Acre
Surdo defende tese de conclusão de curso pela 1ª vez na história da universidade federal do Acre
Bryan Mourão é o primeiro aluno surdo a defender tese de conclusão de curso na Ufac. Estudante se formou em letras libras.

Bryan Mourão falou da importância dos imagens nos textos de português para os surdos (Foto: Reprodução)
No auge dos 23 anos, o estudante Bryan Mourão realizou o sonho de defender a tese de conclusão de curso e ser aprovado. Ele seria mais um dos estudantes aprovados na universidade não fosse um detalhe importante. Bryan é o primeiro estudante surdo a defender uma tese na Universidade Federal do Acre (Ufac), campus Rio Branco.
___________________
Em entrevista o estudante falou como superar as barreiras e a importância de concluir o curso. A intérprete Diemes Farias ajudou na conversa com Mourão.
___________________
“Tinham vários outros cursos, mas escolhi letras libras. Têm várias barreiras na universidade, mas existe também a inclusão que é muito importante e inclui o surdo”, falou o estudante, por meio dos sinais.
A apresentação em sinais foi traduzida para a banca pela intérprete. O estudante abordou a importância das imagens nos textos de língua portuguesa como segunda língua para os surdos e foi aprovado com nota 7,5.
“O surdo é capaz sim de evoluir, entrar na universidade, escolher qualquer curso. São capazes sim, é direito e livre”, comemorou.
Passo importante
Para o professor e coordenador do curso de Letras Libras, Alexandre Melo, a apresentação de Mourão foi um passo importante para a sociedade.
“É um sonho que começamos a sonhar em 2013, quando a comissão criou o curso de libras. Fizemos questão de colocar a apresentação de conclusão do curso justamente para cobrar esse momento e comprovar que a formação foi desenvolvida de forma adequada”, falou.
Feliz pela aprovação, o estudante diz que o que pretende fazer após colar grau. “Vou viajar e quando voltar vou querer trabalhar. Coisa simples e básica. Estou precisando de umas férias”, concluiu.
Orgulho
Orgulhosa e atenda a apresentação do filho, Jucelma Mourão comemorou o resultado. “O fato dele ser surdo nunca significou um problema para mim. “Sempre fiz com que ele se sentisse sem condições por ser surdo. Sou uma pessoa muito orgulhosa, muito feliz por isso”, contou.
Comentários
Acre
Tempo instável marca esta sexta-feira no Acre, com risco de chuvas fortes em todas as regiões
Alta umidade mantém possibilidade de pancadas intensas ao longo do dia; temperaturas variam entre 20 °C e 31 °C no estado.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em declínio, mas permanece acima da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou ligeira queda nesta sexta-feira, 23, em Rio Branco, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do município. Às 5h19, a medição registrou 14,57 metros, e às 9h, 14,51 metros, mantendo-se acima da cota de transbordo de 14 metros e da cota de alerta, que é de 13,50 metros.
Nas últimas 24 horas, a chuva acumulada na capital acreana foi de 2,00 mm, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil.
O órgão segue acompanhando diariamente a situação do rio e emitindo boletins para orientar moradores sobre possíveis medidas de prevenção.
Comentários
Acre
Acre participa de reunião com governo federal e estados da Amazônia Legal para fortalecer ações no enfrentamento ao desmatamento e às queimadas
Com o objetivo de fortalecer o diálogo federativo e alinhar ações conjuntas de enfrentamento ao desmatamento e aos incêndios florestais na Amazônia, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participou na manhã desta quinta-feira, 22, em Brasília (DF), de uma reunião entre os secretários de Meio Ambiente dos estados da Amazônia Legal e representantes do Ministério do Meio Ambiente.
A agenda teve como foco a construção de estratégias integradas entre União e estados, reforçando a cooperação institucional, a troca de experiências e a avaliação dos resultados alcançados nos últimos anos. Os dados apresentados demonstraram avanços consistentes na redução dos índices de desmatamento na região, resultado do fortalecimento das políticas públicas ambientais e da atuação coordenada entre os entes federativos.

Representando o Acre, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou que os avanços alcançados pelo estado são resultado de uma política ambiental construída de forma integrada e baseada em evidências.

“Os resultados que o Acre vem apresentando demonstram que planejamento, cooperação federativa e investimentos contínuos em monitoramento e fiscalização são fundamentais para o enfrentamento ao desmatamento e às queimadas. Temos atuado de forma preventiva, com uso intensivo de tecnologia e integração entre órgãos estaduais e federais, o que nos permitiu superar as metas estabelecidas e alcançar reduções históricas tanto no desmatamento quanto nas queimadas”, afirmou.
Segundo dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (PRODES), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Acre apresentou uma redução de 27,62% de desmatamento em 2025.
Com esses resultados, o estado superou as metas estabelecidas para os anos 2023, 2024 e 2025 no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ-AC) estipulado para 2027, que previa uma redução anual de 10% nas taxas de desmatamento.

No enfrentamento às queimadas, os resultados também foram históricos. O Acre encerrou 2025 com queda de aproximadamente 75% nos focos de queimadas, alcançando o menor número de registros desde o início da série histórica, em 2001. O desempenho positivo reflete a atuação da integração do Grupo Operacional de Comando e Controle Ambiental (GOCC).
The post Acre participa de reunião com governo federal e estados da Amazônia Legal para fortalecer ações no enfrentamento ao desmatamento e às queimadas appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Você precisa fazer login para comentar.