Conecte-se conosco

Acre

Tião Bocalom, vice e vereadores eleitos em Rio Branco são diplomados com presença do governador Gladson Cameli

Publicado

em

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) diplomou, nesta terça-feira (17), o prefeito reeleito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), do vice-prefeito eleito, Alysson Bestene (PP) e os 21 vereadores eleitos e reeleitos para a próxima legislatura.

Bocalom fez questão de chamar ao palco a noiva, Kellen Nunes, para que ela se posicionasse na foto oficial junto com o vice, Alysson Bestene, o governador Gladson Cameli e o desembargador Júnior Alberto. Foto: Gina Menezes 

Com G1/Folha do Acre

Com direito a beijo na boca e roupa combinando com a noiva, e abraços em Alysson Bestene e Gladson Cameli, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), foi diplomado na tarde de terça-feira (17) para o segundo mandato como prefeito de Rio Branco. A solenidade realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aconteceu no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac)e contou com a presença de diversas pessoas.

Na mesma oportunidade foi diplomado o vice-prefeito, Alysson Bestene e os vereadores eleitos nas eleições municipais de 2024.

Bocalom afirmou a imprensa que se sente entusiasmado para iniciar o segundo mandato e que pretende focar em ações estratégicas para fortalecer a produção rural e trabalhar pelo reordenamento urbano. No momento de receber o diploma de prefeito, Bocalom fez questão de chamar ao palco a noiva, Kellen Nunes, para que ela se posicionasse na foto oficial junto com o vice, Alysson Bestene, o governador Gladson Cameli e o desembargador Júnior Alberto.

Bocalom esteve o tempo inteiro próximo ao governador Gladson Cameli com quem mostrou entrosamento e frisou que a parceria com o vice, Alysson Bestene não será apenas protocolar.

A solenidade realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aconteceu no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac)e contou com a presença de diversas pessoas. Foto: Lucas Thadeu

A cerimônia ocorreu no teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), e contou com a participação de autoridades locais e familiares dos diplomados.

Com a diplomação, todos os eleitos estão aptos a assumir seus cargos no próximo ano. O presidente do TRE-AC, desembargador Alberto Júnior, destacou que Justiça Eleitoral cumpriu seu papel ao ‘fazer eleições eficientes, legítimas e tranquilas em que a urna eletrônica demonstrou total confiabilidade e utilidade para trazer um resultado rápido e eficiente’.

“Foi um processo muito tranquilo, caracterizado pela efetiva participação da população de forma ordeira, a colaboração de toda das instituições parceiras, as forças de segurança, então, foi realizado um planejamento com muita antecedência, muito diálogo, muita troca de informações e, graças a Deus, com apoio de todos, estamos realizando a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos”, celebrou.

Banda da Polícia Militar se apresenta na diplomação dos eleitos na capital. Foto: Lucas Thadeu

O governador Gladson Cameli participou da cerimônia e confirmou que Bocalom e Alysson tem total apoio de sua gestão. “Parceria em todos os sentidos, desde infraestrutura, saúde e educação. Aquilo que a gente puder fazer para alcançar o maior número de pessoas, melhorar as ruas de Rio Branco e outros investimentos, vamos fazer”, reafirmou.

O presidente do TRE-AC, desembargador Alberto Júnior, destacou que Justiça Eleitoral cumpriu seu papel ao ‘fazer eleições eficientes, legítimas e tranquilas em que a urna eletrônica demonstrou total confiabilidade. Foto: Gina Menezes 

Reeleito em 1º turno

Tião Bocalom já foi prefeito de Acrelândia, por dois mandatos e meio (1993 a 1996 e 2001 a 2005). Aos 71 anos, é professor formado em matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (Fafiman) e em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Ciências Físicas e Biológicas de Umuarama (PR).

Além de prefeito, Bocalom já foi vereador na cidade de Nova Olímpia, no Paraná, onde começou sua carreira política. Eleito prefeito de Rio Branco no pleito de 2020,e nesta eleições consegue o feito histórico conseguindo sua reeleição no primeiro turno.

As eleições também definiram a nova composição da Câmara Municipal de Rio Branco, que conta agora com 21 vereadores. O Progressistas (PP) foi o partido que mais elegeu vereadores, com seis. Em seguida, figuram PL, MDB e União, com 3 vereadores cada. Bruno Moraes (PP) foi o mais votado, com 5.898 votos.

Em comparação com as Eleições de 2020, sete candidatos foram reeleitos e 14 novos foram eleitos, o que representa uma renovação de 66%. Este ano, foram eleitas duas mulheres, mantendo a mesma quantidade do último pleito.

Bocalom fez questão de chamar ao palco a noiva, Kellen Nunes, para que ela se posicionasse na foto oficial junto com o vice, Alysson Bestene, o governador Gladson Cameli e o desembargador Júnior Alberto. Foto: Jardy Lopes

Tião Bocalom é noivo da advogada Kellen Nunes, e declarou à Justiça Eleitoral exercer a ocupação de prefeito. Já o vice-prefeito diplomado, Alysson Bestene, tem 49 anos e também integra a coligação vitoriosa nas eleições municipais.

Estiveram presentes na solenidade o chefe da Casa Civil municipal, Valtin José, além de secretários e demais autoridades.

O governador Gladson Cameli (PP) reforçou que pretende trabalhar em parceria com a prefeitura da capital. Segundo ele, 2025 será um ano voltado para a execução de ações em prol da sociedade. Foto: cedida 

O governador Gladson Cameli (PP) reforçou que pretende trabalhar em parceria com a prefeitura da capital. Segundo ele, 2025 será um ano voltado para a execução de ações em prol da sociedade.

“Fazendo obras, gerando emprego, otimizando as equipes, parcerias em todos os sentidos, desde a infraestrutura, saúde, educação, naquilo que pudermos alcançar o maior número de pessoas, melhorar as ruas e outros investimentos, nós vamos fazer. É aquilo que eu disse e vou repetir: para nós que estamos no governo, 2025 é o ano de executar. Hoje reuni todos os meus secretários e a mensagem que passei foi de otimismo, pedindo que não deixem para amanhã o que precisa ser feito hoje, porque não há tempo e precisamos dar uma resposta à sociedade. O prefeito Bocalom e o vice-prefeito terão todo o nosso apoio. Desejo sorte, boa sorte. Precisamos estar cada vez mais unidos”, ressaltou.

O vice-prefeito eleito, Alysson Bestene, expressou gratidão à população e reforçou o compromisso de trabalhar ao lado de Bocalom. “Sou muito grato à população de Rio Branco. Tenho certeza de que, junto com o prefeito Bocalom e toda a equipe, em parceria com o governo do estado e com o apoio do governador Gladson Cameli, que tem sensibilidade com as pessoas e com as famílias acreanas, vamos trabalhar focados em quem mais precisa.

Com a diplomação, todos os eleitos estão aptos a assumir seus cargos no próximo ano. Foto: Jardy Lopes

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Discussão no PS termina com três pessoas feridas e três policiais agredidos em Rio Branco

Publicado

em

Uma discussão generalizada envolvendo a Polícia Militar e familiares de um casal resultou em agressões e deixou Diego Araújo da Silva, de 35 anos, Leandro Araújo da Silva, de 32, e Raimundo Felipe da Silva Ghellere, de 25 anos, feridos a tiros na noite desta sexta-feira, 19, no pátio do Pronto-Socorro, localizado na Avenida Nações Unidas, em Rio Branco.

Segundo informações da Polícia, um casal chegou à unidade hospitalar com uma criança para receber atendimento. Ao entrar no Pronto-Socorro, já no ambulatório, os dois iniciaram uma discussão, pois apenas uma pessoa poderia permanecer na sala. Diante disso, o médico plantonista pediu que o homem se retirasse do local.

Vigilantes da unidade foram acionados, retiraram o homem do hospital e o conduziram até o pátio. Familiares, insatisfeitos com o ocorrido, chegaram ao local e iniciaram uma discussão generalizada.

Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada devido às ameaças. Ao chegar ao local, três policiais foram cercados pelos familiares, que passaram a agredir o comandante da viatura com socos, um soldado com golpes de capacete na cabeça e outro com socos, além de tentarem tomar a arma de um dos policiais.

Durante a confusão, um soldado reagiu e efetuou quatro disparos, que atingiram Diego, Leandro e Raimundo nas regiões do abdômen e das pernas.

Rapidamente, várias guarnições da Polícia Militar chegaram ao pátio do hospital, contiveram a situação e prenderam uma mulher.

Funcionários do Pronto-Socorro deixaram suas salas e conduziram os feridos até a sala de trauma, onde receberam atendimento médico.

Agentes da Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego estiveram no local e iniciaram as investigações. O caso ficará posteriormente à disposição da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

VEJA VÍDEOS:

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre registra mais de 4,5 mil casos de sífilis entre 2023 e 2025, diz Sesacre

Publicado

em

Dados oficiais revelam que Rio Branco responde por metade dos casos; especialistas alertam para subnotificação e riscos da sífilis congênita, enquanto diagnóstico e tratamento gratuitos são subutilizados

A tabela divulgada pela Sesacre também mostra que, entre os infectados, os homens aparecem em maior quantidade. A população mais atingida é formada por jovens com idade entre 15 e 25 anos. Foto: captada 

O Acre registrou 4.546 casos de sífilis entre 2023 e 2025, segundo levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Deste total, mais de dois mil foram contabilizados apenas na capital Rio Branco. A doença atinge principalmente homens jovens, com idade entre 15 e 25 anos — público considerado prioritário para ações de prevenção.

Os números acompanham uma tendência mundial de crescimento da infecção, acendendo alerta para os serviços de saúde pública. Apesar de ser uma IST de diagnóstico simples e com tratamento eficaz, os registros permanecem elevados. Em 2024, o Brasil somou 35,4 mil diagnósticos da doença.

No estado, a preocupação maior é com a sífilis congênita, transmitida da gestante para o bebê. Josadaque Bezerra, coordenador do Núcleo de ISTs da Sesacre, reconhece uma leve melhora no cenário local, mas ressalta que o problema ainda demanda atenção.

“Precisamos melhorar bastante em relação ao nível nacional”, afirmou a coordenador do Núcleo de ISTs da Sesacre.

A Sesacre reforça a importância da população buscar atendimento médico aos primeiros sinais. Testes rápidos estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde, e o tratamento é gratuito. “A população é o principal ator desse processo”, destacou Bezerra.

Dados alarmantes:
  • Total de casos (2023–2025): 4.546
  • Rio Branco: mais de 2 mil notificações
  • Faixa etária mais vulnerável: 15 a 25 anos
  • Gênero mais afetado: Homens
  • Casos de sífilis congênita (2024): 65 no estado
Tendência nacional e local:

O crescimento acompanha uma tendência mundial de aumento da sífilis, infecção sexualmente transmissível (IST) com diagnóstico simples e tratamento gratuito no SUS. Em 2024, o Brasil registrou 35,4 mil casos.

Fala da autoridade:

“O Acre teve uma leve melhora em relação a outros anos, mas, comparado ao nível nacional, precisamos avançar”, afirmou Josadaque Bezerra, coordenador do Núcleo de ISTs da Sesacre.

Orientação à população:
  • Procure uma UBS ao notar sintomas
  • Testes rápidos estão disponíveis em todas as unidades
  • Tratamento é gratuito e deve ser feito até o fim
  • Uso de preservativos é a principal forma de prevenção

A Sesacre planeja intensificar campanhas educativas nas escolas e unidades de saúde, com foco nos jovens e gestantes – grupo crítico para prevenir a sífilis congênita.

Dado importante: A sífilis não tratada pode causar complicações graves, como cegueira, paralisia e danos neurológicos. A transmissão vertical (mãe-bebê) é a mais preocupante.

Comentários

Continue lendo

Acre

Headscon Acre projeta games da Amazônia Legal para a Gamescom Alemanha e a Gamescom LATAM

Publicado

em

Realizada no Acre desde 2023, a Headscon Acre se consolida como uma das principais plataformas de visibilidade e acesso ao mercado para criadores de games da Amazônia Legal. Em sua edição de 2025, o evento sediou a segunda edição da Mostra Competitiva de Games da Amazônia Legal com premiação de aproximadamente R$ 60 mil. Essa é uma iniciativa do Instituto Gamecon que conecta estúdios da região a grandes vitrines internacionais, como a Gamescom Alemanha e a Gamescom LATAM.

A Mostra teve sua primeira edição em 2024 e, em 2025, ampliou o alcance da proposta ao reunir 10 jogos finalistas da região Norte, com produções do Acre, Amazonas, Pará e Amapá. Os vencedores garantiram vagas em delegações oficiais para a Gamescom Alemanha e para a Gamescom LATAM, com apoio para participação nos eventos e acesso direto a publishers e agentes do mercado global.

Na edição de 2025, o prêmio de Melhor Jogo (Júri Técnico) ficou com Catventure: The Curse of the Dark Tower, do Retrocat Studios (PA). Já o Melhor Jogo pelo voto do Júri Popular foi conquistado por Carbon-0, desenvolvido pelo estúdio Moonlight Games, do Acre.

O projeto acreano também recebeu reconhecimento pela força narrativa e pelo diálogo com temas ambientais e sociais. Para o desenvolvedor André Lucas Lima Siqueira, o jogo é uma forma de dar visibilidade à região por meio da linguagem dos games.

“Temos algumas empresas que estão causando mal ao mundo, com poluição, desperdício de recursos. Nosso jogo acompanha Ícaro e sua irmã Maria na busca pelo pai desaparecido, enquanto descobrem o que estava acontecendo. O objetivo é mostrar um pouco da nossa região na gameplay e evoluir o jogo até termos locais daqui jogáveis. A gente quer mostrar o nosso estado e a nossa região nesse jogo”, afirma André Siqueira.

Porta de entrada para o mercado internacional

Além dos vencedores, todos os finalistas da Mostra recebem material oficial de apresentação e participam de ações voltadas ao networking e à circulação profissional. A participação na Gamescom Alemanha e na Gamescom LATAM representa, para muitos estúdios amazônicos, o primeiro contato direto com o mercado internacional.

Ao longo de três edições realizadas no Acre, em 2023, 2024 e 2025, a Headscon tem fortalecido o ecossistema de games da Amazônia Legal. Após a primeira edição da Mostra Competitiva, Ciro Facundo, representante do estúdio acreano K Games, foi um dos selecionados para apresentar seu trabalho na Gamescom, na Alemanha, destacando que a região produz jogos com qualidade técnica, identidade cultural e potencial competitivo no cenário global.

Comentários

Continue lendo