Acre
Senador Jorge Viana diz que Acre é o estado com maior índice de estupros consumados do país
A situação no Acre, apesar da pouca população, é gravíssima, diz o senador da República
O crime de estupro no Brasil pode se tornar imprescritível se o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que o senador Jorge Viana apresentou hoje for aprovado. Atualmente, o crime prescreve entre dezesseis e vinte anos depois de cometido. Ou seja, a vítima não pode denunciar a agressão depois deste período – é como se o crime tivesse perdido a validade. “Com a mudança, a mulher poderá buscar justiça a qualquer tempo”, justificou.
No Brasil, uma mulher é estuprada a cada 11 minutos, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Se este número é alarmante, mais grave ainda é o fato de que apenas 10% dos casos são registrados. O senador disse que foram notificados quase 50 mil casos de estupro em 2015: “Só que, neste mesmo ano, estima-se que meio milhão de brasileiras sofreram estupro sem prestar queixa. Então, para cada estupro notificado numa delegacia, existem outros dez que não foram denunciados. As mulheres ficam inseguras, têm vergonha de se manifestar”.
Acre tem maior índice do país
A situação no Acre, apesar da pouca população, é gravíssima. De acordo com o 10º Anuário de Segurança Pública, divulgado há menos de um mês, o Acre é o Estado com maior índice de estupros consumados do país: 65,2%. “Apesar de alto, nosso índice de violência nos crimes em geral está abaixo da média nacional, mas, em relação ao crime de estupro, estamos no topo. É inaceitável, temos que tornar a Lei mais dura”, afirmou Jorge Viana.
O crime já é considerado hediondo, portanto inafiançável. Com a mudança na Constituição, o estupro fica no mesmo patamar do crime de racismo e da ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático. Esses dois já são imprescritíveis. O senador acreano falou que “a alteração é uma necessidade. O estupro é o crime praticado na calada da noite. Os criminosos precisam receber essa mensagem”.
O vice-presidente do Senado acredita que, na maioria das vezes, as vítimas precisam de tempo para ganhar segurança e coragem para fazerem a denúncia. Isso por causa do preconceito, machismo e todo o estigma social sofrido pelas mulheres. “A Constituição do nosso país vai garantir que as vítimas se fortaleçam e denunciem o estuprador. Pode até ser muitos anos depois, mas a Justiça tem que ser feita”, concluiu.
Comentários
Acre
Governo garante segurança de foliões em Cruzeiro do Sul
“A segurança é prioridade. Todos os anos participo, sempre achei muito seguro, mas neste ano, a segurança está espetacular. O povo tá contribuindo e as autoridades estão fazendo um bom trabalho. Vamos nos divertir com muita paz e respeito”, enalteceu Théo Lins, folião animado nesta segunda-feira, 16, quarta noite de Carnaval em Cruzeiro do Sul.
Para manter um ambiente seguro e propício para a festa, o governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de Saúde (Sesacre), reforçam o apoio à Prefeitura de Cruzeiro do Sul na realização do Carnaval, que se iniciou no sábado,14, e se encerra nesta terça-feira, 17, na Praça Orleir Cameli, no centro da cidade.
A Sejusp, junto com todas as forças do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), atuam no reforço do policiamento e auxílio à segurança nas noites festivas, garantindo e preservando a ordem pública. Além de efetivo no local do evento, agentes de segurança fazem o patrulhamento das ruas do município e realizam ações conjuntas com o Departamento Nacional de Trânsito (Detran), sob a coordenação da 1ª Ciretran de Cruzeiro do Sul, por meio de equipes de educação e fiscalização, que trabalham para garantir fluidez e segurança no trânsito.
A chefe da 1º Ciretran, Erissa Lima, ressaltou a importância das abordagens educativas e preventivas, realizadas pela equipe de trânsito: “A educação é feita com um intuito preventivo, agindo na abordagem aos foliões na chegada e no decorrer do evento, a fim de passar as orientações e os cuidados que devem ter antes, durante e depois do Carnaval”.
Coordenando a Operação Carnaval 2026, o 6º Batalhão da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul tem à sua disposição um efetivo diário de cerca de 50 policiais diretamente envolvidos na segurança da festa carnavalesca, reforçando a segurança nos bairros ao entorno e no local do evento.
O subcomandante da Polícia Militar na região do Juruá, capitão Thales Campos, destacou as ações até o momento: “Da segunda noite em diante, o público compareceu em maior número e reforçamos ainda mais nossa estratégia e planejamento, com policiamento nas adjacências dos bairros e no interior da festa. Nesses primeiros dias, não houve nenhuma alteração mais séria, tudo dentro da normalidade”, destacou.
Na Praça Orleir Cameli, a Sesacre disponibiliza, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e suporte de agentes do Corpo de Bombeiros, duas viaturas que ficam em pontos estratégicos para atender eventuais intercorrências, trazendo mais confiança e segurança para os foliões.

As ações integradas das forças de Segurança Pública, além de dar mais tranquilidade e segurança aos foliões, reforçam o compromisso do governo em apoiar as festividades em todo o Estado, priorizando as pessoas e investindo no bem-estar delas.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Rio Acre segue em vazante e marca 7,41 metros em Rio Branco
Nível permanece bem abaixo das cotas de alerta e transbordo, mesmo com chuva nas últimas 24 horas

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Terça-feira será de calor, sol entre nuvens e chuvas passageiras em todo o Acre
Previsão indica pancadas isoladas e possibilidade de trovoadas, com baixa chance de temporais









Você precisa fazer login para comentar.