Cotidiano
Terceirizados da saúde em Rio Branco denunciam atrasos de salário; Sesacre diz que pagamentos estão regulares
Empresa Maia Pimentel Serviços e Consultoria presta serviços de limpeza para a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) e ao Centro Especializado em Reabilitação (CER III). Segundo a empresa, Sesacre atrasou o repasse. Ao g1, órgão e Fundhacre confirmaram que todos os pagamentos à empresa citada estão devidamente regulares.

Ao serem questionados se o atraso se deu por conta da demora do repasse da Sesacre, a empresa não respondeu. Sobre já ter ficado 3 meses com atraso, a empresa afirmou que nunca aconteceu. Foto: assessoria
Funcionários da empresa Maia Pimentel Serviços e Consultoria, onde trabalham terceirizados na limpeza da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) e do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), denunciam constantes atrasos de salário da empresa. De acordo com eles, todos os meses, o salário que deveria ter sido pago no 5º dia útil, atrasa por semanas.
Ainda segundo os funcionários, nesta segunda-feira (18), mais de 10 dias após a data correta, apenas os que trabalham na Fundhacre receberam, com atraso na última sexta-feira (15). A empresa disse aos empregados que o atraso ocorreu por falta de repasse da Sesacre.
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) sobre a situação. Em nota, a Sesacre e a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) afirmaram que todos os pagamentos à empresa citada estão devidamente regulares.
“Além disso, informam que foi feito contato com a gestão da empresa que informou, por sua vez, já ter realizado o devido repasse a todos os funcionários”, complementou.
Ainda conforme a denúncia dos trabalhadores, há muitas pessoas que passam necessidade por conta dos atrasos no salário. Os funcionários afirmaram que já passaram até 3 meses sem receber. “Estamos com luz atrasada, aluguel atrasado e a desculpa deles é que estão esperando pela Sesacre, que eles não fizeram o repasse do valor”, disse um dos denunciantes que pediu para não ser identificado.
Outro funcionário, que também não quis se identificar, reforçou que a terceirizada joga o problema para a Sesacre e a Sesacre responde que já fez o repasse. “Aí nós ficamos esperando e nada de eles resolverem isso. A gente entra em contato com a Sesacre, e eles falam que já fizeram o repasse, que é a empresa que não faz o pagamento, fica nessa confusão. Aí quem fica sofrendo são os próprios funcionários, que precisam pagar suas contas”, lamentou ele.

Funcionários de empresa de limpeza reclamam de atrasos de pagamento. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
Empresa se posiciona
A reportagem entrou em contato com a empresa, alvo das denúncias. Pelo WhatsApp, uma pessoa que não se identificou afirmou que as denúncias são inverídicas, porém confirmou o atraso. “Foi só um pequeno atraso que teve e receberam o salário do mês. Nós não estamos com o salário atrasado, nem vale a alimentação atrasado da Fundação, não. O salário de lá está em dia”, disse.
De acordo com a empresa, quando o repasse é feito pelo órgão [Sesacre], logo é repassado para os funcionários. “Não ficamos aguardando com dinheiro na conta. Caiu, é feito o repasse no dia que cai”, disseram na mensagem.
Ao serem questionados se o atraso se deu por conta da demora do repasse da Sesacre, a empresa não respondeu. Sobre já ter ficado 3 meses com atraso, a empresa afirmou que nunca aconteceu.
Outra reclamação dos funcionários é de que a empresa não está depositando corretamente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mesmo descontando mensalmente de seus salários. A empresa não respondeu a essa pergunta. A empresa ainda informou que o pagamento do CER III será feito nesta segunda (18), até às 18h.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.