro Taquari durante bebedeira; Polícia investiga o caso

Publicado

em

Na noite desta sexta-feira (21), Josié Fernandes de Melos, 39 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na Rua Baguari, no bairro Taquari, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.

Testemunhas relataram que Josié estava participando de uma bebedeira com amigos na frente de uma residência quando cerca de oito homens armados chegaram e começaram a disparar contra ele. Josié foi atingido por tiros na cabeça e no pé. Para escapar dos atiradores, ele pulou cercas e invadiu terrenos vizinhos, conseguindo se livrar dos criminosos. Os amigos de Josié não foram atingidos.

Moradores prestaram ajuda e acionaram a polícia e uma ambulância. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte avançado, que realizou os primeiros atendimentos e encaminhou Josié ao pronto-socorro de Rio Branco, onde ele foi internado em estado grave.

A Polícia Militar isolou a área e chamou a perícia criminal para realizar os procedimentos necessários. A Equipe de Pronto Emprego (EPE) fez os levantamentos iniciais, e o caso passará para a responsabilidade da Polícia Civil, que dará continuidade às investigações.

Comentários

Continue lendo

Geral

Policiais Penais concluem Curso Operacional Integrado feminino com treinamento tático e operacional

Publicado

em

Nove Policiais Penais participaram do primeiro Curso Operacional Integrado (COI) composto exclusivamente de mulheres, promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O curso tem como objetivo uniformizar as práticas operacionais de todas as forças que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). Na última quinta e sexta-feira, 20 e 21, as policiais passaram por um treinamento tático e de tiros no estande de tiros do BOPE e neste sábado, 22, passaram por um treinamento de sobrevivência policial no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança e Justiça (Cieps).

Policiais penais fazem treinamento de tiro durante primeiro COI feminino. Foto: Zayra Amorim/Iapen.

A diretora do Presídio Feminino de Rio Branco, e policial penal, Dalvani Azevedo, falou da importância do curso para as policiais penais. “Estamos adquirindo conhecimento e isso para o nosso trabalho tem uma relevância muito grande, é uma possibilidade de se preparar, de se capacitar e estar aqui junto com outras companheiras do sistema de segurança pública e compartilhar desses conhecimentos, enriquece a nossa profissão”, disse.

Dalvani Azevedo, diretora do Presídio Feminino de Rio Branco (usando chapéu e óculos à direita). Foto: Zayra Amorim/Iapen.

A Polícia Penal conta com policiais femininas que buscam se capacitar tanto quanto os policiais masculinos, já que ambos enfrentam adversidades e situações iguais e que precisam desse preparo. Percebendo essa necessidade, a policial penal Willianete Silva, que faz parte do sistema penitenciário desde 2008, explica que aproveita todas as vezes que tem a oportunidade de participar de práticas, cursos e treinamentos. “No decorrer desse tempo eu sempre procurei estar me capacitando, todos os cursos que foram disponibilizados no sistema eu procurei fazer e me capacitar. Como uma policial e mulher é de suma importância esse curso na área feminina. É bom que as mulheres policiais estejam capacitadas, porque assim como os homens, a gente também se depara com diversas situações. Eu fico muito feliz em estar fazendo parte desse primeiro curso”, destacou.

Policial Penal Willianete Silva, durante o curso. Foto: Zayra Amorim/Iapen.

O curso é ministrado para mulheres das Polícias Penal, Militar, Civil e Bombeiro Militar, totalizando 40 alunas. Segundo o presidente do Iapen, o delegado de Polícia Civil Marcos Frank Silva, o COI feminino, demonstra a importância da atuação das mulheres nas forças de segurança. “Tivemos êxito na capacitação das policiais e das bombeiras, que tiveram aí uma semana de bastante aprendizado, e viemos de alguma forma ressaltar e reafirmar o espaço que a mulher ocupa dentro da segurança pública”, frisou o presidente do Iapen.

Policial Penal, Leandro Santos, atuou como instrutor no primeiro COI feminino. Foto: Zayra Amorim/Iapen.

Além da integração das alunas, os instrutores também são de diferentes instituições da segurança pública. Entre eles, o Policial Penal Leandro Santos, que ressaltou a importância de compartilhar esse conhecimento entre as forças de segurança. “Esse é um curso integrado, onde participam agentes de todas as forças que compõem o SISP. Então, eu, como policial penal, me sinto muito feliz por fazer parte desse projeto, que vem dando certo. Essa integração é importante porque nivela o conhecimento das forças de segurança para um possível trabalho integrado de ações contra a criminalidade”, pontuou o instrutor.

Policiais e Bombeiras concluíram primeiro COI exclusivamente feminino. Foto: Antonio Moura/Iapen.

Comentários

Continue lendo