Acre
Taxistas do interior são tema de debate entre parlamentares na Capital
Rota de taxis do interior na Capital gera polêmica
agazeta.net
A situação dos taxistas lotação que prestam o serviço na rota entre os municípios do interior e Capital se transformou em fonte de debates e acusações entre vereadores da base do prefeito de Rio Branco e deputados de oposição.
O deputado Jairo Carvalho, do PSD, foi duramente atacado pelo líder do prefeito na Câmara, vereador Gabriel Forneck, que chegou a chamar o trabalho do parlamentar de “aberração”.
“Enquanto eu estiver no parlamento não vou aceitar que faça esse tipo de aberração com nossas leis. Quem muda as normas no município é a prefeitura e os deputados deveriam procurar seu lugar”, atacou.
O deputado virou alvo de críticas depois de insinuar que vai pedir ao prefeito Marcus Alexandre alterações na lei para beneficiar os taxistas lotação.
A vereadora do PSD, Lene Petecão, entrou em defesa do colega de partido. Disse que qualquer ação da oposição logo é vista como “aberração” porque a Frente Popular “sempre acha que sabe tudo”.
“Quer dizer que o presidente da Assembleia Legislativa andando com o prefeito e falando de melhorias para Rio Branco não é aberração. Só vale quando é alguém da oposição”, rebateu.
Os taxistas lotação estão revoltados e prometem até fechar as estradas que dão acesso à Capital se a prefeitura mantiver a promessa de impedir que eles circulem com passageiros nas ruas.
Na outra ponta da discussão estão os taxistas, que também preparam um movimento para evitar que os carros lotação circulem com passageiros quando entrarem em Rio Branco.
Comentários
Acre
Deracre executa limpeza de acesso à área da ZPE em Senador Guiomard

Foto: Ascom/Deracre
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), executa nesta segunda-feira, 21, serviços de limpeza e organização do acesso à Zona de Processamento de Exportação (ZPE), localizada no município de Senador Guiomard. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que a ação atende à orientação do governador Gladson Camelí de cuidar da infraestrutura estratégica do estado.
“Estamos executando a limpeza e a organização do acesso à ZPE para garantir um ambiente adequado, seguro e funcional. Esse cuidado com a infraestrutura é fundamental para apoiar o desenvolvimento econômico e criar condições para atrair novos investimentos”, afirmou.
As frentes de trabalho concentram-se na limpeza da área de acesso, retirada de resíduos, desobstrução de trechos e adequação do entorno, garantindo melhores condições de circulação e melhor apresentação do espaço. A intervenção contribui para a organização visual e funcional da ZPE, que conta com 117 terrenos disponíveis para a instalação de empresas.
O trabalho do Deracre integra o processo de reestruturação física, regulatória e operacional do complexo, iniciado após a atualização da legislação federal das Zonas de Processamento de Exportação, em 2023. Nesta etapa, o governo do Estado atua de forma integrada, com a participação de secretarias, autarquias e da Prefeitura de Senador Guiomard, em ações voltadas à infraestrutura, organização do espaço e articulação logística.
Com os serviços executados, o acesso à ZPE passa a oferecer melhores condições para a circulação de veículos, a realização de visitas técnicas e futuras operações, reforçando o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da industrialização e da capacidade exportadora do estado.
Comentários
Acre
Rio Acre inicia vazante em Rio Branco, mas segue acima da cota de transbordamento
Mesmo em descida, nível do rio permanece 1,31 metro acima do limite crítico, segundo a Defesa Civil

Foto: Jardy Lopes
O Rio Acre começou a apresentar vazante em Rio Branco na manhã desta terça-feira (3). De acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o nível do manancial foi registrado em 15,31 metros às 5h16, já com indicação de descida.
Apesar da redução, o rio segue acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros, permanecendo 1 metro e 31 centímetros acima do limite considerado crítico. A cota de alerta no município é de 13,50 metros.
Ainda segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 0,00 milímetro no período, fator que contribuiu para a tendência de vazante observada.
O comportamento de descida do rio já havia sido identificado na noite desta segunda-feira (2). Às 18h, o nível estava em 15,43 metros e, às 21h, marcou 15,42 metros, confirmando o início da vazante.
As informações foram repassadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que segue monitorando o nível do Rio Acre.



Você precisa fazer login para comentar.