Acre
Suposto escândalo sexual envolve três membros do primeiro escalão de gestores do PT
Fábio Pontes, da editoria política/ac24horas
Na semana passada a imprensa mundial deu destaque a um suposto caso amoroso do presidente francês François Hollande fora do casamento. É recorrente no submundo da política notícias de relacionamentos extraconjungais, capazes de abalar a estrutura do poder. Um dos de maior repercussão foi do ex-presidente dos EUA, Bill Clintom, com sua secretária particular, Monica Lewinsky.
Estas situações passaram a ser frequente também na política acreana nos últimos anos. As eleições de 2012 foram abaladas com a especulação de um relacionamento do então candidato Marcus Alexandre com uma das candidatas a vereadora da Frente Popular. O caso não foi explorado na propaganda eleitoral, mas era assunto comum nas redes socais e rodas de conversa.
O Acre amanhece esta segunda com mais um caso deste tipo, num enredo envolvendo a descoberta da traição, suposta violência física e dano ao patrimônio privado.
Conhecido por sua força e prestígio político desde o governo de Jorge Viana (PT), Francisco Nepomuceno, o Carioca, -assessor especial do governo Tião Viana (PT) – estaria mantendo um relacionamento amoroso com Aline Braga, assessora especial do prefeito Marcus Alexandre (PT).
Carioca não é casado, portanto, estaria com a ficha-limpa. O problema é a petista, casada com o secretário-executivo da Secretaria de Direitos Humanos, Dimas Sandas. No sábado, ao desconfiar que a mulher estava lhe traindo com o todo-poderoso Carioca, Dimas agrediu a esposa fisicamente. Aline resolveu não denunciá-lo, mas sim sair da residência do casal para se refugiar na casa de seus país.
No domingo, pela manhã, Dimas chegou na casa dos pais de Aline e tentou tirar o filho do casal dos braços da mãe. Ao receber a negativa, ele se enfureceu, pegou tijolos e jogou contra o veiculo de Aline, , uma Mitsubishi Pajero vermelha. O veículo teve os vidros quebrados.
Ao ver a situação, Aline resolveu acionar a Policia que quando chegou ao local, o marido já não se encontrava mais. De acordo com relatos, há todo momento a vitima recebia mensagens pelo celular de Dimas afirmando que estava armado, na frente da casa de Carioca e que iria matá-lo. A PM iniciou as buscas pelo secretário, mas não conseguiu encontrá-lo. A assessora da prefeitura de Rio Branco oficializou a denuncia na Delegacia da Mulher, localizada no segundo distrito da capital ainda no domingo, 19.
A reportagem do ac24horas foi esta manhã à Delegacia da Mulher. Lá, foi informada de que o B.O – Boletim de Ocorrência – não está mais sob sua tutela, mas encaminhado para a cúpula da Secretaria de Polícia Civil.
Procurada, a assessoria de imprensa da Polícia Civil não soube passar informações detalhadas sobre o caso, informando que até a noite de domingo não havia ocorrido a transferência do B.O para outro setor do órgão.
Em nota, a assessoria de imprensa do governo informou que o secretário Nilson Mourão (Direitos Humanos) tomará as devidas providências. A partir do momento que houver a instauração do inquérito policial, Dimas Sandas será afastado das funções. Quanto ao assessor especial Francisco Nepomuceno, o governo não se pronunciou, se limitando a dizer não entrar nos “meandros da vida pessoal”. Segundo a assessoria, ele não quer se manifestar sobre o caso.
Dimas Sandas informou ao ac24horas que tudo não passa de boatos. “Isso não é real, estou tentando identificar a origem da fonte [da informação]”, se limitou a dizer.
Segundo informações, Aline Braga não trabalha mais como assessora especial do prefeito Marcus Alexandre, sendo colocada para exercer função em outra pasta. A ativista dos direitos humanos, Joana D’Arc Valente, que garante ser advogada da vítima, disse não saber todo o conteúdo da queixa registrada pela cliente, destacando somente os danos ao veículo.
Comentários
Acre
Aprovados no concurso do ISE serão empossados em maio

Foto: Secom/AC
O Governo do Acre publicou nesta sexta-feira, 25, o Edital nº 100 SEAD/ISE, convocando os aprovados no concurso público do Instituto Socioeducativo do Estado (ISE/AC) para a posse nos cargos de nível médio e superior.
De acordo com o edital, os candidatos deverão comparecer para a solenidade de posse no dia 5 de maio de 2025. Em Cruzeiro do Sul, o atendimento ocorrerá às 9h, no Centro Socioeducativo da cidade, localizado na Rua Pedro Teles, nº 596, no bairro Manoel Terças. Já em Rio Branco, os nomeados devem se apresentar na sede do Instituto Socioeducativo, situada na Rua Rui Barbosa, nº 469, no Centro da capital.
A posse está condicionada ao cumprimento das exigências previstas no edital anterior, especialmente no subitem 3.2, que trata da entrega de documentos e demais requisitos legais para o exercício dos cargos.
As dúvidas e informações adicionais podem ser esclarecidas diretamente com o Instituto Socioeducativo, pelo telefone (68) 99224-2327, ou com a Secretaria de Estado de Administração (Sead), por meio do e-mail concursos.gov@gmail.com.
Comentários
Acre
Assis Brasil convoca aprovados em concurso para exames médicos
A Prefeitura de Assis Brasil publicou nesta sexta-feira, 25, a 14ª convocação do concurso público regido pelo edital nº 006/2023. O novo chamamento contempla candidatos aprovados para os cargos de analista de controle interno e motorista, categoria “D”, que deverão se apresentar entre os dias 23 de abril e 23 de maio de 2025.
Os convocados deverão realizar exames médicos específicos, às suas próprias expensas, com laudos emitidos até 90 dias antes da apresentação. A inspeção médica ocorrerá no Centro de Diagnóstico da Família (CDF), localizado na Rua Quintino Bocaiúva, nº 1857, bairro Bosque, em Rio Branco, mediante agendamento prévio pelo telefone (68) 2102-4960.
Além dos exames e do atestado de sanidade física e mental, os candidatos precisam apresentar extensa documentação para efetivação da posse, incluindo identidade, CPF, título de eleitor, comprovantes de escolaridade, certidões negativas da Justiça Estadual e Federal, comprovante de endereço e dados bancários.
Comentários
Acre
Adolescente é baleado por criminosos em motocicleta no Segundo Distrito de Rio Branco
Um adolescente de 16 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta quinta-feira (24), na rua Baguari, no bairro Taquari, localizado no Segundo Distrito de Rio Branco (AC). O jovem foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta Honda de cor preta, que efetuaram vários disparos contra ele.
De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima caminhava pela via quando foi abordada pelos suspeitos. O garupa sacou uma arma de fogo e atirou diversas vezes. O adolescente foi atingido por dois tiros: um no joelho direito e outro que atravessou a região dos testículos e saiu pela coxa.
Mesmo ferido, o jovem conseguiu correr até a travessa Barra do Sol, onde pediu ajuda a amigos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado. Após os primeiros atendimentos, o estado de saúde foi estabilizado e ele foi encaminhado em estado grave ao Pronto-Socorro de Rio Branco.
Policiais militares estiveram no local do crime, colheram informações com testemunhas e realizaram buscas na região, mas até o momento ninguém foi preso.
A investigação preliminar está sendo conduzida pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil, e o caso será encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que ficará responsável por apurar a motivação e identificar os autores do ataque.
Você precisa fazer login para comentar.