Acre
Sinteac fala a servidores sobre intransigência do governo do Acre
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac), Rosana Nascimento, percorreu dezenas de escolas públicas mantidas pelo estado e pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, nesta sexta-feira. A sindicalista, que também preside da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Acre. cumprimentou professores, funcionários de apoio e administrativos nas 45 escolas urbanas da cidade. Um grupo de dirigentes do Sinteac visitou instituições de ensino na zona rural da cidade e no município de Mâncio Lima.
“A nossa tarefa aqui é explicar aos trabalhadores, que têm certa dificuldade de acessar as informações vindas de Rio Branco, sobre a intransigência do governo, que alega não ter dinheiro para atender a pauta dos professores mas tem gastos exorbitantes com altos funcionários. Rosana detalhou a difícil negociação ocorrida na última quarta-feira, na Secretaria de Educação, quando a equipe técnica da SEE manteve as alterações na Lei Naluh Gouveia – um direito conquistado há vários anos que, segundo Rosana não deve ser mexido.
Naluh, em entrevista exclusiva ao Veja Política, disse lamentar a postura do governo de oferecer abono de 10%, parcelados em 2016 e 2017, aos professores que alcançarem 25 anos na sala e optarem por cargos pedagógicos até atingirem o tempo de aposentadoria. O Sinteac apresentou contra-proposta de 30%, mas o governo alegou não ter dinheiro.
Do ac24horas
Comentários
Acre
Deracre executa limpeza de acesso à área da ZPE em Senador Guiomard

Foto: Ascom/Deracre
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), executa nesta segunda-feira, 21, serviços de limpeza e organização do acesso à Zona de Processamento de Exportação (ZPE), localizada no município de Senador Guiomard. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que a ação atende à orientação do governador Gladson Camelí de cuidar da infraestrutura estratégica do estado.
“Estamos executando a limpeza e a organização do acesso à ZPE para garantir um ambiente adequado, seguro e funcional. Esse cuidado com a infraestrutura é fundamental para apoiar o desenvolvimento econômico e criar condições para atrair novos investimentos”, afirmou.
As frentes de trabalho concentram-se na limpeza da área de acesso, retirada de resíduos, desobstrução de trechos e adequação do entorno, garantindo melhores condições de circulação e melhor apresentação do espaço. A intervenção contribui para a organização visual e funcional da ZPE, que conta com 117 terrenos disponíveis para a instalação de empresas.
O trabalho do Deracre integra o processo de reestruturação física, regulatória e operacional do complexo, iniciado após a atualização da legislação federal das Zonas de Processamento de Exportação, em 2023. Nesta etapa, o governo do Estado atua de forma integrada, com a participação de secretarias, autarquias e da Prefeitura de Senador Guiomard, em ações voltadas à infraestrutura, organização do espaço e articulação logística.
Com os serviços executados, o acesso à ZPE passa a oferecer melhores condições para a circulação de veículos, a realização de visitas técnicas e futuras operações, reforçando o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da industrialização e da capacidade exportadora do estado.
Comentários
Acre
Rio Acre inicia vazante em Rio Branco, mas segue acima da cota de transbordamento
Mesmo em descida, nível do rio permanece 1,31 metro acima do limite crítico, segundo a Defesa Civil

Foto: Jardy Lopes
O Rio Acre começou a apresentar vazante em Rio Branco na manhã desta terça-feira (3). De acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o nível do manancial foi registrado em 15,31 metros às 5h16, já com indicação de descida.
Apesar da redução, o rio segue acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros, permanecendo 1 metro e 31 centímetros acima do limite considerado crítico. A cota de alerta no município é de 13,50 metros.
Ainda segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 0,00 milímetro no período, fator que contribuiu para a tendência de vazante observada.
O comportamento de descida do rio já havia sido identificado na noite desta segunda-feira (2). Às 18h, o nível estava em 15,43 metros e, às 21h, marcou 15,42 metros, confirmando o início da vazante.
As informações foram repassadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que segue monitorando o nível do Rio Acre.



Você precisa fazer login para comentar.