Conecte-se conosco

Geral

Sindmed-AC cobra cumprimento de ACP na Justiça por falta de segurança em Xapuri e estado deve ser multado

Publicado

em

Depois de flagrar a falta de segurança na unidade improvisada para atuar como hospital em Xapuri em junho, o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) encaminhou para a Justiça do Trabalho provas do descumprimento da decisão da ação civil pública (ACP) que obrigou o governo do estado a garantir segurança armada nos hospitais.

O pedido cobra o cumprimento da decisão e a punição do estado por deixar de atender a determinação judicial. Um vigilante foi encontrado apenas no antigo prédio do Hospital Epaminondas Jácome que passa por reforma e recuperação depois da estrutura ter sido afetada pela inundação causada pelo rio Acre.

Os serviços do hospital foram deslocados para uma unidade municipal de saúde, deixando as enfermarias, a cozinha e a parte administrativa no núcleo da Universidade Federal do Acre (Ufac) durante a inundação, mas, no final de março, começou a vazante e os trabalhos foram deixados no ambiente improvisado, mantendo servidores e pacientes sem segurança.

A obrigatoriedade de oferta de vigilantes foi determinada em um processo ajuizado na Justiça do Trabalho, cujo número é 0000460-89.2021.5.14.0404, em 2021 pelo Sindmed-AC.

Na decisão da juíza Carla Gabriella Grah Sens o governo do estado deve garantir vigilância armada em todas as unidades em todo o período de funcionamento dos estabelecimentos. Caso haja o descumprimento da determinação, o estado deverá pagar uma multa de R$ 10 mil por unidade.

A ACP foi protocolada depois de várias tentativas de negociação com o governo. A situação começou a se agravar com uma série de registros de casos de agressões, assaltos e furtos nos hospitais.

Na época, o estado havia encerrado o contrato com a empresa que realizava a segurança nos hospitais.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Mulher é presa após roubo no Centro de Cruzeiro do Sul e afirma estar grávida de quatro meses

Publicado

em

Suspeita foi reconhecida por imagens de segurança, confessou o crime e estava com faca no momento da abordagem policial

Uma mulher de 23 anos, identificada como Renaira, foi presa pela Polícia Militar na sexta-feira, 13, em Cruzeiro do Sul, logo após cometer um roubo no Centro da cidade. A prisão ocorreu nas proximidades da Ponte da União, onde a suspeita declarou estar grávida de quatro meses.

De acordo com a vítima, uma mulher de 51 anos, o crime aconteceu na Avenida Joaquim Távora. A autora teria se aproximado e, colocando a mão por baixo da blusa para simular que estava armada, anunciou o assalto e subtraiu um aparelho celular e outros objetos pessoais.

Após análise das imagens de câmeras de segurança, os policiais reconheceram a suspeita, que já possui envolvimento em outras ocorrências relacionadas a crimes contra o patrimônio, inclusive pelo mesmo modus operandi.

Renaira foi localizada nas proximidades da Ponte da União. No momento da abordagem, ela fazia uso de entorpecentes e estava em posse de uma faca de mesa. A suspeita confessou o roubo, entregou o celular subtraído e indicou o local onde estavam os demais pertences da vítima.

Diante dos fatos, a equipe policial deu voz de prisão pelo crime de roubo e conduziu a mulher à Delegacia de Polícia Civil, onde ela reiterou estar grávida.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra suspeito de descumprir medida protetiva em Senador Guiomard

Publicado

em

Investigado também responde por furto de semovente e roubo a comerciante local. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Senador Guiomard, deu cumprimento, na manhã deste sábado, 14, a um mandado de prisão preventiva em desfavor de D. D. S. S., de 30 anos, conhecido como “Melancia”.

De acordo com a polícia, o suspeito é investigado por descumprimento de medida protetiva em favor de sua companheira. Além disso, ele também é alvo de investigações por suposta prática de furto de semovente, crime que envolve a subtração de animal de criação, e por roubo contra um comerciante local.

Segundo a autoridade policial, a soma das acusações evidencia a periculosidade do investigado e fundamentou o pedido de segregação cautelar, visando garantir a ordem pública e a segurança da vítima.

Após a prisão, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos de praxe e submetido a exame de corpo de delito. A detenção foi devidamente comunicada às autoridades competentes, e o preso permanece à disposição do sistema de Justiça.

Comentários

Continue lendo

Geral

MPAC obtém condenação de réu por homicídio na zona rural de Sena Madureira

Publicado

em

Lucas Gomes Vaz foi sentenciado por matar Antônio Assunção da Silva com golpes de machado em 2022

O Ministério Público do Estado do Acre, por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Sena Madureira, obteve a condenação de Lucas Gomes Vaz pelo crime de homicídio simples contra Antônio Assunção da Silva.

De acordo com a denúncia apresentada pelo MPAC, o crime ocorreu na madrugada de 11 de setembro de 2022, na zona rural do município. Réu e vítima ingeriam bebida alcoólica quando o acusado atacou a vítima com golpes de machado, que resultaram na morte.

Durante o julgamento, o Conselho de Sentença acolheu a tese do Ministério Público, reconhecendo a materialidade do crime e a autoria por parte do réu, afastando a possibilidade de absolvição. Também foi fixada indenização aos familiares da vítima.

O promotor de Justiça Wanderley Barbosa atuou no plenário na condução da acusação.

Comentários

Continue lendo