Acre
Suposto escândalo sexual envolve três membros do primeiro escalão de gestores do PT
Fábio Pontes, da editoria política/ac24horas
Na semana passada a imprensa mundial deu destaque a um suposto caso amoroso do presidente francês François Hollande fora do casamento. É recorrente no submundo da política notícias de relacionamentos extraconjungais, capazes de abalar a estrutura do poder. Um dos de maior repercussão foi do ex-presidente dos EUA, Bill Clintom, com sua secretária particular, Monica Lewinsky.
Estas situações passaram a ser frequente também na política acreana nos últimos anos. As eleições de 2012 foram abaladas com a especulação de um relacionamento do então candidato Marcus Alexandre com uma das candidatas a vereadora da Frente Popular. O caso não foi explorado na propaganda eleitoral, mas era assunto comum nas redes socais e rodas de conversa.
O Acre amanhece esta segunda com mais um caso deste tipo, num enredo envolvendo a descoberta da traição, suposta violência física e dano ao patrimônio privado.
Conhecido por sua força e prestígio político desde o governo de Jorge Viana (PT), Francisco Nepomuceno, o Carioca, -assessor especial do governo Tião Viana (PT) – estaria mantendo um relacionamento amoroso com Aline Braga, assessora especial do prefeito Marcus Alexandre (PT).
Carioca não é casado, portanto, estaria com a ficha-limpa. O problema é a petista, casada com o secretário-executivo da Secretaria de Direitos Humanos, Dimas Sandas. No sábado, ao desconfiar que a mulher estava lhe traindo com o todo-poderoso Carioca, Dimas agrediu a esposa fisicamente. Aline resolveu não denunciá-lo, mas sim sair da residência do casal para se refugiar na casa de seus país.
No domingo, pela manhã, Dimas chegou na casa dos pais de Aline e tentou tirar o filho do casal dos braços da mãe. Ao receber a negativa, ele se enfureceu, pegou tijolos e jogou contra o veiculo de Aline, , uma Mitsubishi Pajero vermelha. O veículo teve os vidros quebrados.
Ao ver a situação, Aline resolveu acionar a Policia que quando chegou ao local, o marido já não se encontrava mais. De acordo com relatos, há todo momento a vitima recebia mensagens pelo celular de Dimas afirmando que estava armado, na frente da casa de Carioca e que iria matá-lo. A PM iniciou as buscas pelo secretário, mas não conseguiu encontrá-lo. A assessora da prefeitura de Rio Branco oficializou a denuncia na Delegacia da Mulher, localizada no segundo distrito da capital ainda no domingo, 19.
A reportagem do ac24horas foi esta manhã à Delegacia da Mulher. Lá, foi informada de que o B.O – Boletim de Ocorrência – não está mais sob sua tutela, mas encaminhado para a cúpula da Secretaria de Polícia Civil.
Procurada, a assessoria de imprensa da Polícia Civil não soube passar informações detalhadas sobre o caso, informando que até a noite de domingo não havia ocorrido a transferência do B.O para outro setor do órgão.
Em nota, a assessoria de imprensa do governo informou que o secretário Nilson Mourão (Direitos Humanos) tomará as devidas providências. A partir do momento que houver a instauração do inquérito policial, Dimas Sandas será afastado das funções. Quanto ao assessor especial Francisco Nepomuceno, o governo não se pronunciou, se limitando a dizer não entrar nos “meandros da vida pessoal”. Segundo a assessoria, ele não quer se manifestar sobre o caso.
Dimas Sandas informou ao ac24horas que tudo não passa de boatos. “Isso não é real, estou tentando identificar a origem da fonte [da informação]”, se limitou a dizer.
Segundo informações, Aline Braga não trabalha mais como assessora especial do prefeito Marcus Alexandre, sendo colocada para exercer função em outra pasta. A ativista dos direitos humanos, Joana D’Arc Valente, que garante ser advogada da vítima, disse não saber todo o conteúdo da queixa registrada pela cliente, destacando somente os danos ao veículo.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.