Policiais militares do Batalhão de Fronteiras estão no local para buscar informações detalhadas da chacina. Foram assassinados quatro homens e duas mulheres.
Acre
Sistema automatizado promete revolucionar comércio de frangos no Alto Acre
A Empresa Acreaves começa a investir em galpões manejados automaticamente por computadores, eliminando os riscos de prejuízos e elevando a renda de dezenas de produtores rurais que vivem da agricultura familiar.
Localizada a 10 quilômetros de Brasiléia, na Estrada do Pacífico, a Acreaves, com a ajuda do Governo do Estado, instalou há quatro anos, 120 galpões onde produtores rurais manejam frangos que são abatidos e revendidos pela empresa. Esses galpões, por enquanto, ainda usam uma tecnologia considerada antiga.
O Ourides Monte é um dos pioneiros. A cada 40 dias, ele prepara um lote de animais pronto para o abate. No dia de nossa visita tinha 10.200 aves com 24 dias de nascidas. Mais 14 dias e ele estará repassando as aves para o abatedouro e recebendo o dinheiro pelo trabalho que teve no manejo dos frangos que segundo ele não é fácil. Mensalmente ele recebe em média R$ 3 mil livre.
A renda do produtor que for manejar o frango pode dobrar nos próximos meses. Novos e maiores galpões trazem a proposta de modernidade. Visitando as propriedades parece coisa do futuro. Enormes exaustores cuidam para que o ambiente interno não passe dos 26 graus.
No modelo antigo, o tratador precisa limpar o bebedouro e colocar a comida. Com o novo galpão, nada de esforço. Tudo é computadorizado. Um painel eletrônico garante o manejo na hora certa sem precisar do produtor. A tecnologia americana tem sensores por toda extensão do galpão que abre os exaustores na hora do forte calor. Faltou energia, os sensores enviam comandos para o computador, que abrem as cortinas para entrar ventilação até que o gerador comece a trabalhar. A comida e a água são servidas automaticamente sem desperdício. No mesmo galpão são alojadas até 24 mil aves.
Segundo Paulo Santoyo, sócio proprietário da Acreaves, a empresa vai construir 31 galpões como alta tecnologia, para produtores que vivem da agricultura familiar. Eles precisam financiar o investimento junto a um banco e a empresa é a intermediária. Na hora de pagar pelo serviço desconta o dinheiro do banco, para acabar com a história da inadimplência e evitar que o produtor fique com o nome sujo na praça.
Os frangos que vão para a engorda têm venda garantida. O projeto da Acreaves, com a ajuda do governo do Estado, abate diariamente 12 mil frangos, a maioria vendido nos mercados locais.
A empresa pretende ampliar a produção para conseguir atender todos os pedidos, por isso, mais gente produzindo e novas tecnologias.

Produção de indústria de beneficiamento de aves será impulsionada por novas tecnologias (Foto: Ubirajara Machado/MDA)
Fábrica de embutidos – Durante nossa visita ao abatedouro, flagramos funcionários separando a carne dos ossos da coxa e sobre coxa, um trabalho que requer rapidez e cuidados. A carne será enviada para essa outra fábrica de embutidos do grupo. A Sabbor usa essas máquinas para juntar a carne com condimentos formando uma pasta. Essa pasta virou lingüiça calabresa, que depois é defumada e embalada para o mercado. Mas a massa também vira salsicha, salsichão, mortadela e lingüiça. Mensalmente são 150 toneladas de produtos que saem da Sabbor para os supermercados, principalmente de Rio Branco, no entanto, a fábrica ainda não consegue atender metade dos pedidos.
A empresa quer reduzir os custos, ainda, esse mês, será inaugurada uma incubadora que custou dois milhões de reais. Atualmente os pintos que vão para os galpões dos produtores são comprados em Minas Gerais. São três dias de viagem, muitos morrem no caminho e outros não conseguem se desenvolver.
Com a incubadora, que fica próxima ao abatedouro, serão produzidos 500 mil pintos por mês.
A Acreaves também investiu na construção de uma fábrica de ração. A fábrica produz 50 mil quilos por dia. A matéria prima é comprada no Sul e Sudeste do Brasil. Os funcionários da fábrica misturam os micronutrientes de acordo com o tamanho dos frangos.
O trabalho nunca para. Juntando todas as empresas do grupo são mais de 400 empregos diretos gerados na região, sem contar os produtores rurais que descobriam no frango uma renda extra. O dinheiro que circula da criação e venda o frango tem mudado a economia da região.
Adailson Oliveira
Comentários
Acre
Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim
E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows
A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.
Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.
Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.
E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.
A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!
Comentários
Acre
PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho
Comentários
Acre
Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Região Norte
– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;
– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;
– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.
Você precisa fazer login para comentar.