Cotidiano
Terceirizados da saúde em Rio Branco denunciam atrasos de salário; Sesacre diz que pagamentos estão regulares
Empresa Maia Pimentel Serviços e Consultoria presta serviços de limpeza para a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) e ao Centro Especializado em Reabilitação (CER III). Segundo a empresa, Sesacre atrasou o repasse. Ao g1, órgão e Fundhacre confirmaram que todos os pagamentos à empresa citada estão devidamente regulares.

Ao serem questionados se o atraso se deu por conta da demora do repasse da Sesacre, a empresa não respondeu. Sobre já ter ficado 3 meses com atraso, a empresa afirmou que nunca aconteceu. Foto: assessoria
Funcionários da empresa Maia Pimentel Serviços e Consultoria, onde trabalham terceirizados na limpeza da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) e do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), denunciam constantes atrasos de salário da empresa. De acordo com eles, todos os meses, o salário que deveria ter sido pago no 5º dia útil, atrasa por semanas.
Ainda segundo os funcionários, nesta segunda-feira (18), mais de 10 dias após a data correta, apenas os que trabalham na Fundhacre receberam, com atraso na última sexta-feira (15). A empresa disse aos empregados que o atraso ocorreu por falta de repasse da Sesacre.
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) sobre a situação. Em nota, a Sesacre e a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) afirmaram que todos os pagamentos à empresa citada estão devidamente regulares.
“Além disso, informam que foi feito contato com a gestão da empresa que informou, por sua vez, já ter realizado o devido repasse a todos os funcionários”, complementou.
Ainda conforme a denúncia dos trabalhadores, há muitas pessoas que passam necessidade por conta dos atrasos no salário. Os funcionários afirmaram que já passaram até 3 meses sem receber. “Estamos com luz atrasada, aluguel atrasado e a desculpa deles é que estão esperando pela Sesacre, que eles não fizeram o repasse do valor”, disse um dos denunciantes que pediu para não ser identificado.
Outro funcionário, que também não quis se identificar, reforçou que a terceirizada joga o problema para a Sesacre e a Sesacre responde que já fez o repasse. “Aí nós ficamos esperando e nada de eles resolverem isso. A gente entra em contato com a Sesacre, e eles falam que já fizeram o repasse, que é a empresa que não faz o pagamento, fica nessa confusão. Aí quem fica sofrendo são os próprios funcionários, que precisam pagar suas contas”, lamentou ele.

Funcionários de empresa de limpeza reclamam de atrasos de pagamento. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
Empresa se posiciona
A reportagem entrou em contato com a empresa, alvo das denúncias. Pelo WhatsApp, uma pessoa que não se identificou afirmou que as denúncias são inverídicas, porém confirmou o atraso. “Foi só um pequeno atraso que teve e receberam o salário do mês. Nós não estamos com o salário atrasado, nem vale a alimentação atrasado da Fundação, não. O salário de lá está em dia”, disse.
De acordo com a empresa, quando o repasse é feito pelo órgão [Sesacre], logo é repassado para os funcionários. “Não ficamos aguardando com dinheiro na conta. Caiu, é feito o repasse no dia que cai”, disseram na mensagem.
Ao serem questionados se o atraso se deu por conta da demora do repasse da Sesacre, a empresa não respondeu. Sobre já ter ficado 3 meses com atraso, a empresa afirmou que nunca aconteceu.
Outra reclamação dos funcionários é de que a empresa não está depositando corretamente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mesmo descontando mensalmente de seus salários. A empresa não respondeu a essa pergunta. A empresa ainda informou que o pagamento do CER III será feito nesta segunda (18), até às 18h.
Comentários
Cotidiano
Acre ocupa a 27ª posição em ranking de acesso à energia elétrica no país

O Acre aparece na 27ª e última colocação no ranking dos estados brasileiros com maior acesso à energia elétrica, segundo dados do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o levantamento, 97,9% dos domicílios acreanos possuem acesso à energia elétrica, seja por meio da rede geral ou por fontes alternativas. Apesar do índice elevado, o percentual ficou abaixo do registrado nas demais unidades da federação, o que posicionou o estado na última colocação do ranking nacional.
No topo da lista, quatro estados alcançaram 100% de cobertura energética nos domicílios. São eles: Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, que dividem a primeira posição no indicador.
O ranking considera o percentual de domicílios com acesso à energia elétrica como um dos critérios para avaliar a competitividade dos estados brasileiros. O indicador reflete o alcance do serviço e a capacidade de garantir infraestrutura básica à população.
Comentários
Cotidiano
Caique Gomes chega para ser o camisa 9 do Independência

Foto arquivo pessoal: Caique Gomes estava atuando no futebol do Rio de Janeiro
O atacante Caique Gomes, ex-Resende, foi integrado ao elenco do Independência e é mais um reforço para a disputa da temporada de 2026. O atleta de 29 anos chega no Marinho Monte para ser o camisa 9.
“Estamos avaliando todos os atletas com bastante rigor e o Caique é uma grande contratação. Vamos ter um atacante com muita qualidade”, declarou o técnico Ivan Mazzuia.
Trabalho técnico
O elenco do Independência faz mais um trabalho técnico nesta terça, 23, no Marinho Monte.
“Esse é o início da preparação e os atletas estão bem empenhados. A ideia é construir um grupo forte para ter um time capaz de conquistar grandes resultados”, avaliou o treinador.
Comentários
Cotidiano
Mulher é presa após agredir ex-companheiro a mordidas e arranhões em Cruzeiro do Sul
Vítima, que já havia registrado ocorrência anterior, estava trancada em apartamento quando a PM foi acionada; suspeita foi detida em flagrante

Segundo a Polícia Militar, a própria vítima acionou a equipe ao local. Ele estava trancado em seu apartamento, enquanto Suzane foi encontrada na via pública. Foto: ilustrativa
Uma mulher de 36 anos, identificada apenas como Suzane, foi presa em flagrante pela Polícia Militar após agredir o ex-companheiro no bairro Telégrafo, em Cruzeiro do Sul (AC). A vítima acionou a polícia ao ficar trancada no apartamento enquanto a agressora tentava entrar à força.
Segundo relato, Suzane iniciou uma discussão e, ao ser retirada do imóvel, retornou alegando que havia outra pessoa com o ex-companheiro. Na nova investida, ela o agrediu com arranhões e mordidas. A vítima informou já ter registrado boletim de ocorrência anterior contra a mulher.
Com lesões visíveis e relato consistente, a PM prendeu Suzane em flagrante. Ela foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil e alegou manter contato com a vítima na expectativa de reatar o relacionamento, que durou três anos.

Você precisa fazer login para comentar.