Conecte-se conosco

Acre

Tião diz que crime organizado não existe e dispara: “Enfrentar o Estado é encontrar caminho do abismo”

Publicado

em

Governo do Estado anunciou o fortalecimento interno do Sistema Prisional com a contratação de mais 220 servidores

Na tarde desta segunda-feira (22), o governador Tião Viana se reuniu com o procurador-geral Ministério Público do Estado, Oswaldo D’Albuquerque, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Maria Cezarinete, com representantes do Poder Legislativo e das Forças de Segurança estaduais e federais, em seu gabinete, para uma coletiva de imprensa com objetivo de esclarecer a população sobre a unidade das instituições no combate e enfrentamento contra as ações criminosas ocorridas nos últimos dias.

Durante a coletiva, Tião Viana lembrou que depois de um ano a população voltou a viver novamente momentos de tensão e dificuldade com novos atentados e ataques por parte de membros do crime organizado, mas que desta vez as ações policiais foram mais imediatas e o resultado é que a situação, aparentemente, está controle.

WhatsApp-Image-2016-08-22-at-23.27.14-1

“Nós ainda estamos tomando medidas necessárias e urgentes, não existe crime organizado, mas sim um Estado e Forças organizadas para combater quaisquer tipo de ação criminosa, pois não vamos nos curvar perante esses ataques. Não tivemos nenhum assassinato neste momento de confronto entre os órgãos de polícia e os meliantes”, disse Tião Viana.

Tião ressaltou ainda o apoio do Supremo Tribunal Federal ao Estado no sentido de mediar as necessidades que estão sendo tratadas de forma reservada e que novas e firmes medidas estão sendo tomadas para os próximos dias.

Entre as medidas tomadas para o combate ao crime organizado, o Governo do Estado anunciou o fortalecimento interno do Sistema Prisional com a contratação de mais 220 servidores e outras medidas que competem à ação técnica dos órgãos de polícia com o acompanhamento do MPAC e TJAC.

WhatsApp-Image-2016-08-22-at-23.27.14-900x507

Tião Viana parabenizou o trabalho integrado das Forças de Segurança com os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, além disso, deixou claro quem quiser confrontar o Estado encontrará o caminho do abismo.

“O Estado não negocia com bandidos, o governo defende o cumprimento da função constitucional de cada Instituição e cada órgão. Por isso, a população pode ficar tranquila porque as Polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal, o Exército, Detran e o Corpo de Bombeiros estão vigilantes e atuantes para manter Estado sobre controle e garantir a tranquilidade da população”, completou o governador.

Questionado por esta reportagem sobre os planos de prevenção, tendo em vista que há um ano o Acre sofreu com os mesmos tipos de atentados, o governador Tião Viana falou que haviam planos de prevenção e que foram anunciados.

“Em junho do ano passado, eu pessoalmente liguei para um representante competente da Justiça Federal para anunciar que se as medidas não fossem tomadas, nós iriamos ser vítimas disso. Infelizmente, nós não temos a última palavra de algumas medidas que garantam que outros atentados não venham ocorrer, então ficamos vítimas disso”, completou Tião.

Em relação ao bloqueio de celulares nos complexos prisionais, Tião Viana falou que existem duas teses: uma é que quando é permitido o funcionamento lá dentro, facilmente se garante o monitoramento e medidas são tomadas. A outra, é preciso bloquear para dificultar o comando das ações criminosas de dentro da cadeia. “Já fizemos esse debate e medidas muito firmes neste sentido e de outras naturezas que estão sendo discutidas, mas não estão atrasadas, elas estão no tempo de uma área vulnerável de todo o Brasil. O Ministério Público tem agido, o Tribunal de Justiça também, por meio do juiz das execuções penais tem acompanhado e ajudado, além disso a polícia tem alertado as instâncias federais que essa ameaça é eminente.” A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Maria Cezarinete, falou que o Poder Judiciário tem acompanhado atentamente as ações das Forças de Segurança que tão prontamente tem tomado medidas necessárias para o restabelecimento da seguridade e da paz, e que o Poder Judiciário tem buscado em seu âmbito cumprir a missão constitucional. “Nossos júris criminais agiram ativamente esses dias, mantendo e decretando prisões. Precisamos dar ao cidadão de bem a paz e tranquilidade, por isso, nós do judiciário não mediremos esforços e continuaremos firmes com as demais instituições envolvidas no combate à criminalidade”, disse Cezarinete.

Em relação ao bloqueio de celulares nos complexos prisionais, Tião Viana falou que existem duas teses: uma é que quando é permitido o funcionamento lá dentro, facilmente se garante o monitoramento e medidas são tomadas. A outra, é preciso bloquear para dificultar o comando das ações criminosas de dentro da cadeia.
“Já fizemos esse debate e medidas muito firmes neste sentido e de outras naturezas que estão sendo discutidas, mas não estão atrasadas, elas estão no tempo de uma área vulnerável de todo o Brasil. O Ministério Público tem agido, o Tribunal de Justiça também, por meio do juiz das execuções penais tem acompanhado e ajudado, além disso a polícia tem alertado as instâncias federais que essa ameaça é eminente.”
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Maria Cezarinete, falou que o Poder Judiciário tem acompanhado atentamente as ações das Forças de Segurança que tão prontamente tem tomado medidas necessárias para o restabelecimento da seguridade e da paz, e que o Poder Judiciário tem buscado em seu âmbito cumprir a missão constitucional.
“Nossos júris criminais agiram ativamente esses dias, mantendo e decretando prisões. Precisamos dar ao cidadão de bem a paz e tranquilidade, por isso, nós do judiciário não mediremos esforços e continuaremos firmes com as demais instituições envolvidas no combate à criminalidade”, disse Cezarinete.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Socorristas do SAMU reanima criança de 1 ano após afogamento em caixa d’água na Cidade do Povo

Publicado

em

Menino ficou desacordado e foi socorrido em estado gravíssimo ao Pronto-Socorro de Rio Branco

Uma criança de 1 ano e 5 meses foi vítima de afogamento na tarde desta sexta-feira (6), em uma residência localizada na Rua Maria Elza Castelo, Quadra 14, nas proximidades da creche José Maria Maciel, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco.

De acordo com testemunhas, a mãe estava em casa com o menino e os outros filhos quando, após cerca de 30 minutos, percebeu a ausência da criança. Ao iniciar as buscas, ela encontrou o filho dentro da caixa d’água, desacordado, e o retirou imediatamente.

Moradores acionaram o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado. As equipes médicas realizaram os primeiros socorros e iniciaram as manobras de reanimação cardiopulmonar. Após cerca de 30 minutos, a criança foi reanimada, colocada na ambulância de suporte avançado e encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, em estado de saúde gravíssimo.

A Polícia Civil esteve no local e acompanhou os procedimentos. O caso será investigado para apurar as circunstâncias do ocorrido.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco Celebra Fortalecimento da Defesa Civil e Destaca Legado de Proteção à Vida

Publicado

em

O fortalecimento da Defesa Civil Municipal tornou-se uma das marcas da atual gestão da Prefeitura de Rio Branco. Ao relembrar a trajetória de organização do órgão, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom destacou que a estruturação da unidade não foi apenas uma decisão administrativa, mas uma missão pautada na experiência prática e no compromisso inegociável com a segurança da população.

A sensibilidade para a importância de uma Defesa Civil atuante surgiu ainda em 2005. Naquele ano, diante de uma crise de queimadas sem precedentes que atingiu o estado, o atual gestor, então prefeito no interior, foi o único a decretar situação de emergência, mesmo enfrentando resistências políticas à época. A decisão permitiu a chegada de reforços, como o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, e resultou na preservação da histórica Fazenda Bonal, salvando centenas de hectares de seringueiras e pupunha, além de proteger a economia e o meio ambiente da região.

Desafios e Transformações

Ao assumir a gestão da capital, o cenário encontrado era de uma Defesa Civil que existia apenas formalmente. “Eu senti na pele o que é a função da Defesa Civil e procurei organizar o que praticamente não existia em Rio Branco”, afirmou o prefeito. Para liderar esse processo de transformação, a gestão investiu na valorização técnica do órgão, com a atuação do coordenador municipal da Defesa Civil, tenete-coronel Cláudio Falcão, cuja trajetória de dedicação foi fundamental para estruturar e consolidar a unidade.

Atualmente, a Defesa Civil de Rio Branco conta com equipes capacitadas, logística de resposta rápida, estrutura adequada e foco permanente na prevenção e no monitoramento de riscos, o que tem garantido maior eficiência no atendimento à população em momentos de emergência.

Reuniao com Defesa Civil 5 e1770411544158
“Eu senti na pele o que é a função da Defesa Civil e procurei organizar o que praticamente não existia em Rio Branco”, afirmou o prefeito. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O principal indicador desse trabalho é a preservação de vidas. Mesmo diante de eventos climáticos severos e enchentes históricas registradas nos últimos anos, Rio Branco mantém um dado expressivo em comparação a outros centros urbanos do país: zero óbitos decorrentes de desastres naturais.

“Estou muito feliz de ver um grupo de pessoas comprometidas em salvar vidas. Em qualquer lugar do Brasil, eventos dessa magnitude costumam registrar óbitos, mas aqui não tivemos nenhum. Isso é fruto de uma Defesa Civil preparada e que trabalha com foco na prevenção”, ressaltou o prefeito.

Integração e Reconhecimento Nacional

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão, a atuação integrada da gestão municipal foi determinante para garantir o atendimento às famílias atingidas pelas enchentes, incluindo o acolhimento daquelas que precisaram ser encaminhadas para o abrigo público instalado pela Prefeitura de Rio Branco.

Reuniao com Defesa Civil 3
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Cláudio Falcão, a ação conjunta da Prefeitura foi essencial para garantir o atendimento e o acolhimento das famílias afetadas pelas enchentes. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Defesa Civil é fundamental. Nenhuma prefeitura, especialmente de capital, pode funcionar sem uma Defesa Civil estruturada. Mas isso só acontece com o apoio direto do chefe do Executivo. Em Rio Branco, temos o respaldo do prefeito Tião Bocalom para avançar cada vez mais, seja com equipamentos, viaturas, estrutura física ou capacitação. A Defesa Civil do município cresceu exponencialmente nas duas gestões e hoje é referência, com reconhecimento nacional e até internacional”, destacou Falcão.

Com uma estrutura sólida e em constante aprimoramento, a Prefeitura de Rio Branco reafirma que a Defesa Civil é mais do que um órgão de resposta a emergências: é um instrumento essencial de proteção à vida e de apoio direto ao cidadão nos momentos de maior vulnerabilidade.

Reuniao com Defesa Civil 8
Reuniao com Defesa Civil 2
Reuniao com Defesa Civil 4
Reuniao com Defesa Civil 6
WhatsApp Image 2026 02 06 at 16.32.20

<p>The post Prefeitura de Rio Branco Celebra Fortalecimento da Defesa Civil e Destaca Legado de Proteção à Vida first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco lança Programa de Integridade Pública no Poder Executivo Municipal

Publicado

em

Com o objetivo de fortalecer a transparência, a ética e a integridade na administração pública, a Prefeitura de Rio Branco lançou, na manhã desta sexta-feira (6), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Programa de Integridade Pública do Poder Executivo Municipal. A iniciativa é voltada ao aprimoramento da gestão e à correta aplicação dos recursos públicos, em benefício da população rio-branquense.

Programa de Integridade AND 13
Iniciativa é voltada ao aprimoramento da gestão e à correta aplicação dos recursos públicos, em benefício da população rio-branquense. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

Idealizador do programa, o prefeito Tião Bocalom destacou que a principal finalidade da ação é o combate à corrupção, ressaltando que a consolidação de uma cultura organizacional ética depende do engajamento de todos os servidores públicos.

“A coisa pública precisa ter o máximo de transparência. É necessário cuidar com zelo do dinheiro público para que ele renda e gere mais benefícios à sociedade. Cada servidor precisa cuidar bem da sua área, trabalhar com responsabilidade e buscar resultados, porque quando todos cuidam corretamente dos recursos, não há espaço para a corrupção”, enfatizou o prefeito.

Lancamento do programa de Integridade 11
Segundo o controlador-geral Oscar Vareda Moreira Neto, o Programa de Integridade fortalece a transparência e aproxima a gestão municipal da população. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Segundo o controlador-geral do município, Oscar Vareda Moreira Neto, o Programa de Integridade representa um avanço significativo na aproximação entre a administração pública e a população, ao ampliar os mecanismos de transparência e controle social.

“O programa envolve princípios como transparência, gasto ético e gasto eficiente. Quando a população compreende como os recursos estão sendo utilizados, ela pode acompanhar, fiscalizar e cobrar seus gestores. Isso garante mais confiança e segurança de que o dinheiro público está sendo aplicado de forma correta”, explicou.

Lancamento do programa de Integridade 23
Durante o evento, o prefeito Tião Bocalom assinou a Declaração de Compromisso com a Integridade, ao lado de secretários e dirigentes, reafirmando o apoio da Prefeitura à implantação do programa. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Durante o evento, foi realizada a assinatura da Declaração Pública de Compromisso com a Integridade, momento em que o prefeito Tião Bocalom fez questão da presença de todos os secretários municipais e dirigentes de autarquias. Na ocasião, o gestor reafirmou o apoio institucional da Prefeitura para a implantação do programa.

“Manifestamos o compromisso de apoiar a estruturação e implementação do Programa de Integridade e Gestão de Riscos no âmbito do município de Rio Branco, garantindo prioridade política e administrativa às ações previstas e assegurando suporte às unidades envolvidas”, destacou.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Rio Branco reforça seu compromisso com uma gestão pública responsável, ética e transparente, voltada à eficiência administrativa e à confiança da sociedade.

Programa de Integridade AND 18
Programa de Integridade AND 17
Programa de Integridade AND 12
Programa de Integridade AND 10
Programa de Integridade AND 5 e1770411281299
Programa de Integridade AND 16
Programa de Integridade AND 3
Programa de Integridade AND 4
Programa de Integridade AND 2
Programa de Integridade AND 1
Lancamento do programa de Integridade 22
Lancamento do programa de Integridade 21
Lancamento do programa de Integridade 20
Lancamento do programa de Integridade 19
Lancamento do programa de Integridade 18
Lancamento do programa de Integridade 17
Lancamento do programa de Integridade 16
Lancamento do programa de Integridade 15
Lancamento do programa de Integridade 14
Lancamento do programa de Integridade 13
Lancamento do programa de Integridade 12
Lancamento do programa de Integridade 10
Lancamento do programa de Integridade 9
Lancamento do programa de Integridade 5
Lancamento do programa de Integridade 4
Lancamento do programa de Integridade 3
Lancamento do programa de Integridade 2
Lancamento do programa de Integridade 1

<p>The post Prefeitura de Rio Branco lança Programa de Integridade Pública no Poder Executivo Municipal first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo