fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Terceirizados da saúde em Rio Branco denunciam atrasos de salário; Sesacre diz que pagamentos estão regulares

Publicado

em

Empresa Maia Pimentel Serviços e Consultoria presta serviços de limpeza para a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) e ao Centro Especializado em Reabilitação (CER III). Segundo a empresa, Sesacre atrasou o repasse. Ao g1, órgão e Fundhacre confirmaram que todos os pagamentos à empresa citada estão devidamente regulares.

Ao serem questionados se o atraso se deu por conta da demora do repasse da Sesacre, a empresa não respondeu. Sobre já ter ficado 3 meses com atraso, a empresa afirmou que nunca aconteceu. Foto: assessoria 

Funcionários da empresa Maia Pimentel Serviços e Consultoria, onde trabalham terceirizados na limpeza da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) e do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), denunciam constantes atrasos de salário da empresa. De acordo com eles, todos os meses, o salário que deveria ter sido pago no 5º dia útil, atrasa por semanas.

Ainda segundo os funcionários, nesta segunda-feira (18), mais de 10 dias após a data correta, apenas os que trabalham na Fundhacre receberam, com atraso na última sexta-feira (15). A empresa disse aos empregados que o atraso ocorreu por falta de repasse da Sesacre.

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) sobre a situação. Em nota, a Sesacre e a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) afirmaram que todos os pagamentos à empresa citada estão devidamente regulares.

“Além disso, informam que foi feito contato com a gestão da empresa que informou, por sua vez, já ter realizado o devido repasse a todos os funcionários”, complementou.

Ainda conforme a denúncia dos trabalhadores, há muitas pessoas que passam necessidade por conta dos atrasos no salário. Os funcionários afirmaram que já passaram até 3 meses sem receber. “Estamos com luz atrasada, aluguel atrasado e a desculpa deles é que estão esperando pela Sesacre, que eles não fizeram o repasse do valor”, disse um dos denunciantes que pediu para não ser identificado.

Outro funcionário, que também não quis se identificar, reforçou que a terceirizada joga o problema para a Sesacre e a Sesacre responde que já fez o repasse. “Aí nós ficamos esperando e nada de eles resolverem isso. A gente entra em contato com a Sesacre, e eles falam que já fizeram o repasse, que é a empresa que não faz o pagamento, fica nessa confusão. Aí quem fica sofrendo são os próprios funcionários, que precisam pagar suas contas”, lamentou ele.

Funcionários de empresa de limpeza reclamam de atrasos de pagamento. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Empresa se posiciona

A reportagem entrou em contato com a empresa, alvo das denúncias. Pelo WhatsApp, uma pessoa que não se identificou afirmou que as denúncias são inverídicas, porém confirmou o atraso. “Foi só um pequeno atraso que teve e receberam o salário do mês. Nós não estamos com o salário atrasado, nem vale a alimentação atrasado da Fundação, não. O salário de lá está em dia”, disse.

De acordo com a empresa, quando o repasse é feito pelo órgão [Sesacre], logo é repassado para os funcionários. “Não ficamos aguardando com dinheiro na conta. Caiu, é feito o repasse no dia que cai”, disseram na mensagem.

Ao serem questionados se o atraso se deu por conta da demora do repasse da Sesacre, a empresa não respondeu. Sobre já ter ficado 3 meses com atraso, a empresa afirmou que nunca aconteceu.

Outra reclamação dos funcionários é de que a empresa não está depositando corretamente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mesmo descontando mensalmente de seus salários. A empresa não respondeu a essa pergunta. A empresa ainda informou que o pagamento do CER III será feito nesta segunda (18), até às 18h.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Justiça decreta prisão preventiva de dupla acusada de latrocínio de vigilante em escola no Acre

Publicado

em

A Justiça do Acre decretou a prisão preventiva de Valdeusmar Bezerra da Silva, 35 anos, e Leandro Mendes dos Santos, 18, acusados de envolvimento no latrocínio do vigilante Raimundo de Assis, de 52 anos. A decisão foi tomada nesta terça-feira (8) pelo juiz da Vara de Garantias, durante audiência de custódia realizada no Fórum Criminal.

Valdeusmar, que já era monitorado por tornozeleira eletrônica, foi encaminhado diretamente ao presídio após a audiência. Já Leandro, ferido durante a troca de tiros com o vigilante, permanece internado no Pronto-Socorro sob escolta policial, aguardando alta médica.

O crime ocorreu dentro de uma escola, onde, segundo a perícia, os criminosos acessaram o local ao pular o muro lateral da instituição. Raimundo de Assis foi surpreendido pelos assaltantes em um dos corredores. Ele ainda tentou reagir, mas foi baleado pelo menos três vezes. Mesmo ferido, o vigilante conseguiu atingir Leandro Mendes, que acabou sendo deixado pelos comparsas em um terreno próximo à escola.

A investigação segue sob responsabilidade da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (DCORE). Na manhã desta terça, agentes realizaram novas buscas na região em busca de imagens de câmeras de segurança que possam ajudar a identificar outros envolvidos no crime e mapear o trajeto feito pelos criminosos, tanto na chegada quanto na fuga.

A Polícia Civil trabalha com a previsão de concluir o inquérito em até 30 dias.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Duas armas de fogo são apreendidas pela Polícia Civil em Tarauacá durante operação policial

Publicado

em

O resultado é reflexo do trabalho técnico e comprometido das forças policiais, que têm atuado de forma preventiva e repressiva para coibir crimes na região

Armas apreendidas durante operação da Polícia Civil em Tarauacá. Foto: cedida

Em mais uma ação eficaz de combate à criminalidade, a equipe de investigação da Delegacia-Geral em Tarauacá, realizou nesta terça-feira, 8, uma operação que resultou na apreensão de duas armas de fogo. A ação integra o esforço contínuo da PCAC para aumentar a segurança pública e retirar armamentos ilegais de circulação.

As armas apreendidas estavam em posse de indivíduos que agora serão responsabilizados dentro dos trâmites legais. O resultado é reflexo do trabalho técnico e comprometido das forças policiais, que têm atuado de forma preventiva e repressiva para coibir crimes na região.

De acordo com a autoridade policial, operações como essa são fundamentais para evitar que armamentos ilegais sejam utilizados em delitos que colocam em risco a vida da população. A retirada dessas armas das ruas representa um avanço importante na proteção dos cidadãos e na manutenção da ordem pública.

A Polícia Civil reforça que o trabalho seguirá de forma constante e intensificada, com foco na prevenção de crimes, no combate à violência e na valorização da segurança da sociedade.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco e Cruzeiro do Sul terão reforço do MS no combate à dengue

Publicado

em


Para conter o avanço da dengue e reduzir casos graves e mortes, o Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 8, um conjunto de novas ações de enfrentamento à doença. No Acre, as medidas emergenciais serão concentradas nos dois municípios mais populosos do estado: Rio Branco e Cruzeiro Sul.

Ambas as cidades foram incluídas na lista de 80 municípios prioritários do país, selecionados por apresentarem alta transmissão ou crescimento no número de casos, além de população superior a 100 mil habitantes.

As ações contarão com o apoio direto da Força Nacional do SUS, que estará preparada para atuar nos municípios com a instalação de centros de hidratação com até 100 leitos cada, podendo chegar a 150 unidades em todo o Brasil. O investimento total previsto é de R$ 300 milhões.

Os centros são voltados ao acolhimento e à hidratação de pacientes com sintomas de dengue, tanto por via oral quanto venosa , com o objetivo de evitar o agravamento dos quadros e reduzir a necessidade de internações hospitalares. Os espaços poderão funcionar em unidades básicas de saúde (UBS), UPAs ou locais adaptados, como auditórios, bibliotecas, refeitórios, tendas ou contêineres.

Comentários

Continue lendo