fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Sobrinhos cavam túmulo da tia após, segundo eles, coveiros se recusarem a fazer o trabalho

Publicado

em

A recusa teria ocorrido pelo fato da mulher ser natural de outra cidade. Um vídeo mostra os sobrinhos fazendo a cova

ITHAMAR SOUZA

Um vídeo enviado à reportagem mostra dois homens cavando um túmulo para enterrar a própria tia em um cemitério no município de Epitaciolândia, no interior do Acre.

A gravação foi feita por familiares na manhã da última sexta-feira (6).

O trabalho deveria ter sido feito por coveiros municipais, que, de acordo com a família, se recusaram.

Segundo informações de uma sobrinha da falecida, a tia dela, Maria Elizabeth da Silva Lopes, era moradora do município de Brasiléia, mas a família decidiu enterrar a mulher em Epitaciolândia.

Depois que todos os procedimentos foram realizados no hospital, levaram o corpo para a funerária, realizaram o velório e logo após Maria seria enterrada.

__________________

Porém, quando os familiares chegaram no Cemitério São João Batista, em Epitaciolândia, eles dizem ter sido informados que o túmulo não havia sido cavado, pois como a mulher era de Brasiléia, eles não poderiam realizar aquele trabalho.

__________________

A família diz que insistiu, mas segundo eles, os coveiros não se importaram com a situação e teriam dito aos parentes que poderiam chamar coveiros de Brasiléia, ou os próprios familiares cavarem a cova.

__________________

Os coveiros de Brasiléia também  teriam se negado a fazer o trabalho, então, dois sobrinhos decidiram cavar o túmulo da tia.

__________________

A sobrinha ainda alega que além da dor da perca da parente, os familiares tiveram que passar por essa situação, pois a escavação deveria ser realizada pelos coveiros que são pagos com dinheiro público. Mesmo após o ocorrido, a família optou por não registrar um boletim de ocorrência.

https://youtu.be/avv_VEBzIXQ

Comentários

Continue lendo

Geral

Acre vai receber R$ 7,3 milhões para equipar Unidades Básicas de Saúde

Publicado

em

Dezoito municípios do Acre serão beneficiados com a entrega de 39 combos de equipamentos para qualificar a estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A ação integra o pacote de investimentos do PAC Saúde 2025, com recursos do Ministério da Saúde, totalizando R$ 7,3 milhões destinados exclusivamente ao estado. A medida deve beneficiar mais de 439 mil acreanos.

A iniciativa faz parte de uma estratégia nacional coordenada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), que vai adquirir 180 mil equipamentos para mais de 5 mil municípios brasileiros. A aquisição será feita por meio de licitação pública, conforme edital publicado no Diário Oficial da União em 4 de agosto, disponível no site da AgSUS. A abertura das propostas está prevista para o dia 18 de agosto, no portal de Compras do Governo Federal.

A secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas, destacou que o Novo PAC Saúde contempla ações para modernizar, ampliar o acesso e a resolutividade do cuidado ofertado pelas equipes da Atenção Primária, que é a porta de entrada prioritária do SUS, em todo o país. “A aquisição dos 180 mil equipamentos, sendo 10 mil combos, faz parte do maior investimento descentralizado já realizado para as Unidades Básicas de Saúde, e claro, tudo isso para garantir o acesso universal, equânime e integral à saúde em todo o território nacional”, disse.

Ao todo, serão adquiridos 10 mil combos, cada um contendo 18 equipamentos estratégicos, como ultrassom portátil, desfibrilador, laser terapêutico, retinógrafo e kits para Telessaúde. A previsão é que os equipamentos comecem a ser entregues a partir de novembro de 2025.

“Essa aquisição é fundamental para ampliar a resolutividade do cuidado, oferecer um atendimento mais seguro e humanizado, e reduzir encaminhamentos desnecessários para níveis mais complexos do sistema”, afirmou a diretora de Atenção Integral à Saúde da AgSUS, Luciana Maciel.

Para aprimorar o processo de contratação, a AgSUS realizou consulta pública com o setor produtivo entre maio e junho de 2025. Nesse período, ouviu representantes da indústria, gestores públicos e especialistas para aprimorar as especificações técnicas dos produtos.

Confira os equipamentos que serão adquiridos:

Eletrocardiógrafo digital para Telessaúde;

Doppler vascular portátil;

Retinógrafo portátil para telessaúde;

Espirômetro digital;

Dermatoscópio para Telessaúde;

Eletrocautério (bisturi elétrico);

Desfibrilador externo automático (DEA);

Laser terapêutico de baixa potência;

Ultrassom para fisioterapia;

Equipamentos de estimulação elétrica;

Dinamômetro digital;

Balança digital portátil;

Tábua de propriocepção;

Câmara fria para conservação de vacinas;

Fotóforo (foco de luz de cabeça);

Cadeira de rodas;

Otoscópio digital;

Ultrassom portátil de bolso.

Ministério da Saúde

Com informações da AgSUS

Comentários

Continue lendo

Geral

Operação conjunta prende foragido por homicídio em Marechal Thaumaturgo

Publicado

em

Uma ação integrada entre a Polícia Militar e a Polícia Civil, realizada nesta segunda-feira (11), resultou na prisão de T.S.B., 36 anos, foragido da justiça por crime de homicídio, em Porto Velho (RO). O homem foi preso no município de Marechal Thaumaturgo.

As equipes policiais receberam informações sobre a presença do suspeito em uma residência, além da suspeita de que ele possuía uma motocicleta possivelmente furtada. Ao chegarem ao local indicado, os agentes confirmaram a identidade do homem e efetuaram sua prisão.

O detido foi encaminhado à justiça, onde passará por audiência de custódia para os procedimentos legais cabíveis.

As forças policiais reforçam o compromisso de atuar com diligência e prontidão, independentemente das dificuldades de acesso ou localidade, para garantir o cumprimento da lei e a segurança da população.

Comentários

Continue lendo

Geral

Arma usada por advogado em briga foi a mesma de homicídio de jovem em Rio Branco

Publicado

em

Confronto balístico confirma que pistola apreendida com Keldheky Maia foi utilizada na execução de Victor Viny Pinheiro

A pistola Taurus calibre 9 milímetros, modelo PT 111 Millenium, utilizada pelo advogado Keldheky Maia durante uma briga generalizada na madrugada de 21 de junho, foi a mesma arma empregada na execução de Victor Viny Pinheiro da Costa, de 28 anos, em Rio Branco.

A informação consta em relatório sigiloso da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil e foi confirmada após exames de confronto balístico, que identificam, por meio das ranhuras do cano da arma — espécie de impressão digital —, a sua ligação com o crime. Peritos do Instituto de Criminalística compararam projéteis encontrados no corpo de Victor com munições recolhidas no bairro Isaura Parente, onde ocorreu o atropelamento da assessora jurídica Juliana Marçal.

Ao ser interrogado, Keldheky Maia permaneceu em silêncio sobre a origem da arma. A principal dúvida dos investigadores é como o armamento chegou às mãos do advogado.

Victor foi baleado na tarde de 28 de outubro do ano passado, na casa do irmão, na Rua Brasileia, Vila Betel, e morreu no pronto-socorro da capital. O autor do homicídio, Mikésio Gomes da Mota, de 22 anos, foi preso em 16 de novembro, mas não revelou o paradeiro da arma na época.

Keldheky Maia foi preso na última quinta-feira (7) e teve a prisão preventiva mantida em audiência de custódia no dia seguinte.

Modelo da pistola apreendia com o advogado – Imagem ilustrativa

Comentários

Continue lendo