Cotidiano
Servidores do Iapen recebem mensagens cantadas de exaltação à vida
Pelos corredores dos presídios e da sede administrativa do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) vozes ecoam em direção aos servidores. Acompanhadas de instrumentos musicais, exaltam a vida e a capacidade do ser humano em vencer os obstáculos.

No mês destinado à prevenção ao suicídio, o Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário (Nasp) do Iapen promove mensagens cantadas e incentiva os profissionais a buscarem ajuda e agir com empatia com os colegas de trabalho, diante dos conflitos da vida.
“Toda pedra no caminho você pode retirar”, “eu quero ser curado e ajudar curar também”, “dias melhores pra sempre” e “é preciso saber viver” são trechos das músicas cantadas durante as mensagens.

A coordenadora do Nasp, Adriana Maia, destaca que é preciso olhar as pessoas como nunca se olhou, com empatia, acolhimento para a dor do outro e para a felicidade do outro. “O que nós queremos é trazer alegria. Música traz alegria, une, traz uma mensagem que toca os nossos corações”, afirma.
Ao se dirigir aos servidores, ela ressaltou que uma palavra amiga, um aperto de mão e um bom dia também salvam vidas. “Nós nunca vamos conseguir mensurar a dor do outro, porque nós nunca vamos ser capazes de senti-la na mesma dimensão. Porém, nós somos capazes de compreender essa dor”, disse.

Para o diretor de Planejamento do Iapen, Leonardo Salomão, é preciso ter alegria e amor para lidar com os desafios que são impostos pela rotina de trabalho dos servidores da instituição. “Que esse sentimento de hoje se estenda aos lares de cada um de nós, às famílias, aos filhos, aos pais e a todas as pessoas”, concluiu.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre intensifica campanha contra violência à mulher durante Expoacre

Em 2024, os índices de feminicídio reduziram 20%. Foto: Neto Lucena/Secom
O governo do Acre desenvolve, ao longo dos últimos anos, uma política contínua de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher, com foco nos casos de violência doméstica e feminicídio. Em eventos de grande porte realizados no estado, campanhas educativas e intervenções artísticas vêm sendo utilizadas para sensibilizar a população e reforçar a importância da denúncia.
Como reflexo desse trabalho, os dados apontam avanços significativos. Em Rio Branco, os casos registrados de violência contra a mulher reduziram em 50%, enquanto, em todo o estado, a queda foi de 37,5%. Já os casos de feminicídio diminuíram em 20% entre 2023 e 2024. Esses resultados são fruto da atuação integrada da Patrulha Maria da Penha, que acompanha mulheres em situação de risco, e das ações educativas coordenadas pela Secretaria de Comunicação (Secom), em parceria com a Polícia Militar e a Secretaria da Mulher (Semulher).
Na 50ª edição da Expoacre, que ocorre entre os dias 26 de julho e 3 de agosto, o governo intensifica sua campanha com uma programação especial voltada à prevenção da violência de gênero. Intervenções visuais, informativas e ações presenciais serão realizadas durante as nove noites do evento, em locais estratégicos do parque de exposições, com o objetivo de reforçar as consequências legais para os agressores e incentivar as denúncias.
Na quinta-feira, 24 de julho, durante reunião com assessores de comunicação e jornalistas do governo, realizada na Biblioteca Pública, a Secom apresentou os materiais que serão utilizados ao longo da feira. Entre eles estão banners, outdoors, avatares digitais, vídeos e peças para redes sociais, que poderão ser adaptados por cada secretaria estadual de acordo com seus públicos e canais de atuação.

Ação de abordagem educativa e entrega de material informativo sobre a violência contra a mulher. Foto: Kauã Oliveira/Semulher
No dia 1º de agosto, a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, fará a abertura oficial da campanha Agosto Lilás, no estande da secretaria, marcando simbolicamente o mês em que foi criada e sancionada a Lei Maria da Penha, que combate a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Segundo a diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Semulher, Laura Sousa, a presença das campanhas na Expoacre é estratégica para alcançar o maior número de pessoas. “Queremos zerar o feminicídio no Acre, e para isso estaremos em todos os espaços da feira: na cavalgada, no rodeio, no estande, nas áreas de circulação e com vídeos institucionais sendo exibidos ao público”, afirmou.

Diretora de Políticas para Mulheres, Laura Sousa, ressalta compromisso da Semulher em promover atendimento às vítimas de violência. Foto: Rebeca Martins/Semulher
Ao longo do evento, o público será impactado por conteúdos que abordam, de forma clara e direta, os perigos da violência doméstica, os canais de denúncia e a importância da proteção às vítimas. A iniciativa reforça o compromisso do governo do Acre com a promoção da igualdade de gênero, o combate à impunidade e a construção de uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.
Comentários
Cotidiano
Campo Grande e PSC vencem no Campeonato Estadual Sub-17

Foto Matheus Gadelha: Torneios estão na reta final da primeira fase
Duas partidas movimentaram nessa quarta, 23, no ginásio do Sesc, a primeira fase do Campeonato Estadual de Futsal Masculino Sub- 17. O Campo Grande derrotou o Castello por 5 a 1 e confirmou a classificação para as quartas de final. O PSC, classificado, venceu o João Eduardo por 5 a 3 e manteve a liderança do grupo A com 15 pontos.
Jogo paralisado
O Rio Branco vencia o Villa por 4 a 3 aos 10 minutos do segundo tempo quando a partida do Campeonato Estadual Sub-20, no masculino, foi paralisada. Um atleta do Villa passou mal e uma ambulância do SAMU foi chamada para realizar o atendimento. Os dirigentes e técnicos decidiram não terminar o jogo.
Sub-20 feminino
No confronto isolado do Campeonato Estadual Sub-20, no feminino, o Café com Leite/Porto Acre derrotou o Villa por 3 a 1.
Comentários
Cotidiano
Saerb informa intervenção na parte elétrica da ETA 2 na capital

Screenshot
O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) informou que será necessária uma paralisação temporária na Captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) 2 nesta quinta-feira (24). A medida é motivada por obras de reforma na unidade e tem como objetivo garantir a segurança da equipe técnica durante os trabalhos.
Segundo o comunicado oficial, a intervenção ocorrerá na parte elétrica do sistema, com a interligação dos cabos das novas bombas de captação e a substituição de um tubo de Polietileno de Alta Densidade (PEAD). Durante o período de manutenção, o abastecimento de água poderá ser interrompido em algumas regiões da capital acreana.
A expectativa do Saerb é concluir os serviços até o final do dia, com o restabelecimento do fornecimento de água de forma gradual. A autarquia reforçou que a obra segue em ritmo acelerado, com foco na melhoria da estrutura do sistema de abastecimento da cidade.
Você precisa fazer login para comentar.