Conecte-se conosco

Cotidiano

Sesacre garante apoio à família de bebê com queimaduras

Publicado

em

Foto: Odair Leal/Sesacre

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), divulgou nota pública nesta quinta-feira, 26, para informar sobre o acompanhamento integral do caso de uma recém-nascida que foi transferida para o Hospital João XXIII, referência nacional em tratamento de queimaduras, localizado em Belo Horizonte (MG).

A situação ganhou as redes sociais no último final de semana. Familiares da criança afirmam que ela sofreu queimaduras nas pernas durante o banho na unidade hospitalar, devido à água excessivamente quente.

Segundo a nota, desde os primeiros sinais de agravamento do quadro clínico da bebê, que inicialmente estava internada na maternidade de Cruzeiro do Sul, a gestão estadual tem atuado com prioridade, sensibilidade e responsabilidade para garantir a assistência necessária. A criança foi transferida para a Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, onde recebeu acompanhamento multiprofissional e passou por exames clínicos e laboratoriais, incluindo um painel genético.

Paralelamente, a Sesacre instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar rigorosamente o ocorrido. A profissional envolvida foi afastada preventivamente, e, caso seja confirmada conduta inadequada, a secretaria garante que haverá punição conforme a legislação vigente.

Diante da gravidade do caso, a transferência da paciente para o Hospital João XXIII foi articulada entre os governos do Acre e de Minas Gerais. O transporte foi realizado com segurança por meio de uma aeronave pressurizada equipada com estrutura de UTI aeromédica, modelo King Air C90.

Mesmo com a criança fora do estado, a Sesacre assegura o acompanhamento contínuo da família. Segundo a nota, um psicólogo da rede estadual foi enviado a Belo Horizonte para prestar apoio emocional aos familiares durante o tratamento.

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal Zambon, destacou que a atuação integrada entre os dois estados reafirma o compromisso do governo acreano com a vida, com a dignidade da criança e com o cuidado humanizado.

“O governo do Acre seguirá acompanhando de perto a evolução clínica da paciente e reitera seu compromisso com a transparência, a responsabilização e a proteção da vida, ao passo que reafirma sua confiança na equipe mineira, que tem autonomia para conduzir o caso da melhor forma possível, conforme sua expertise na área”, finalizou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Acre deve ter chuvas acima da média em janeiro, segundo previsão do Inmet

Publicado

em

Instituto alerta para volumes até 50 mm acima do histórico, com calor intenso e risco de chuva forte em curtos períodos. Cenário se repete em outros estados da Região Norte

Os volumes de chuva no Acre podem superar a média climatológica em até 50 milímetros, favorecendo a recarga hídrica de rios, igarapés e do solo. Foto: arquivo 

O Acre inicia 2026 sob influência de um regime climático mais úmido que o habitual, com previsão de chuvas acima da média histórica ao longo de janeiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os volumes podem superar a média em até 50 milímetros, favorecendo a recarga hídrica de rios e solo, em um cenário que também inclui temperaturas elevadas e risco de precipitações intensas em curtos intervalos.

A condição se estende a outros estados da Região Norte, como Amazonas, Amapá e Rondônia, enquanto áreas do sul de Roraima e centro-sul do Tocantins devem registrar índices abaixo do normal. O calor acima da média também está previsto para a região, embora de forma menos intensa do que em Tocantins e Pará.

No restante do país, o padrão é desigual: o Nordeste enfrentará um janeiro mais seco, o Centro-Oeste terá chuvas volumosas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Sudeste terá excesso de precipitação em São Paulo e sul de Minas, e o Sul deve registrar chuvas acima da média na maior parte dos estados.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Galvez enfrenta o Grêmio em duelo decisivo pelo grupo 2 da Copa São Paulo

Publicado

em

O Galvez enfrenta o Grêmio nesta segunda, 5, a partir das 14 horas(hora Acre), na Arena da Plínio Marin, em Votuporanga, interior de São Paulo, em um duelo decisivo para os acreanos pelo grupo 2 da Copa São Paulo. O Imperador perdeu na estreia por 2 a 1 para o Votuporanguense e somente um triunfo contra os Gaúchos vai manter as chances de classificação.

Sem mudanças

O técnico Eriano Santos comandou treinamentos leves e resolveu manter a equipe.

“Não podemos cometer os mesmos erros do primeiro tempo do jogo de estreia. Precisamos manter o nosso padrão e ter o máximo de atenção na marcação”, disse o treinador do Galvez.

Outra partida

Na outra partida do grupo 2, o Votuporanguense joga contra o Falcon, de Sergipe, na Arena Plínio Marin, a partir das 16h15(hora Acre).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg muda o preparador físico próximo da estreia

Publicado

em

A diretoria da Adesg resolveu mudar o preparador físico para a disputa do Campeonato Estadual. Por problemas particulares, Jorge Henrique deixa o Leão e Bruno Felipe, ex-Independência, assume o trabalho.

“Não tínhamos a intenção de mudar, mas foi necessário. O Bruno Felipe trabalhou na Adesg na última temporada e sabemos a qualidade do profissional”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Dois períodos

O elenco da Adesg inicia a semana de trabalho nesta segunda, 5, com treinamentos em dois períodos. A equipe estreia no Estadual contra Humaitá na quinta, 18, na Arena da Floresta.

Último amistoso

A Adesg vai enfrentar o Rio Branco no sábado, 10, no último amistoso da fase de preparação.

Comentários

Continue lendo