Cotidiano
Técnico em enfermagem é condenado a 2 anos por receitar e aplicar morfina em paciente sem autorização
Servidor trabalhava na Fundhacre na época, em 2018, quando paciente chegou com dor e ele conseguiu duas doses de morfina. Defesa disse que já entrou com apelação.

Servidor trabalhava na Fundhacre, segundo defesa, quando paciente chegou com fortes dores nas costas — Foto: Janine Brasil/Arquivo pessoal
Por Aline Nascimento
Um técnico em enfermagem foi condenado a prestar serviços à comunidade por dois anos por ter fraudado um prontuário médico e aplicado morfina em um paciente sem autorização. A decisão é da 2ª Vara Criminal de Rio Branco e cabe recurso.
Além da pena, o técnico precisa pagar uma multa no valor de R$ 1 mil. A Justiça acreana destacou que o homem é reincidente, inclusive, foi condenado em 2012 em Acrelândia. O crime não foi divulgado.
“Já fiz a apelação, porque se trata de uma situação que o cidadão estava doente. Ele não arrecadou dinheiro, não garimpou dinheiro e nada disso. Ele tentou ajudar porque já tinha outro cidadão lá que ajudava o rapaz, outro enfermeiro”, afirmou o advogado do técnico, Armyson Lee.
Crime
O caso teria ocorrido em 2018 quando o servidor público trabalhava na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), na capital acreana. Além do servidor, o paciente que recebeu o medicamento também foi condenado a prestar serviços comunitários.
O advogado do servidor contou que o paciente chegou com fortes dores na unidade de saúde. Lee negou que o cliente dele tenha fraudado algum documento, mas confirmou que ele aplicou duas doses de morfina no paciente.

“A denúncia passou despercebida, o senhor tem uma doença crônica e sente muitas dores. Então, estava precisando urgentemente de remédios e não estava conseguindo. Não houve dolo, é tanto que foi condenado a dois anos, em aberto, mas estamos apelando por não caber o dolo aí”, argumentou.
Após o caso ser descoberto, Lee disse que o servidor foi afastado do cargo e segue atualmente sem emprego. No julgamento, o paciente e também réu afirmou que tinha tentado conseguir o remédio no Pronto-Socorro de Rio Branco, mas não conseguiu e foi à Fundhacre.
“Não fraudou nada. O caso é que conseguiu duas morfinas para aplicar no idoso. Foi uma solidariedade porque tinha ido várias vezes no PS, não tinha conseguido e não aguentava mais de dores nas costas. Não houve lucro nenhum, apenas estava ajudando o cidadão”, concluiu.
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.