Requerimentos de autoria da deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) que solicitam, do Ministério Público do Estado do Acre e do Tribunal de Justiça, informações sobre o sistema de interceptação telefônica do Estado, conhecido como Guardião foram aprovados por unanimidade na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
O requerimento, encaminhado ao Tribunal de Justiça, pergunta quem é o operador do sistema, desde quando atua nessa função, se servidores do judiciário acompanham as interceptações e quantos são os números de telefones interceptados.
“Quero saber também se houve alguma auditoria por parte do Ministério Público Estadual conforme foi noticiado em 2012, no sentido de apurar se o sistema Guardião utilizado pela Secretaria de Segurança Pública foi usado para ouvir conversas telefônicas sem autorização judicial. Se a resposta for positiva, informar o resultado da auditoria”.
Sinhasique levantou a suspeita de que o Guardião seria utilizado para grampear telefones da oposição. “O Governo investiu R$500 mil na compra do Sistema Guardião que é para fazer escuta telefônica e, pelo que eu estou sabendo, ele só serve para escutar conversas de adversários políticos do PT”.
A harmonia entre os poderes e os avanços conquistados pela atual gestão municipal foram os principais destaques da mensagem governamental apresentada pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, durante a abertura oficial dos trabalhos do Poder Legislativo para o ano de 2026, realizada na manhã desta terça-feira (03), na Câmara Municipal de Vereadores.
O chefe do Executivo ressaltou que o diálogo institucional tem sido fundamental para os resultados alcançados pela administração, permitindo avanços significativos na geração de empregos, na mobilidade urbana, no apoio ao homem do campo e na execução de obras estruturantes que impulsionam o desenvolvimento da cidade, especialmente nas áreas da saúde, moradia, educação e assistência social.
O prefeito enfatizou que os investimentos realizados pela atual gestão têm garantido não apenas melhorias na infraestrutura urbana, mas também o acesso da população a serviços essenciais de qualidade. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Reconheço a importância da cooperação desta Casa Legislativa, tanto para os avanços já alcançados, quanto para o enfrentamento dos desafios que ainda se apresentam. Com diálogo institucional, responsabilidade e respeito aos princípios éticos, seguiremos fortalecendo nossas ações para atender às demandas da população com eficiência e compromisso público”, destacou o prefeito.
O chefe do Executivo ressaltou que o diálogo institucional tem sido fundamental para os resultados alcançados pela administração. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O prefeito enfatizou ainda que os investimentos realizados pela atual gestão têm garantido não apenas melhorias na infraestrutura urbana, mas também o acesso da população a serviços essenciais de qualidade, reforçando a valorização do ser humano como princípio norteador do governo. Segundo ele, essa política assegura um presente mais seguro e projeta um futuro de desenvolvimento sustentável para Rio Branco.
“Somos hoje a única capital do Brasil com 100% de cobertura de iluminação em LED, garantindo mais segurança, economia e qualidade de vida para a população. Na política habitacional, estamos com mais de 2.300 unidades entre obras em execução e projetos com cronograma até 2027. Cada moradia entregue representa dignidade e segurança para milhares de famílias. O trabalho conjunto com este parlamento tem sido decisivo para esses resultados”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Joabe Lira, destacou o desempenho do Legislativo no ano anterior e reforçou a expectativa de manter a produtividade em 2026, com foco em pautas estratégicas para o desenvolvimento da cidade. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O presidente da Câmara Municipal, vereador Joabe Lira, destacou o desempenho do Legislativo no ano anterior e reforçou a expectativa de manter a produtividade em 2026, com foco em pautas estratégicas para o desenvolvimento da cidade.
“Teremos um ano de muito trabalho, com temas importantes como o Plano Diretor e o transporte público. Nosso compromisso é seguir próximos da população, ouvindo, debatendo e buscando soluções que garantam uma Rio Branco cada vez melhor”, ressaltou.
O reconhecimento ao trabalho da atual gestão também partiu de parlamentares fora da base aliada. O vereador Neném Almeida, do MDB, elogiou o volume de obras executadas e em andamento na capital, além de destacar medidas administrativas adotadas pelo Executivo municipal.
“Mesmo sendo de oposição, faço questão de reconhecer. O prefeito Tião Bocalom realizou obras importantes para a cidade, como viadutos e a ponte da Judia, uma demanda antiga da população. Também destaco a redução das emendas parlamentares, uma medida acertada. Por isso, faço esse reconhecimento publicamente”, afirmou o vereador.
Convênio entre Sebrae e Seagri busca fortalecer a cadeia produtiva do fruto no Acre
Com foco em aumentar a produtividade do cacau e gerar novos conhecimentos sobre a cadeia produtiva do fruto, 27 técnicos de instituições do Acre participam de uma capacitação em Belém, no Pará, de 2 a 13 de fevereiro. A ação integra o Convênio Cacau Sustentável no Acre, firmado entre o Sebrae e a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri).
O curso de sistema produtivo de cacau está sendo ministrado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura.
De acordo com o diretor técnico do Sebrae no Acre, Kleber Campos, a capacitação é o ponto de partida do convênio. “O objetivo é nivelar o conhecimento técnico da cadeia produtiva do cacau, aperfeiçoando esses profissionais, atualizando conceitos e tecnologias para aumentar as oportunidades de mercado dos produtos que serão gerados”, explica.
O conhecimento adquirido deve beneficiar cerca de 350 produtores atendidos pelas instituições. Entre os resultados a serem obtidos estão o aumento da renda, da área produtiva e da produtividade, além da geração de novos conhecimentos técnicos que possibilitem ganhos reais dentro dessa cadeia produtiva.
O diretor declara que o convênio passa por ações integradas para trabalhar produção, processamento, distribuição, comercialização, inovação, tecnologia e até ações de marketing. “Procuramos atender e resolver gargalos de todos os elos da cacauicultura”, diz.
Para o secretário de Agricultura, Luiz Tchê, o curso deve fortalecer a cadeia produtiva como um todo. “Falar de cacau é falar de desenvolvimento sustentável, geração de renda e dignidade para as famílias que trabalham no campo. Essa formação técnica amplia nosso olhar sobre boas práticas, qualidade e mercado, e reforça o compromisso do Governo do Acre com uma agricultura mais eficiente, valorizada e humana”.
Participam também profissionais da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Acre) e uma liderança indígena da etnia Manchineri.
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), atua em apoio às famílias atingidas pela cheia do Rio Iaco, em Sena Madureira, com ações de suporte às comunidades localizadas em áreas ribeirinhas e regiões mais baixas do município, afetadas pelo avanço das águas.
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que a atuação do órgão ocorre de forma integrada com as demais instituições do Estado e segue a orientação do governador Gladson Camelí para prestar apoio imediato à população.
Governo segue acompanhando a situação em Sena Madureira e mantém equipes de prontidão para reforçar as ações de apoio, conforme a evolução do nível do rio e a necessidade das comunidades atingidas. Foto: Ascom/Deracre
“Estamos atuando para dar suporte às famílias que estão enfrentando esse momento difícil, ajudando na retirada de pertences e colaborando com o que for necessário para minimizar os impactos da cheia. Essa é uma determinação do governador Gladson Camelí: estar presente, apoiar os municípios e cuidar das pessoas”, afirmou.
Deracre atua em apoio às famílias afetadas pela cheia do Rio Iaco em Sena Madureira. Foto: Ascom/Deracre
As equipes do Deracre estão auxiliando na retirada de móveis, eletrodomésticos e pertences das casas atingidas, garantindo que os itens sejam levados para locais seguros, como residências de familiares e áreas fora da zona de inundação, reduzindo os prejuízos das famílias afetadas.
O Deracre segue acompanhando a situação em Sena Madureira e mantém equipes de prontidão para reforçar as ações de apoio, conforme a evolução do nível do rio e a necessidade das comunidades atingidas.
Você precisa fazer login para comentar.