Acre
Sinhasique pede que PF investigue mutirões de cirurgias no Acre

A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta quarta-feira (25), para comentar a Operação Asfixia, deflagrada pela Polícia Federal, com o objetivo de desarticular esquema de fraudes e irregularidades envolvendo licitações e contratos firmados entre a Secretaria de Saúde do Estado do Acre e Fundação Hospitalar.
Dentre os crimes investigados, estão a adulteração de cilindros de oxigênio, sobrepreço em contratos, favorecimento à empresas suspeitas e deficiência nos controles de entrega dos cilindros contratados.
“Eu gostaria muito que, além disso, a Polícia Federal se debruçasse sobre a contratação de equipes de especialistas médicos, que vem para o Estado do Acre fazer os tais dos mutirões”, declarou a parlamentar.
Segundo ela, mesmo tendo especialistas no Acre, o Governo deixa a fila de espera por cirurgias crescer para justificar a contratação de médicos especialistas de outros Estados para realizar mutirões.
“A Fundhacre tem, hoje, 7 otorrinolaringologistas contratados. No entanto há 6 anos não fazem cirurgia de nariz, ouvido e garganta. Para o Governo, é preferível deixar o povo esperando, sofrendo, para juntar um monte de gente que justifique esses mutirões a preços absurdos”.
Eliane frisa que esse fato merece investigação. “É uma forma de tirar dinheiro do povo do Acre. Qual é o segredo? Qual é o mistério? Porque é que o Governo do Estado paga milhões por equipes de especialistas quando nós temos muitas dessas especialidades aqui?”, questiona.
A parlamentar desabafa: “Não estão roubando apenas no oxigênio dos hospitais. Roubam também a saúde e a paciência de quem espera anos por uma cirurgia. Tem gente esperando há 6 anos por cirurgia no ouvido. Isso precisa ser investigado. O nosso povo não aguenta mais”.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.