Cotidiano
Sobrevivente de explosão em hospital no AC está na UTI e foi avisada da morte do marido: ‘ficou em choque’
Maria da Conceição coordena o setor de limpeza do Hospital do Juruá e foi atingida durante explosão nesta sexta (4). O acidente matou o marido dela e um jovem. Quadro clínico da mulher é estável.

Compressor do ar-condicionado explodiu e causou a morte de duas pessoas — Foto: Reprodução Rede Amazônica Acre
Por Aline Nascimento, G1 AC
A mulher que sobreviveu a uma explosão dentro do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, na sexta-feira (4), passou por uma cirurgia e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Maria da Conceição era mulher de Marcelo Silva, de 44 anos, que morreu na unidade após o compressor de ar-condicionado explodir. O acidente também vitimou o jovem Erisson Guedes, de 18 anos.
A reportagem, o diretor do hospital, Marcos Lima, disse que Maria foi avisada da morte do marido e ficou em ‘choque’. Ela é coordenadora do setor de limpeza do hospital.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/L/X/XlU1lGTHy1bFBIdBZjdQ/vitimas-jurua.jpg)
Dois servidores morreram em acidente no Hospital do Juruá — Foto: Arquivo pessoal
“A princípio não corre risco de vida. Já sabe que o marido morreu, ela viu a gravidade do acidente. Ficou em choque”, contou.
Lima acrescentou que a servidora sofreu algumas lesões pelo corpo, mas que não atingiram órgãos vitais. “Está na UTI por precaução, para ter cuidados específicos, se Deus quiser vai dar tudo certo e ela vai se recuperar”, disse.
Os técnicos mexiam no ar-condicionado quando ocorreu a explosão, segundo informou a área de Tecnologia da Informação (TI). O acidente deixou servidores e pacientes assustados. A unidade de saúde é gerenciada pela Associação Nossa Senhora da Saúde (Anssau).
Pacientes não ficaram feridos
Antônio Adriano Souza, responsável pela TI, explicou que nenhum serviço do hospital foi prejudicado e que os pacientes não foram feridos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/R/0/XsdutATaK8ZAxwWl1LmQ/explosao-4.jpg)
Duas pessoas morreram no acidente — Foto: Reprodução Rede Amazônica Acre
“As pessoas que estavam trabalhando na manutenção do ar-condicionado que sofreram os danos. Não houve explosão generalizada, foi uma coisa isolada na área da manutenção”, garante.
Ildomar Rogério, que trabalha na área de Oxigênio da unidade, era primo de Marcelo Silva. “Ele estava com uma solda, o que pode ter causado a explosão”, acredita.
Governo lamenta acidente
Em nota, o governo disse que já abriu um procedimento administrativo para investigar o que aconteceu e se solidarizou com os servidores do hospital e familiares das vítimas.
“O governo do Acre, através da Secretaria de Estado de Saúde, vem a público se solidarizar com os familiares das vítimas do acidente ocorrido no hospital do Juruá, bem como oferecer a assistência necessária aos demais funcionários e colaboradores da saúde daquela unidade, ainda profundamente abalados com o ocorrido. A secretaria informa ainda que as autoridades competentes já instauraram procedimento investigativo para apurar as causas do ocorrido e as responsabilidades subsequentes”, diz a nota.
Comentários
Cotidiano
Humaitá enfrenta o Manaus e tenta voltar a vencer no Brasileiro

Foto Glauber Lima: O meia João Hassen (10) acredita em boa apresentação do Humaitá
O Humaitá enfrenta o Manaus neste sábado, 26, às 14h30 (hora Acre), no estádio Ismael Benigno (Colina), em Manaus, no Amazonas, em um duelo válido pela segunda rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O Tourão estreou na competição com derrota na Arena da Floresta e Manaus conquistou um ponto fora de casa contra o Trem.
Erismeu estreia
O confronto fora de casa marca a estreia de Erismeu Silva no comando do Tourão. Com o elenco mais fraco (três atletas foram dispensados após a estreia), o treinador vai para o jogo pressionado por um bom resultado.
Júlio César quer vitória
Júlio César Nunes espera uma grande apresentação do Manaus para conquistar a primeira vitória no torneio. O treinador quer a equipe como protagonista na Série D.
No apito
Rubens Paulo Rodrigues, de Goiás, apita Manaus e Humaitá. Hugo Agostinho e Raimundo José Azevedo, ambos do Amazonas, serão os auxiliares.
Comentários
Cotidiano
Galvez enfrenta o Rolim de Moura na estreia do Campeonato Brasileiro

Foto Jhon Silva: Galvez disputa pela primeira vez o Brasileiro no feminino
O Galvez enfrenta o Rolim de Moura, de Rondônia, neste sábado, 26, na Arena da Floresta, a partir das 18 horas, na estreia das duas equipes no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino A3. Os dois times não são favoritos no grupo A1 e por isso o confronto ganha uma importância ainda maior.
Tempo curto de preparação
O elenco do Galvez teve um tempo curto de preparação visando o torneio nacional. Contudo, Maurício Carneiro acredita na qualidade do elenco montado para a competição.
“Trabalhamos forte. As atletas estão confiantes e a meta é tentar uma vitória”, afirmou o treinador.
Abertura do grupo
Na abertura do grupo A1 do Brasileiro A3, o Tarumã goleou o Recanto da Criança por 6 a 0, no Ismael Benigno (Colina), em Manaus, no Amazonas, no duelo amazonense do torneio.
Trio acreano
Um trio acreano comanda Galvez e Rolim de Moura. Iane Veras apita e terá como auxiliares Veronica Severino e Reno Cassiano Loreda.
Comentários
Cotidiano
Justiça manda Ariquemes (RO) retirar nomes de pessoas vivas de bens públicos
A Justiça Federal determinou que a Prefeitura de Ariquemes (RO) retire, em até 15 dias, os nomes de pessoas vivas de sete imóveis públicos, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.
A decisão atende à Lei Federal nº 6.454/1977, que proíbe homenagens a vivos em bens públicos para evitar promoção pessoal de autoridades. Um dos locais afetados é o estádio municipal Gentil Valério, batizado em homenagem ao ex-prefeito ainda vivo.
Cinco escolas e o Centro Administrativo Municipal também deverão ser renomeados em até 90 dias. Segundo o MPF, a prática viola o princípio da impessoalidade previsto na Constituição. A prefeitura deve comprovar à Justiça o cumprimento da ordem. Cabe recurso.
Você precisa fazer login para comentar.