Acre
Sessão extraordinária em Brasiléia ‘incendiou’ debates sobre decreto
Atual gestão deverá enviar documentos ao MP para análise técnica
Alexandre Lima

Sessão contou com uma grande presença de militantes e populares lotando a plenária – Fotos: Alexandre Lima
A sessão extraordinária marcada para a noite desta terça-feira, dia 5, solicitada pelos vereadores de oposição que compõe a Frente Popular de Brasiléia, poderá ser a maior dos próximos dias, ou meses deste ano, devido a lotação.
Os vereadores da oposição abriram a sessão colocando em dúvida o Decreto, dizendo que o prefeito estará imune às prestações de conta e contratações nos próximos 90 dias e não acredita que a gestão anterior possa ter deixado problemas para a atual.
Como convidados para prestigiar a Sessão, compuseram a Mesa, a nova promotora em Brasiléia, Senhora Diana Saraiva Pimentel, vice-prefeito Jorge da Fazenda e o presidente da Câmara Municipal de Epitaciolândia, vereador Raimundão (PR).
Ânimos exaltados e pedidos de esclarecimentos, foi a pauta dos vereadores de oposição, onde não aceitam o Decreto Administrativo publicado no Diário Oficial do Acre pela atual administração.
A base aliada por sua vez, fez seu papel em defender os interesses e concorda que, muitos dados ainda tem que levantar sobre a gestão passada precisam ser esclarecidos, como o não cumprimento da transição que é defendida pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre – TCE.
O presidente da Casa, vereador do PSB, Mário Jorge, teve que usar o Regimento Interno para pedir que os militantes não se manifestassem no momento em que os pares tivessem explanando no púlpito. Em dado momento, foi solicitado a presença de policiais militares para acalmar os ânimos.
Em suma, para os vereadores da oposição, disseram que não querem anular o Decreto, mas, querem a veracidade e transparência do mesmo. A Sessão Extraordinária serviu para mostrar, talvez, que muitos debates acirrados poderão acontecer futuramente.
No final, todos concordaram que o prefeito deva enviar para o Ministério Público, esclarecimentos sobre o Decreto, e assim, dê seu parecer técnico. Segundo uma fonte, esses documentos já estão sendo preparados e poderão ser enviados antes mesmo que sejam solicitados.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.











Você precisa fazer login para comentar.