fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Servidores do Iapen recebem mensagens cantadas de exaltação à vida

Publicado

em

Pelos corredores dos presídios e da sede administrativa do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) vozes ecoam em direção aos servidores. Acompanhadas de instrumentos musicais, exaltam a vida e a capacidade do ser humano em vencer os obstáculos.

Mensagens são transmitidas nos locais de trabalho dos servidores. Foto: Elenilson Oliveira

No mês destinado à prevenção ao suicídio, o Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário (Nasp) do Iapen promove mensagens cantadas e incentiva os profissionais a buscarem ajuda e agir com empatia com os colegas de trabalho, diante dos conflitos da vida.

“Toda pedra no caminho você pode retirar”, “eu quero ser curado e ajudar curar também”, “dias melhores pra sempre” e “é preciso saber viver” são trechos das músicas cantadas durante as mensagens.

Profissionais passam por momentos reflexivos e de confraternização. Foto: Elenilson Oliveira

A coordenadora do Nasp, Adriana Maia, destaca que é preciso olhar as pessoas como nunca se olhou, com empatia, acolhimento para a dor do outro e para a felicidade do outro. “O que nós queremos é trazer alegria. Música traz alegria, une, traz uma mensagem que toca os nossos corações”, afirma.

Ao se dirigir aos servidores, ela ressaltou que uma palavra amiga, um aperto de mão e um bom dia também salvam vidas. “Nós nunca vamos conseguir mensurar a dor do outro, porque nós nunca vamos ser capazes de senti-la na mesma dimensão. Porém, nós somos capazes de compreender essa dor”, disse.

As músicas escolhidas falam de superação das dificuldades da vida. Foto: Elenilson Oliveira

Para o diretor de Planejamento do Iapen, Leonardo Salomão, é preciso ter alegria e amor para lidar com os desafios que são impostos pela rotina de trabalho dos servidores da instituição. “Que esse sentimento de hoje se estenda aos lares de cada um de nós, às famílias, aos filhos, aos pais e a todas as pessoas”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Quartas da Série B começa com dois jogos no Álvaro Dantas

Publicado

em

Foto João Valente: Partidas valem vagas na semifinal e prometem ser equilibradas

A fase de quartas de final do Campeonato Estadual de Futsal da Série B terá dois jogos neste sábado, 20, a partir das 18 horas, no ginásio Álvaro Dantas.

Primeiro confronto

Epitaciolândia e Montenegro fazem o primeiro confronto das quartas. Os dois times contam com atletas de qualidade e por isso devem fazer um jogo equilibrado.

Duelo do interior

Xapuri e Villa City, de Manuel Urbano, fazem um duelo do interior na Série B. As equipes estão entre as favoritas ao acesso, mas por causa das campanhas na primeira fase irão se enfrentar de “maneira antecipada”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Campeonato Estadual da Série A com partidas importantes

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Fluminense da Bahia precisa vencer para ter mais chance de classificação

A primeira fase do Campeonato Estadual de Futsal da Série A terá duas partidas importantes neste sábado, 20, em Rio Branco e Xapuri. O torneio chega em um momento decisivo na luta pela classificação.

Em Rio Branco

O Fluminense da Bahia enfrenta o Quinarí, invicto no torneio, a partir das 19h20, no ginásio Álvaro Dantas. O técnico do Fluminense da Bahia, Ed Carlos, vai poder contar com todo o elenco e uma vitória é fundamental.

Em Xapuri 

O Atlético Xapuriense, 100% no Estadual, recebe em Xapuri, a partir das 19h30, o Pista.

O Xapuriense terá o time completo e o Pista não poderá contar com o ala Kall, com uma lesão no joelho esquerdo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Família de chapeiro morto em acidente em Rio Branco pede responsabilização de pais de adolescentes: ‘De quem era a moto?’

Publicado

em

Sangela dos Santos, esposa de Osvaldo Santos que morreu em um acidente de trânsito no último dia 11, conversou com o g1, sobre a falta de assistência da família dos adolescentes. Autônoma registrou um boletim de ocorrência e cobra justiça

Sangela dos Santos, esposa do chapeiro Osvaldo morto em acidente de moto, pede que pais de menores sejam responsabilizados. Foto: Arquivo pessoal

Sangela dos Santos, esposa de Osvaldo dos Santos, que morreu em um acidente causado por adolescentes no último dia 11, em Rio Branco, quer que os pais dos jovens sejam responsabilizados. Ela fez um boletim de ocorrência na Polícia Civil.

“Descobri que o pai de um deles, inclusive, é policial civil e é a segunda moto que dá pra ele. Os vizinhos, que conhecem ele [um dos adolescentes], disseram que esse menino vinha em alta velocidade. Foram eles que causaram, por imprudência deles mesmos. Como é que um pai dá uma moto para um filho menor?”, questionou.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil para saber qual delegacia investiga o caso e qual a principal linha de apuração, contudo, a assessoria de comunicação apenas informou que há uma investigação em curso, mas não foi repassado nenhum detalhe.

O acidente que tirou a vida de Osvaldo ocorreu no bairro Bela Vista. O veículo da vítima foi atingido por uma motocicleta conduzida por um adolescente 17 anos, que não tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O acidente que tirou a vida de Osvaldo ocorreu no bairro Bela Vista. Foto: captada 

Moto de presente

Sangela diz que descobriu que um dos adolescentes fez aniversário no dia anterior ao acidente, quando ganhou a motocicleta.

“Os pais vão ter que ser responsabilizados de alguma coisa. Se não foram eles que deram a moto, de quem era a moto então? Essa pessoa tem que ser responsabilizada. Fui ao Ministério Público e soube que os menores apenas prestaram depoimento e foram liberados”, afirmou ela.

A mulher afirmou que vai lutar por justiça pela morte do marido, que sustentava a família sozinho.

“Ele tem que ser responsabilizado pelo ato porque 17 anos, já entende, e ela [mãe] dele também. Do jeito que os pais [dos adolescentes] estão sofrendo, estou sofrendo também porque perdi meu esposo. É uma dor insuportável”, lamentou ela.

Sangela contou que Osvaldo além de chapeiro também trabalhava como motorista de aplicativo para manter a renda da família. “Tudo que aparecesse ele fazia para manter nossa casa, até porque a casa é financiada e quem pagava era ele”, lamentou.

A mulher contou que os pais dos dois adolescentes não ofereceram nenhuma ajuda. “Nem as condolências me deram. Não ligaram, nem nada. A família dele [de um dos adolescentes] sabe de mim. Temos uma amiga em comum”, concluiu.

O acidente que tirou a vida de Osvaldo ocorreu no bairro Bela Vista. O veículo da vítima foi atingido por uma motocicleta conduzida por um adolescente 17 anos. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo