Acre
TJAC abre inscrições de processos seletivos nas comarcas de Assis Brasil, Capixaba e Mâncio Lima
Os editais de abertura, assinados pela desembargadora-presidente, Cezarinete Angelim, foram publicados no Diário da Justiça eletrônico nº 5.365 (fls. 164 a 170).
De acordo com os documentos, os interessados têm até o próximo dia 6 de abril para realizar suas inscrições, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, nos seguintes endereços:
| Comarca | Local de inscrição |
| Assis Brasil | Fórum de Assis Brasil (Rua Dom Giocondo Maria Grotti, nº 281, Centro) |
| Capixaba | Fórum Juiz de Direito Álvaro de Brito Vianna (Rua Francisco Cordeiro de Andrade, s/n, Conquista) |
| Mâncio Lima | Fórum da Comarca de Mâncio Lima (Rua Joaquim Generoso de Oliveira, nº 160, Centro) |
Todos os alimentos arrecadados serão doados, mediante Termo de Entrega, às Pastorais da Criança dos municípios de Assis Brasil, Capixaba e Mâncio Lima.
Podem concorrer ao certame acadêmicos devidamente matriculados nas instituições de ensino superior UFAC, FAAO, Ieval, Uninorte, Aesacre, Unopar, Uniseb COC, UNIP, IFAC e Fameta, das seguintes áreas do conhecimento: administração, direito, economia, letras/inglês/francês/espanhol, gestão pública, gestão em tecnologia da informação, gestão ambiental, tecnologia em redes de computadores, sistemas de informação, tecnologia em banco de dados, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em processos gerenciais, tecnologia em gestão de recursos humanos, pedagogia, secretariado executivo, psicologia, ciências contábeis, história, geografia, ciências sociais, filosofia, ciências biológicas, serviço social, matemática, jornalismo, logística, informática, processos escolares, segurança do trabalho e serviços públicos.
Provas
As provas, que terão 3 horas de duração, serão compostas de 30 questões de múltipla escolha, sendo 15 de língua portuguesa, 5 de informática, 5 sobre a Lei de Estágio (Lei nº 11.788/2008) e 5 de conhecimentos gerais (atualidades).
As avaliações serão realizadas nas seguintes datas, horários e locais:
| Comarca | Data e horário | Local de prova |
| Assis Brasil | 26 de abril, às 11 horas |
Escola Edilsa Maria Batista (Rua Eneide Batista, s/n, Cascata) |
| Capixaba | 19 de abril, às 9 horas |
Escola Profª Noélia Maria Alves de Souza (Rua Cecília Boaventura, s/n, Centro) |
| Mâncio Lima | 3 de maio, às 8 horas |
Escola Estadual de Ensino Fundamental Belarmino de Mendonça (Av. Japiim, s/n, Centro) |
Para acessar o conteúdo programático das provas, bem como outras informações relevantes sobre os processos seletivos, os interessados devem ler a íntegra dos editais de abertura, publicados no Diário da Justiça eletrônico nº 5.365 (fls. 164 a 170).
Sobre o estágio
Os estágios oferecidos têm duração de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do TJAC. Não serão aceitas inscrições de candidatos que estejam cursando o último ano de faculdade e não possam cumprir, no ato da convocação, 1 ano de estágio. Os editais de abertura dos certames também preveem que os candidatos aprovados não podem possuir antecedentes criminais.
Os selecionados irão receber uma bolsa-auxílio, no valor de 1 salário-mínimo, além de auxílio-transporte, atendimento médico, odontológico, psicológico e fisioterápico na Gerência de Qualidade de Vida do TJAC e redução da jornada pela metade nos dias de avaliação, desde que devidamente comprovadas pela Instituição de Ensino Superior (IES).
AGÊNCIA TJAC
Comentários
Acre
Bocalom avisa Gladson Cameli sobre anúncio de candidatura ao governo do Acre
Em visita a Gladson Cameli, Tião Bocalom anuncia que fará anúncio oficial na segunda-feira, apesar de resistências internas na legenda

Prefeito Bocalom confirma pré-candidatura ao governo do Acre e diz que partido será o PL. Foto: captada
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), confirmou neste sábado que esteve no gabinete do governador Gladson Cameli (PP) para tratar do anúncio oficial de sua pré-candidatura ao governo do Acre. O lançamento ocorrerá na segunda-feira, dia 19, em coletiva no auditório da Federação da Indústria.
“Fui mesmo”, afirmou Bocalom, depois de rumores sobre o encontro circularem no estado.
Questionado sobre a legenda, o prefeito reafirmou que disputará pelo PL, mesmo diante de especulações de que o partido priorizaria a reeleição do senador Márcio Bittar.
“Sim, eu sou do PL”, declarou, reforçando sua disposição de manter a candidatura mesmo com resistências internas.

Prefeito confirma que foi ao gabinete do governador comunicar oficialmente lançamento de pré-candidatura, marcado para segunda-feira. Foto: captada
Comentários
Acre
MDB realiza “agenda de escuta” em Brasiléia para fortalecer base eleitoral no Alto Acre
MDB percorre municípios do Acre em “agenda de escuta” neste sábado (17) o encontro foi em Brasiléia para fortalecer base antes da campanha de 2026

Presidente estadual Vagner Sales confirma escolha em entrevista; partido também discute nomes para deputado estadual, a ser divulgado em breve. Foto: captada
Lideranças, correligionários e presidentes municipais do MDB de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil reuniram-se neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia para discutir a estratégia do partido nas eleições de 2026. O encontro contou com a presença do presidente estadual, Vagner Sales, da deputada Antonia Sales (MDB) e de nomes históricos da legenda no estado.
Vagner Sales afirmou que o MDB vive uma fase de “reorganização política” e busca “ouvir cada membro do partido” antes de definir alianças. “Só entramos em aliança se tiver espaço de peso na disputa em outubro”, declarou. Ele confirmou conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP), destacando que o interesse do partido é contribuir com um “projeto de governo voltado à população que mais precisa”.
A reunião faz parte de uma agenda de escuta ativa que o MDB está realizando nos municípios acreanos, com o objetivo de fortalecer a base partidária e definir posicionamentos antes do início oficial da campanha, e em abril consolidar as tratativas do partido, quando os nomes ao governo do estado devem estar consolidados.

MDB define Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre em 2026. Foto: captada
O presidente estadual do MDB, Vagner Sales, confirmou em entrevista exclusiva ao portal oaltoacre.com que o partido já definiu a ex-prefeita e deputada estadual Leila Galvão como pré-candidata a deputada federal pela regional do Alto Acre nas eleições de 2026. A decisão foi tomada em comum acordo entre as lideranças municipais da legenda.
Vagner Sales também adiantou que o MDB já tem nomes em discussão interna para a disputa a deputado estadual, e que a escolha será divulgada em breve pelo diretório municipal de Brasiléia. O anúncio ocorre após reunião estratégica realizada neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia, que reuniu presidentes e lideranças do MDB na região.
A definição reforça o movimento de reorganização do partido no estado, que tem realizado uma agenda de escuta ativa nos municípios e mantém conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP) sobre possíveis alianças para as eleições.
A estratégia do MDB acreano é consolidar suas bases municipais antes das definições estaduais de aliança, que devem ocorrer a partir de abril.

Encontros visam definir posicionamentos e alinhar estratégias; partido já definiu Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre. Foto: captada
Veja vídeos entrevista:
Comentários
Acre
Governador Gladson Camelí acompanha subida do Rio Acre e reforça ações de apoio às famílias
O major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, informou que já está em funcionamento o posto de comando integrado, reunindo Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros e demais secretarias

O governador Gladson Camelí acompanhou neste sábado, 17, a elevação do nível do Rio Acre, em Rio Branco, e destacou as ações dos órgãos de Comando e Controle para reduzir os impactos da cheia sobre a população. Ele também fez um apelo à colaboração e empatia dos moradores diante do momento crítico, reforçando que a união é essencial para evitar danos maiores.
Na Gameleira, o major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, apresentou ao governador as medidas adotadas para atender a população atingida na capital e confirmou que, às 16h, o nível do manancial já havia alcançado 14,40 metros. As cotas de alerta e de transbordo do Rio Acre são de 13,50 metros e 14 metros, respectivamente.
No fim de dezembro, o governo do Acre decretou situação de emergência em seis municípios atingidos pela elevação do nível dos rios. Desde então, o Estado vem apoiando as Defesas Civis municipais de Tarauacá, Feijó, Santa Rosa do Purus, Rio Branco, Plácido de Castro e Porto Acre, por meio de ações integradas de monitoramento e assistência humanitária.

Prioridade tem sido amenizar impactos e garantir segurança das pessoas, destacou o governador. Foto: Diego Gurgel/Secom
“Estamos trabalhando para evitar que mais pessoas precisem deixar suas casas e sofram prejuízos. A tendência é de baixa, mas, diante do volume de chuvas, precisamos manter ações de governo para reduzir os impactos”, afirmou o governador.
Ele também fez um alerta à população sobre os riscos de acidentes às margens do rio. “Muita gente vem pescar ou observar a enchente, mas é fundamental ter cuidado e consciência. Há casas alagadas e situações que exigem sensibilidade e responsabilidade. Nossa prioridade é a prevenção”, disse.

Governador garantiu que o Estado seguirá atuando em todos os municípios atingidos. Foto: Diego Gurgel/Secom
O governador garantiu que o Estado seguirá atuando em todos os municípios atingidos. “Não apenas em Rio Branco, mas em qualquer cidade que esteja sofrendo com a elevação das águas, estaremos juntos para amenizar a dor das famílias. Já determinei às equipes que não deixem para amanhã o que precisa ser feito hoje”, concluiu.
O major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, informou que já está em funcionamento o posto de comando integrado, reunindo Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros e demais secretarias.

Rio Acre chegou a 14,40 metros na tarde deste sábado, 17. Foto: Diego Gurgel/Secom
Segundo ele, o atendimento às famílias atingidas ocorre de forma coordenada. “O Rio Acre apresenta elevação lenta e progressiva, o que até agora afetou poucas pessoas. Com a cota de 14,40 metros, já atendemos 13 famílias, cerca de 30 pessoas, que foram alojadas no Parque de Exposições. Além disso, sete famílias indígenas foram direcionadas para a Escola Leôncio de Carvalho, em respeito às suas tradições”, explicou
O comandante destacou que a expectativa é de estabilização do nível do rio nos próximos dias. “Imaginamos que amanhã o ritmo de subida diminua e, se tudo der certo, na segunda-feira [19] o rio comece a estabilizar e depois a baixar. Permaneceremos de prontidão durante todo o período para garantir o melhor atendimento à população”, afirmou.
Atualmente, dois locais de abrigo estão em funcionamento: o Parque de Exposições, com capacidade para 70 famílias, oito já ocupadas, e a Escola Leôncio de Carvalho, destinada ao grupo indígena.
Santos também ressaltou o papel da tecnologia no enfrentamento da cheia. “O aplicativo Família Segura e a plataforma Climate têm sido fundamentais para agilizar a comunicação e o planejamento das ações. Essas ferramentas permitem acompanhar em tempo real o número de famílias atingidas e facilitam a tomada de decisões”, finalizou.

O major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, apresentou ao governador as medidas adotadas para atender a população atingida. Foto: Diego Gurgel/Secom







Você precisa fazer login para comentar.